Por Ma Alonso  •  09 mar 2016
6 Comentários

Desapegue dos Excessos

Decoração

Você olha para a sua casa ou apartamento e fica incomodada, sente o clima meio pesado e uma vontade de mudar algo que não sabe muito bem o que.

dicas para ajudar na organizacao para se livrar dos excessos na decoracao e armarios

Imagem: Vamos Casar

Na maioria das vezes, sem perceber, vamos acumulando coisas que, com o passar do tempo, acabam deixando os ambientes pesados e sem luz. Preste atenção nesse detalhe!

Muitas vezes, o acúmulo de objetos é responsável por algum desejo ou necessidade compulsiva de juntar coisas para se sentir completo, mas com certeza isso não te trará satisfação e você vai acumular e acumular. E como diz a filosofia budista, “o apego é uma das raízes de todo o sofrimento”. Portanto, para 2016 começar bem tenha como lema o DESAPEGO!

Ok, mas como se livrar de coisas que, de alguma maneira, tornam nossas vidas e ambientes mais pesados? Não se preocupe, aqui vão as dicas!

♥ Separe três caixas e classifique-as da seguinte maneira: doação, descarte e análise.

♥ Comece pelo lugar que costuma juntar mais “tralhas”, talvez os armários… Retire tudo e coloque em cima de uma mesa.

♥ Feito isso, pegue cada peça/objeto e faça a seguinte pergunta: “esse objeto me faz feliz?”. Se a resposta for não, não pense duas vezes: coloque em uma das caixas, mas seja honesta com você mesma!

♥ A caixa de análise serve para colocar aqueles objetos que você tem dúvida sobre o uso por alguma razão. Essa caixa você vai guardar por seis meses e, se nenhum objeto que estiver ali for utilizado nesse período, pode se livrar dele. Provavelmente são eles que estão deixando a sua casa sem brilho!

♥ A caixa de doação, como o próprio nome diz, serve para fazer uma boa ação. Separe tudo o que não usará mais, que esteja em bom estado e DOE, você terá uma recompensa interna enorme, pode apostar!

♥ Já a caixa de descarte serve para objetos em desuso, que não servem nem para serem reutilizados de outra forma. Estes devem ser descartados imediatamente.

Lembrando que, se o objetivo é desapegar, então o desafio é não parar enquanto as caixas não estiverem cheias. Você consegue, isso é um desafio mesmo, vamos lá!!!

Para quem tem muitos objetos no primeiro momento pode parecer assustador retirar tantas coisas de uma só vez. Quando olhar para seus armários, para a sua casa e conseguir visualizar só o que realmente precisa, acredite: vai sentir um alivio e também perceber que é você quem tem domínio de suas coisas e não suas coisas que têm o domínio sobre você! Chegou a hora de dar um novo lar para os seus objetos em desuso.

Então, comece a praticar uma boa ação, afinal é hora de renovar e de se desfazer das coisas que não lhe trazem mais alegria. Com toda certeza isto mudará seu modo de pensar e agir e o seu ano começará muito mais leve!

Praticar o desapego é MUITO BOM, pode apostar!

Quer mais dicas para se organizar? Então leia também…

Como organizar lingeries na gaveta

Organizando o guarda-roupa no inverno

Organizando as maquiagens

Sobre Ma Alonso: Publicitária, Marketeira, adora fotografia, filosofia e é apaixonada por Design de Interiores!
Blog: Aubedouce
Instagram: @aubedouce

Comente pelo Facebook
Escreva o seu comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui

6 Comentários
  1. Janeisa Maria - 09/03/16 - 12h25

    Ótimo post, eu sou super a favor de praticar o desapego e quanto mais se pratica, mais desapegada ficamos. Eu tenho como teoria de que quando compro uma roupa, duas devem sair de meu armário e assim faço sempre. E no restante da casa também, não tenho pena de doar ou dar aquilo que não uso só porque é bom, e um dia eu poderia a voltar a usar. Nunca! Se não usou durante um ano, não voltará mais a usar. Além de que, desapegar deixa espaço para a energia circular.
    Super beijo!
    http://www.brasildobem.net

    Responder
  2. Carol R. - 09/03/16 - 13h00

    O desapego aqui em casa é quase semanal, sempre estou doando algo
    bjs

    Responder
  3. Camila Faria - 10/03/16 - 11h01

    Sou super adepta do desapego ~ nada de desperdício e excesso em casa!

    Responder
  4. Carol Sisson - 11/03/16 - 00h00

    Fê, que post ótimo! Amei as dicas! Estou nessa fase de desapego também. Beijos!

    Responder
  5. Marina Espindola - 11/03/16 - 23h53

    Tô total na fase do desapego. Hoje mesmo enchi uma cesta com coisas pra vender! E comprei 4 camisetas basiconas iguais, só muda a cor. Quero o guarda-roupa do Mark rs

    Responder
UP
YouTube   FeGonçalves
Instagram   @fegoncalvesoficial