Por Fê Gonçalves  •  10 set 2018
1 Comentário

Aposte na decoração com crochê para embelezar e levantar o astral da sua casa

Decoração, Lifestyle

Engana-se quem pensa que o crochê é brega e que não pode ser adaptado a propostas contemporâneas de decoração de interiores.

As vantagens do crochê para decorar a sua casa

Imagem: Revista Viva Decora

Na verdade, ele é um trabalho artístico belíssimo, de grande prestígio, considerado uma forte tendência de moda.

Com as propostas adequadas, ele é capaz de transformar o visual de uma casa. Você duvida?  Provaremos isso a você!

Um pouco sobre o surgimento da técnica do crochê

Não é de hoje que as pessoas ouvem falar de crochê. A palavra tem origem medieval e designava um instrumento de ferro recurvado que permitia suspender coisas.

Mais tarde, no século XIX, os franceses começaram usar a expressão “broder au crochet”, ou “bordar com o gancho”, se referindo a essa técnica artesanal e totalmente manual. Agora, ela está por aí, fazendo parte também da decoração dos lares brasileiros.

Imagem: Revista Viva Decora

As peças feitas em crochê nunca caem em desuso. Elas são bonitas e altamente valorizadas porque representam um ensinamento passado de geração em geração.

Surpreendentemente, os arquitetos e designers têm descoberto que é mais fácil do que se pensava adaptá-las ao contexto atual. Confira, a seguir, algumas dicas de decoração que vão lhe inspirar a embelezar e levantar o astral de sua casa.

Imagem: Revista Viva Decora

As vantagens do crochê para a decoração de interiores

O artesanato, de um modo geral, proporciona infinitas possibilidades de decoração. Dentro das residências, ele imprime um toque pessoal, relatando um pouco da história, gostos e preferências dos moradores.

Sua imagem remete a uma vida simples, que preza os valores familiares. Para quem busca compor interiores cheios de personalidade e identidade, não há melhor opção de peças ornamentais.

O crochê, assim como o tricô, é um tipo de artesanato com textura bastante marcante. Abusar dele na decoração de ambientes pode ser um erro.

Colocando-o em vários pontos da casa pode deixar os cômodos meio pesados e cansativos, e até atrapalhar a limpeza e organização dos espaços. Então, assim como qualquer outra ideia de composição de design, necessita de planejamento.

Imagem: Condecorar Arquitetura e Interiores

As peças de crochê têm como característica em comum muita cor e textura. Quando aplicadas como enfeites, elas dão um ar aconchegante a casa ∼ e o melhor, em todas as estações do ano.

Para o inverno, aquelas feitas em linhas grossas combinam melhor. E para o verão ∼ ou ambientes praianos ∼ tem as em linhas mais finas, que são leves e geladinhas.

A pessoa pode desejar ter uma residência de visual descontraído, e também mais chamativo. Daí ela pode optar por itens coloridos em crochê para renovar qualquer recanto sem graça.

Agora, se a ideia fossem ter espaços intimistas, de decoração minimalista, então os tons neutros combinariam melhor. Em ambos os casos tem-se aquele ar retrô, aconchegante e charmoso de que tanto apreciamos na casa da vovó.

As vantagens do crochê para decorar a sua casa

Imagem: Revista Viva Decora

Como usar o crochê na decoração de interiores

Já se pôde perceber que o crochê é uma técnica manual de artesanato que se transformou, para o design de interiores, em expressão de bom gosto e estilo. Fora que ele é considerado também como uma atividade terapêutica.

Quem tem habilidade e paciência pode executar o trabalho e criar peças espetaculares. Mas, quem não tem habilidade pode comprar algo pronto e usar, do mesmo modo, na decoração de casa.

Imagem: Denise Barretto

Diversos profissionais tem se dedicado, nos últimos tempos, a usar esse material artístico na produção de produtos destinados a abastecer o mercado. Eles acreditam que o crochê é um importante curinga na decoração contemporânea, podendo ser empregado em salas, banheiros, cozinhas, dormitórios e mais. E os entusiastas do movimento DIY ainda estão ajudando a divulgar os novos usos para esse artesanato.

Hoje, o crochê é visto aplicado aos interiores de maneiras bem inusitadas. Eles não estão apenas em capas de bancos ou almofadas, pegadores de panelas, trilhos de mesa, jogos de banheiro e descansa pratos.

Mas, também em formato de tapete, colcha, manta, puff, cortina, cúpula de luminária, cachepot, porta-trecos, peso de porta, forração de poltrona, borda de fronha, mandala decorativa e bichinho de pelúcia.

 As vantagens do crochê para decorar a sua casa

Imagem: Mariana Cipriano

Agora que você já viu tantas boas ideias para valorizar a decoração dos ambientes por meio do crochê, não perca tempo. Vá atrás do material e ponha as mãos à obra! Faça ou compre peças de artesanato e transforme o visual de sua casa!

*Estas dicas de decoração com crochê foram criadas pela equipe Viva Decora.

Comente pelo Facebook
Escreva o seu comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui

1 Comentário
  1. Camila Faria - 11/09/18 - 17h39

    Demais essas almofadas em crochê, fiquei apaixonada Fê!!! <3

    Responder
UP
YouTube   FeGonçalves