Por Fê Gonçalves  •  31 out 2020
0 Comentários

Como deixar a sua mesa de jantar linda para as refeições em família

Decoração, Lifestyle

Toda refeição tem que ser tratada como especial. Afinal, ter alimento sobre a mesa é uma grande benção, algo que precisa ser valorizado. 

Além do mais, é importante tentarmos explorar estes momentos para reunir a família e conversar sobre o que foi vivido durante o dia. Este simples ato de se reunir na sala de estar, montar a mesa, sentar e comer é educativo e incentiva o respeito e o amor.

O que queremos dizer é que não é frescura alguma escolher um jogo de pratos, uma linda toalha, talheres e copos para servir uma refeição. 

Na verdade, isso até que ajuda a dar uma melhor apresentação para o que foi preparado. Fora que pode ser uma tarefa super divertida, principalmente para quem tem filhos. 

Torne o momento de tomar café, lanchar, almoçar ou jantar muito mais especial.

Imagem: Très Arquitetura e Eduarda Corrêa

Como escolher o aparelho de jantar ideal

Você já deve ter percebido, em lojas de artigos para o lar, algumas caixas à venda com vários itens dentro próprias para servir refeições. Alguns vêm com vários pratos e xícaras, outros com copos e ainda tem aqueles com dúzias de talheres. 

Tem peças que são tão bonitas, com detalhes especiais, que enchem os nossos olhos. Porém, nem todas podem ser usadas em qualquer refeição. Existem as certas para cada ocasião.

Digamos que você queira comprar individualmente cada uma delas, até para criar uma variação de cores e texturas. 

Então, precisa buscar saber quais adquirir. Vamos começar pelos pratos, eles podem ser redondos ou quadrados, de vidro ou cerâmica, de acordo com a sua preferência. As versões em cores neutras, sem detalhes extravagantes, combinam com tudo e servem bem como pano de fundo para qualquer refeição.

Imagem: Mariane Battaglia

É interessante você comprar estas peças em pares. Comece pelos pratos fundos ~ estes são os mais básicos ~, depois os rasos. Tenha também alguns menores, próprios para sobremesas. 

Pode-se comprar, junto, xícaras de café e pires, também xícaras maiores para tomar sopa. E se quiser complementar este jogo, pensando em como servir os alimentos, acrescente tigelas e travessas, molheira, saladeira, sopeira, bule, e mais.

Se seus pratos forem simples, pode-se colocar, em volta, talheres mais coloridos, por exemplo ~ embora as peças em inox tenham uma aparência mais requintada. 

Os modelos em rose gold estão bastante em alta, e ainda tem outros mais. Pegue entre 14 e 42 peças ~ este é um bom número para uma família pequena ~, somando facas, garfos e colheres de mesa; garfos e colheres de sobremesa; colheres de chá e garfos de torta.

Quanto aos talheres, escolha os de cabo plástico para o dia-a-dia, pois são fáceis de repor, e os com cabos de madeira ou de metal para ocasiões mais formais. Não se esqueça das taças e copos. 

Brinque também com a altura, estampa e transparência delas, criando um movimento para a decoração da sala de jantar. E pense na cobertura de mesa também ~ toalha, jogo americano ou conjunto de sousplats e pratos rasos.

Imagem: Larissa Vinagre e e Ana Yoshida

Como posicionar as peças corretamente sobre a mesa 

Uma refeição descontraída com a família não requer muita formalidade. Neste caso, você estará livre para arrumar os objetos sobre a mesa da maneira que achar conveniente. 

Agora, em um momento especial ~ como Natal e Ano Novo, por exemplo ~ é possível pensar em uma organização diferente, que torne tudo mais sofisticado. 

Não se preocupe, pois podemos lhe ensinar como posicionar as coisas sobre a mesa.

– No centro de cada lugar, coloque uma pilha de pratos {na sequência, prato raso, prato fundo e de sobremesa};

– No lado direito dos pratos, deve ficar a faca de mesa e colher de sopa;

– Lado esquerdo, o garfo e o guardanapo;

– À frente, em direção ao centro da mesa, os talheres de sobremesa;

– Frente direita, os copos e taças;

– Frente esquerda, o prato de sobremesa.

Imagem: Murilo Grilo

Imagem: Chris Silveira e Arquitetos Associados e Rico Mendonça

Como arrumar a sala de jantar de acordo com a ocasião

Agora, vamos falar da arrumação da sala de jantar de acordo com a ocasião. No dia-a-dia, não é preciso se preocupar com a posição das pessoas frente à mesa; mas, em ocasiões especiais, vale destacar as extremidades. 

Se o aparelho de jantar ocupar a maior parte do tampo deste móvel, vale planejar um apoio extra para servir às refeições ~ pode ser sobre o balcão buffet ou num aparador emprestado de outro ambiente.

Imagem: Rico Mendonça

Capriche no centro de mesa. Não use arranjos de flores que emitem cheiros, tampouco velas aromáticas. 

Projete uma iluminação sobre o conjunto, preferencialmente indireta, iluminando os pratos, mas sem agredir os olhos ~ bem aconchegante. Deixe por perto alguns bancos ou banquetas como assentos extras. E exponha, ao redor, peças de arte que representam fartura ou espelhos refletindo as pessoas.

Em certas ocasiões, aplique ornamentos às paredes e sobre a mesa que façam relação ao motivo da reunião. Contudo, cuide para não sobrecarregar o cenário. 

E para que o ambiente possa ser facilmente limpo, evite colocar tapete de pêlos altos e de difícil higienização na sala. Fora isso, revise as linhas dos elementos ao redor para dar mais dinamicidade à decoração, e invista em cores como vermelho e laranja, que possam instigar o apetite.

Seguindo essas dicas, você sempre terá uma linda mesa de jantar para saborear a refeição em família.

Imagem: Studio Ecoara

Imagem: Otavia Maia Cabral

As dicas de decoração para a mesa de jantar foram criadas em parceria com a equipe Viva Decora.

Comente pelo Facebook
Escreva o seu comentário
Você precisa estar logado para deixar um comentário.
UP
YouTube   FeGonçalves
This error message is only visible to WordPress admins

Error: API requests are being delayed for this account. New posts will not be retrieved.

Log in as an administrator and view the Instagram Feed settings page for more details.