Por Fê Gonçalves  •  12 nov 2018
0 Comentários

Home Office: 5 passos para montar e decorar esse espaço de trabalho em casa

Decoração, Lifestyle

Atualmente, para reduzir os custos, muitas empresas têm optado por empregar funcionários na comodidade de seu lar. Alguns são profissionais autônomos, liberais ou freelancers, que usam um espaço de sua residência ∼ o chamado de home office ∼ para desenvolver as tarefas de trabalho.

Para que esse sistema dê certo, o ambiente precisa ser muito bem preparado, inclusive em sua decoração.

Trabalhar em casa requer disciplina.  O profissional também terá melhor produtividade se seu escritório for bem calmo e reservado. Também, se for mantido sempre organizado, limpo, iluminado e arejado.

Mas não se pode esquecer-se da decoração. Um cômodo bonito e aconchegante vai inspirar, motivar e renovar as energias. Duvida? Confira os exemplos apresentados a seguir.

Imagem: BY Arq&Design

Decorando o home office em 5 passos

 

1- Cores

É sabido que as cores estimulam nas pessoas sensações diferentes. Apesar de não haver uma regra sobre qual a cor ideal para um home office, vale apostar nos tons mais claros. Em tese, eles ajudam a melhorar a concentração das pessoas; além de trazer tranquilidade e dar a impressão de que o ambiente é maior.

Imagem: Tetriz Arquitetura e Interiores e A1 Arquitetura

A combinação ‘preto e branco’ é um clássico. Ela tem sido a maior aposta dos decoradores de interiores quanto a áreas de trabalho ∼ deixando as paredes claras e os móveis escuros. Mas, os tons amarelo e laranja são ainda melhores neste caso, pois são capazes de estimular muito mais a criatividade humana. Qualquer complemento na paleta pode ficar por conta dos elementos ornamentais.

Imagem: Marília Veiga

2- Iluminação

No home office, assim como em outros ambientes da casa, a luz natural precisa ser aproveitada ao máximo. Mas, o decorador também deve levar em consideração o sistema de luz elétrica.

Além do ponto central no teto, podem-se ter luminárias de mesa, lustres de chão e mais. Só é preciso ter cuidado para a fiação desses objetos não atrapalharem, principalmente, a movimentação da cadeira frente ao computador.

“A dica é não esquecer que o foco de luz deve estar direcionado para a bancada, na frente de quem senta, para não fazer sombra.” ∼ arquiteta Cris Paola, em reportagem de Revista Casa e Jardim.

Imagem: Studio Novak e Idealizzare Arquitetos

3- Móveis

Tem itens que são indispensáveis na ambientação de um home office. Toda e qualquer peça mobiliária tem de ser mais do que bonita, resistente.

Contando com uma mesa e uma cadeira o profissional já pode ter certo grau satisfatório de produtividade em sua rotina diária. O conforto também é importante, principalmente para aquela pessoa que ficará horas e horas sentada.

Imagem: INÁ Arquitetura

A cadeira é o móvel mais complexo desta lista. Ela precisa deixar a coluna do trabalhador sempre ereta. Os modelos com regulagens são a melhor opção. De acordo com a estatura do usuário, seu assento e encosto podem ficar mais para cima ou para baixo. Os materiais de acabamento e a densidade da espuma também são questões a serem consideradas.

Imagem: Karen Pisacane

Quanto às outras peças mobiliárias, seu modelo vai depender das necessidades da pessoa, do conceito da decoração e do tamanho do espaço disponível.

Imagem: Patrícia Hagobiane CASA COR 2016

Peças com mais de uma funcionalidade são sempre mais vantajosos.

E peças transparentes, como mesas e bancadas, dão a sensação de amplitude e ainda deixam o home office com visual mais moderno, clean e elegante.

Imagem: Studio Novak e Jorge Elmor

4- Organização

Nenhuma pessoa trabalha bem num ambiente bagunçado. É fundamental o decorador explore bastante o espaço do home office, instalando prateleiras, nichos e armários, para organizar todos os materiais de trabalho do cliente, como arquivos e pastas. Outra boa ideia são as caixas organizadoras ∼ o melhor jeito de manter tudo no lugar.

“Podem ser {caixas} coloridas e cestos que, além de manter livros e materiais organizados, são de fácil manuseio e deixam o ambiente mais descolado!” ∼  Cris Paola.

Imagem: Célia Beatriz e Kali Arquitetura

Para escritórios, o melhor tipo de móvel são os planejados, pois são capazes de atender melhor qualquer proposta de interiores. Tudo ∼ desde as divisórias internas e gavetas dos armários ∼ pode ser personalizado de modo a aproveitar melhor o espaço livre. Escrivaninhas espaçosas, gaveteiros e torres; são várias as opções para se decorar com praticidade!

Imagem: Lore Arquitetura Lore e Anna Maya & Anderson Schussler

5- Orçamento

Um escritório em casa é diferente de um escritório convencional. Sua decoração não precisa ser tão séria. É permitido que a pessoa personalize mais seu espaço de trabalho com itens que remetam ao seu estilo de vida, com aquilo que ela se identifica ou que a deixe mais estimulada.

Isso também não quer dizer que o lugar tenha que virar o caos, cheio de objetos espalhados. Uma decoração clean é o ideal!

São itens que podem fazer parte da decoração de um home office: porta-retratos, pegboards, miniaturas de personagens, pôsteres, pufes, vasos de plantas e mais.

Pronto para seguir esses 5 passos e deixar seu home office impecável? Vamos lá, você merece um espaço de trabalho bonito e organizado!

*Este passo a passo para montar home office foi criado pela equipe Viva Decora!

Comente pelo Facebook
Escreva o seu comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui

UP
YouTube   FeGonçalves