Por Fê Gonçalves  •  09 set 2019
0 Comentários

Saiba o que não pode faltar na decoração de uma lavanderia completa e todas as vantagens das máquinas lava e seca

Decoração, Lifestyle

Tarefas domésticas fazem parte da rotina de muita gente. E quem precisa lidar com algo assim, sobretudo de maneira profissional, sonha com um espaço bem funcional, que sirva para guardar produtos de limpeza, baldes e o que mais for preciso para solucionar todas as sujeiras da casa. 

A lavanderia, por exemplo, é o local perfeito para aquela sua máquina lava e seca, varal e tábua de passar.

Agora, a pergunta que a maioria das pessoas costumam fazer aos arquitetos e designers de interiores é: como deixar este ponto do imóvel mais atraente? Bem, foi pensando nisto que desenvolvemos este texto. 

Vamos tentar responder esta e muitas outras questões com relação à lavanderias. Fique atento a todas as informações que serão compartilhadas no post.

Imagem: Tetriz Arquitetura e Interiores

Onde é o local ideal para montar uma lavanderia dentro de casa?

Em residências mais antigas a lavanderia costuma ser um cômodo bem grande. Mas, em imóveis construídos recentemente a realidade é outra, sua estrutura parece mais compacta. 

O que acontece é que as novas tecnologias permitiram que esse espaço fosse assim mesmo. Muitas tarefas domésticas podem ser resolvidas facilmente em máquinas como lava e seca. E é aí que as oportunidades aumentam para o design.

Hoje, não é necessariamente um pré-requisito ter um ambiente destinado exclusivamente à lavanderia dentro de casa. Na verdade, algo assim pode ser instalado em outros pontos do imóvel. 

Uma opção é instalar uma máquina de lavar roupas na cozinha ou no banheiro. O mesmo eletrodoméstico pode ser incorporado ao closet. E se existe um espaço extra na varanda também é uma alternativa a se pensar.

Imagem: Revista Viva Decora e Inside Arquitetura e Design 

Quais as características de design das lavanderias na contemporaneidade?

Quando, por opção do planejador de interiores, a lavanderia é instalada num corredor, cozinha ou outro ambiente da casa, ela geralmente fica escondida atrás de portas. 

Esta é a solução encontrada para “delimitar” seu perímetro sem que, de nenhuma forma, possa vir a interromper a estética do espaço. Além disso, é bom ter nas proximidades balcões extras fechados para esconder qualquer possível bagunça.

Imagem: Juliana Muchon e Tetriz Arquitetura e Interiores

Como se pôde entender, as lavanderias modernas possuem cada vez mais espaço reduzido ~ uma tendência em alta. E para que elas se adequem aos interiores de casas e apartamentos contemporâneos compactos é preciso mão-de-obra especializada. 

Este profissional ajudará a prever e realizar melhor as adaptações necessárias  do imóvel em termos de elétrica, hidráulica, revestimentos e mais. Assim o local ficará eficiente e seguro!

Imagem: Amis Arquitetura & Design e Tetriz Arquitetura e Interiores 

Como costumam ser as decorações de lavanderias?

Em projetos de interiores mais recentes, a maioria das lavanderias são revestidas e mobiliadas com peças em cores claras no piso e lajotas antiderrapantes. 

Nas paredes, muitos nichos, prateleiras, armários e gaveteiros para manter tudo organizado, no seu devido lugar, sem correr o risco de o ambiente parecer sujo e bagunçado.

Imagem: LAM Arquitetura & Interiores e Fabricio Cardoso

Obviamente, na composição da lavanderia, não pode faltar o tanque ~ preferencialmente em aço ~ e, se possível, uma lavadora. Também deve ter um cesto para peças sujas, uma área para armazenamento dos produtos de limpeza, balcão para dobrar roupas, tábua de passar e o varal.

Imagem: Chris Silveira e Arquitetos Associados

Outros objetos importantes numa lavanderia

Há certas miudezas que não podem ficar de fora do planejamento de decoração de uma lavanderia. Alguns itens básicos importantes devem ficar escondidos em armários. 

Neste kit destacam-se baldes, cestos, caixas, escovas, potes, borrifadores, luvas, panos, prendedores, ganchos e araras. Estes são só alguns dos utensílios necessários para deixar as tarefas da dona ou dono de casa mais fáceis!

Imagem: Marel – Grupo Factory

Imagem: Jóia Bergamo e Iara Kilaris

Por que ter uma máquina lava e seca na lavanderia?

As lavadoras modernas são muito sofisticadas e podem deixar a decoração da área de serviço da residência muito mais sofisticada. Alguns modelos são especiais, pois além de possuírem o sistema de lavagem, podem secar as roupas ~ por isso o nome ‘lava e seca’. E sua abertura é frontal, pois seu tambor se movimenta fazendo as peças irem para cima e para baixo, perdendo melhor a sujeira e sendo centrifugada rapidamente.

Imagem: Sartori Design

Vantagens das lava e seca

O que se pode destacar destas máquinas lava e seca é que sua instalação é bem mais fácil em comparação a outras lavadoras ~ sem precisar de duto de exaustão. Elas também fazem seu trabalho em tempo menor, gastando menos energia e água. 

Elas são mais silenciosas, compactas e se encaixam bem em vários cantinhos da casa. Ou seja, otimizam espaço e entregam as roupas secas, prontas para serem passadas!

Imagem: Iara Kilaris

Percebeu todas as vantagens das lavanderias modernas? E das lavadoras lava e seca? Agora é só escolher o modelo e redecorar sua lavanderia.

As dicas de decoração de lavanderia foram criadas em parceria com a equipe Viva Decora.

Comente pelo Facebook
Escreva o seu comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui

UP
YouTube   FeGonçalves