Por Fê Gonçalves  •  05 abr 2020
0 Comentários

Dicas para arrasar na decoração de Páscoa

Decoração, Lifestyle

A Páscoa é uma festividade muito bonita. Depois do Natal, é a comemoração que mais reúne as famílias… 

Sim, este feriado religioso também pode ser um momento de bastante alegria e oportunidade de compartilhar uma linda refeição. Então, que tal arrumar a sua sala de jantar?

Imagem: Revista Viva Decora

Símbolos da Páscoa e a decoração de interiores

Nem todo mundo pensa em decorar a casa para a Páscoa. Mas você pode ver esta chance como uma oportunidade de enfeitar a casa, deixando-a momentaneamente mais alegre para a sua família. 

Se você tem crianças em casa, a diversão será ainda mais garantida. E ainda pode chamar todo mundo para participar da brincadeira de criar cantos temáticos para aguardar o coelhinho.

Exatamente, a Páscoa é uma data que muita gente só lembra em função dos ovos de chocolates. O motivo disto é que este evento é representado, mesmo nas celebrações religiosas, por vários símbolos. E estes acabaram sendo utilizados como inspiração para a criação de muitos produtos para o comércio. Além dos doces, também há objetos com este tema próprios para a decoração de interiores.

Imagem: Revista Viva Decora

Os primeiros símbolos da Páscoa que precisam ser citados neste texto é, obviamente, o coelho e os seus ovos. Os coelhos não põem ovos, mas estes dois símbolos foram unidos para lembrar a ‘fertilidade e a esperança de uma vida nova’. 

Em alguns países, como a Noruega, o coelho é substituído pela galinha ~ e, será que isto não seria o mais correto?

Outros símbolos importantes da Páscoa são as velas, representando a ressurreição de Jesus. Depois, os sinos, anunciando o acontecimento. 

Os girassóis, pois são flores que se voltam para o “sol de Cristo”. E os ramos de palmeiras, que foram utilizados no evento do Domingo de Ramos ~ ocasião em que as pessoas cobriram uma estrada de Jerusalém à espera da chegada do Messias.

Imagem: Revista Viva Decora

O que usar na decoração de Páscoa

Pois bem, todos os símbolos citados anteriormente podem servir como ponto de partida para a decoração de Páscoa de uma casa. 

Por causa dos coelhinhos, é comum ver nestas composições também cenourinhas, matinhos, galhos e folhas ~ lembrando o habitat e a alimentação dessa espécie. Fora os girassóis, flores próprias da estação, como as margaridas, também são uma ótima pedida para os arranjos.

Nas lojas, mais perto desta época do ano, é possível encontrar vários objetos de louça em formatos ou estampas com símbolos da Páscoa. Esculturas de coelhinhos, além de vasinhos e louças com desenhos de ovinhos são perfeitas para dar um toque especial à decoração da casa.

Imagem: Revista Viva Decora

Imagem: Revista Viva Decora

E é claro que não pode ficar de fora dessa lista os tão famosos e esperados ovinhos de Páscoa. Em muitas culturas ainda é bastante comum as crianças receberem ovos de galinha pintados e recheados com pequenas guloseimas. Os mesmos podem fazer parte das decorações de Páscoa ~ ornando arranjos, centros de mesa e muitos mais.

Imagem: Revista Viva Decora

Uma linda mesa de jantar para a Páscoa

Decoração de Páscoa, assim como decoração de Natal, geralmente é instalada apenas em certos ambientes funcionais e sociais da casa, como cozinha e sala. 

Pode-se criar lindos recantos ornamentais sobre um aparador, mesinha de centro, mesinha lateral, rack e balcão buffet.  E é claro que não se pode esquecer da mesa da sala de jantar.

Alguns dias antes da data, a sala de jantar já pode apresentar os símbolos da Páscoa. Mas, na Semana Santa, a mesa de jantar deverá receber uma atenção ainda mais especial. 

Afinal, é sobre ela que algumas refeições muito importantes serão servidas ~ como a Sexta-Feira da Paixão e do Domingo de Páscoa.

Para começar, pode-se escolher um lindo jogo de mesa, de louças e de talheres ~ incluindo toalha, sousplats, pratos, taças e mais. Esses itens podem apresentar cores, estampas e outros detalhes que remetam à data. 

E, sobre a mesa, é interessante que os utensílios fiquem organizados ao redor de um lindo centro de mesa ~ que poderá ser composto por raminhos, ovinhos, velas e pequenos coelhinhos.

Imagem: Revista Viva Decora

É delicado colocar pequenas plaquinhas sobre a mesa de jantar com dizeres como “Feliz Páscoa”. O próprio guardanapo posicionado sobre os pratos pode ser personalizado com dobras, lacinhos, recortes de papel e até algumas lembrancinhas. E é importante lembrar que alguns alimentos ~ como biscoitos, bolos e ovos de chocolate ~ também podem servir de decoração para a mesa.

Imagem: Revista Viva Decora

Imagem: Revista Viva Decora

Imagem: Revista Viva Decora

Sem ideias de decoração de Páscoa para a sua casa? Use as dicas como fonte de inspiração. E não se esqueça de chamar as crianças para participar desse momento tão divertido de personalização dos ambientes. Abuse das cores, dos símbolos e das estampas!

As dicas de Decoração de Páscoa para a sala de jantar foram criadas em parceria com a equipe Viva Decora.

Comente pelo Facebook
Escreva o seu comentário
Você precisa estar logado para deixar um comentário.
UP
YouTube   FeGonçalves