Quando pensamos em decorar um ambiente, para que ele ganhe mais personalidade, uma das primeiras ideias que vem na cabeça é: vou pendurar alguns quadros bacanas que tem tudo a ver comigo! Algumas pessoas preferem fotos/gravuras que compraram em alguma viagem, outras preferem quadros tradicionais. Não importa o tipo de arte escolhida, é sempre um desafio decidir o local em que ela será colocada, isso sem falar na moldura, que também geram dúvidas.
O meu primeiro apartamento tinha, logo na entrada, um corredor estreito de 5m²! Quando me deparei com aquela parede enorme pensei: o que farei aqui? Pesquisei uma série de alternativas e encontrei a que considerava a mais próxima do meu perfil ∼ as gravuras ∼, que reuni ao longo de várias viagens. Porém, o maior desafio foi pendurá-las naquele mesma parede que ainda tinha o pé direito alto! Foi, então, que comecei a pesquisar algumas técnicas essenciais para imprimir a personalidade do apartamento ∼ retrô e contemporâneo. Deu super certo e agora compartilho o que aprendi!
Se os quadros forem de tamanhos diferentes o ideal é alinhar por cima ou por baixo para criar uma harmonia entre as molduras e não deixar o quadro “solto” na parede, que causa uma impressão de desordem e é antiquado! Os quadros devem respeitar o comprimento do móvel para criar um alinhamento padrão.
Imagem: Decorativa
Imagem: Lider Dicas Design
Outro ponto é que existem vários tipos de quadros e obras interessantes de todos os estilos, do mais clássico ao moderno. Portanto, é necessário ter cuidado na hora de compor a tela com o ambiente e a moldura.
Imagem: Lala Home
No meu caso, criei um equilíbrio entre as obras pelas cores, tamanho, estilo e escolhi uma moldura que estivesse de acordo com o ambiente, respeitando a estética da obra e deixando a moldura em 2° plano para que o quadro se destacasse.
Quando estava pesquisando notei que existem umas regrinhas básicas: use obras de cores quentes com molduras de cores quentes e a mesma coisa com as cores frias. A moldura também deve seguir o estilo do quadro. Os mais clássicos pedem molduras mais trabalhadas, enquanto os modernos podem seguir com molduras retas e simples. Já o vidro anti-reflexo deve ser utilizado em figuras e imagens impressas em papel, para não comprometer a obra e nem transformar o quadro em um espelho.
Escolhida a obra e a moldura o próximo passo é pendurá-la, mas onde? No meu caso foi diferente, eu tinha a parede, mas não sabia o que fazer com ela. A questão é que a maioria das pessoas não sabem onde colocar os quadros. Uma dica é escolher o local de acordo com o quadro, que pode acompanhar o estilo da decoração. Por exemplo, se a sua sala de jantar é clássica uma boa pedida é um quadro abstrato ou de natureza. Na sala de estar do mesmo estilo, telas de paisagem caem super bem. Já se você aprecia fotografia é um excelente lugar para você pendurar algumas fotos bacanas.
Vá colocando os quadros seguindo o bom senso. Segundo os arquitetos, a quantidade de quadros a serem colocados juntos vai depender do tamanho da parede. Por isso, não se deve exagerar na quantidade e no tamanho dos quadros em cômodos pequenos ou você pode pecar por excesso de informação.
Imagem: Home Decor
Ah, uma dica essencial: antes de pendurar os quadros na parede monte a composição no chão e tire uma foto para ver se gostou. Assim, poderá ter uma ideia de como vai ficar sem correr o risco de furar a parede desnecessariamente. Se preferir, pode pegar um papelão recortar no tampão dos quadros e colocar na parede também antes de pendurá-los. Uma outra ideia seria criar uma iluminação especial para privilegiar o quadro, com spots ou feixes luminosos.
Imagens: Google
Pesquisando para esse post, notei que hoje as pessoas estão procurando mais por quadros só na tela, sem molduras. Assim também como o uso de aparadores e canaletas para dar mais liberdade de movimento na decoração, sem furar a parede. Acredito que isso varia de gosto para gosto.
Veja mais imagens para inspiração!
Imagem: Quatro Arte em Parede
Imagem: Revista Casa e Jardim
E você, gosta de usar quadros na decoração?
Um beijo e até o próximo post!
Sobre Ma Alonso: Publicitária, Marketeira, adora fotografia, filosofia e é apaixonada por Design de Interiores!
Blog: Aubedouce
Instagram: @aubedouce
Fiz uma parede de quadros esses dias em casa, alinhei por baixo. Ficou ótimo
bjs
Ah, mostra pra gente!? *_* Tenho certeza que ficou ótimo!! Beijos
Carol, mostra mesmo pra gente! Você pode publicar(se quiser) com a hastag #aubedouce #blogamelhorescolha! Vou adorar ver como ficou! Bjs
Que coisa linda uma casa com muitos quadros, acho demais Ma! Essa última imagem, com um super quadro apoiado no chão também tá maravilhosa!
Adoro ver quadros a decorar tudo 😉 que encanto
Beijocas*
ai que decorações mais lindas *.*
to amando esse mix de quadros!
beijinhos, Rê
http://blogsonhosdeverao.com.br
Obrigada Camila, fico feliz que tenha gostado do post. Sempre preparo com muito carinho. Também adoro casa com quadros, acho que eles imprimem a personalidade dos donos da casa, sem contar que fica lindo! Bjs