Por Fê Gonçalves  •  10 dez 2019
0 Comentários

Dicas especiais de decoração para a mesa de Réveillon

Decoração, Lifestyle

É costume de muitos amigos e familiares se reunirem no fim do ano para celebrar a vida, os bons momentos, e pedir por mais prosperidade e boa sorte. 

De fato, é uma oportunidade de fazer promessas, mas também para descontração e diversão. O Réveillon, em especial, é uma festa muito bacana, que envolve muita decoração e pratos gostosos dispostos sobre uma bonita mesa de jantar.

A hora da ceia é um dos momentos das festas de fim de ano mais aguardados pelas pessoas. É normal que o anfitrião se preocupe não só com o que será servido, mas também como tudo será apresentado aos seus convidados. 

Sendo o Réveillon uma festa que envolve muitas superstições, desejos e sonhos, ela também cria expectativas. E tudo isto pode ser expresso na decoração da festa.

Se você tem dúvidas sobre como preparar uma mesa de jantar incrível para receber bem seus convidados para o momento da virada, acompanhe este texto.

A seguir, você verá dicas e exemplos de decoração que vão lhe inspirar a criar um cenário muito alegre, sofisticado e acolhedor para as comemorações de Natal e Ano Novo.

Imagem: Revista Viva Decora

Preparando a casa para as festas de fim de ano

2019 está chegando ao fim, mas ainda tem tempo para repensar a decoração da casa visando as comemorações de Natal e Ano Novo

Pois bem, o ideal é criar um cenário festivo que tenha a ver com a cara da família. E é importante também que ele tenha elementos que venham a surpreender positivamente os convidados ~ evocando boas energias.

Algo que não pode ser esquecido nas decorações de fim de ano é a preparação do local onde será servido as bebidas e as comidas. 

A mesa de jantar da ceia de Ano Novo, por exemplo, precisa inspirar as pessoas a imaginarem todas as possibilidades que terão no futuro.  Ela deve retratar todas as suas crenças. E também ajudar nos pedidos, contagiando-as de forma muito alegre.

Imagem: Revista Viva Decora

Imagem: Revista Viva Decora

Decoração da mesa de jantar para a ceia de Réveillon

A mesa da ceia de Réveillon merece uma atenção especial. Na hora de decorar a casa para as festas de fim de ano, a área de refeições pode ser arrumada de um jeito mais sofisticado do que o de costume. Confira algumas dicas de como fazer isto nos tópicos seguintes.

Cobertura de mesa

A primeira coisa que deve ser pensada antes da arrumação da mesa de jantar é quantas pessoas serão servidas. Também como tudo será servido ~ mais formal ou informal. E qual a temática da festa. 

Isto porque dependendo das respostas já se pode tirar algumas conclusões. Exemplo: qual a cobertura de mesa usar, objetos de que cores podem ser utilizados, e como dispor todos os elementos sobre a superfície do móvel.

Para uma ceia tradicional, pode-se utilizar tanto uma toalha quanto um jogo de sousplat ou um jogo americano. O material da peça ou das peças escolhidas deve ser de boa qualidade; e sua cor e textura devem combinar com o restante da decoração ao redor. Para mesas de Ano Novo combina os tons claros, como branco e gelo, com toques de dourado ou prateado. Mas é possível ousar e adotar outras combinações.

O branco é a opção mais tradicional, pois transmite paz e harmonia ~ o que se deseja para o próximo ano ~, fora que combina com tudo. Os tons amarelados lembram a riqueza e paz, e os azuis muita tranquilidade. Só que festa de Réveillon não pode ser monótona e triste, pelo contrário. Portanto, pode-se adotar para a ocasião uma decoração multicolorida ~ com tons mais quentes, combinando com o verão.

Imagem: Revista Viva Decora

Aparelho de jantar

Se a pessoa decidir por oferecer aos convidados uma refeição mais tradicional na ceia de Ano Novo, obviamente ela precisará reservar um conjunto de aparelho de jantar. 

Entram nesta lista pratos, travessas, talheres, copos e taças. Para a ocasião, pode-se optar por peças em formato simples e moderno ou talvez provençal clássico ~ sem detalhes ou com detalhes marcantes ~, tanto faz.

Todos os utensílios escolhidos para a mesa da ceia de Réveillon devem combinar com a temática da festa. Se a celebração se der de um modo mais formal, o melhor é que se utilizem louças com um design mais requintado. Normalmente, nestes casos, é usado um aparelho de jantar em tons neutros ~ como branco com toques metalizados.

Agora, se a reunião for descontraída, pode-se brincar mais com os elementos. Quem sabe usando taças em diferentes alturas, criando um movimento, e enfeitando-as com fitas coloridas ~ uma ideia. Também pratinhos em formatos variados ~ que as pessoas possam pegá-los com as mãos e levá-los consigo para outros ambientes da casa. Tudo é uma questão de criatividade.

Imagens: Revista Viva Decora

Enfeites

Mais próximo do fim do ano, todos já pensam em encher a casa com enfeites de Natal. Portanto, é normal, que estes itens façam parte da decoração da festa de Ano Novo também. 

Sobre a mesa de jantar, como opção de centro de mesa, pode-se colocar, por exemplo, alguns festões misturados com bolinhas coloridas e luzinhas de LED. Ou, então, algumas mini árvores ou lembrancinhas recortadas para os convidados.

Imagem: MeyerCortez Arquitetura & Design

Como centro de mesa para a mesa de jantar de Réveillon combina também velas flutuantes em castiçais com água. 

Ou potinhos enfeitados com purpurina, preenchidos com sal grosso e adornados com ramos de louro e saquinhos com lentilha ~ tudo isto visando chamar boas energias. E se a festa for numa casa de praia, também podem ser usadas conchas, estrelas-do-mar e pedras naturais na decoração.

Outra ideia para centro de mesa é fazer uma composição com castiçais e arranjos. As luzes suaves das velas dão um charme todo especial, um ar dramático e luxuoso ao cenário. Nas proximidades, podem-se usar vasos com espécies de flores como rosas, girassóis e margaridas; além de muitas frutas. Sim, em festas brasileiras, as frutas dariam um ar mais tropical à mesa ~ e elas podem ficar organizadas sobre bandejas.

Imagem: Revista Viva Decora

Imagem: Renata Matos

Imagem: Revista Viva Decora

Então, você já sabe que precisa separar para a sua mesa da ceia de Ano Novo toalha, pratos, talheres, taças e enfeites. Só cuide para não exagerar na quantidade e no tamanho de todos estes elementos. 

Excessos podem atrapalhar a comunicação e causar certo desconforto entre os convidados. Você pode deixar tudo lindo, sem exagerar na dose. Boas festas!

*As dicas de decoração natalina foram criadas em parceria com a equipe Viva Decora.

Comente pelo Facebook
Escreva o seu comentário
Você precisa estar logado para deixar um comentário.
UP
YouTube   FeGonçalves