Por Fê Gonçalves  •  19 nov 2020
0 Comentários

Como criar seu cantinho de leitura e curtir os livros que ama

Decoração, Lifestyle

A educação pode nos levar a lugares incríveis, onde nunca imaginamos. Ela pode nos presentear com várias coisas e o conhecimento é só uma delas. Ler pode ser um hobby muito divertido, por isso vale a pena ter uma área de leitura particular. 

Neste post, vamos descobrir como decorar e personalizar com aparador, papel de parede e muitos outros elementos um cantinho assim dentro de casa.

O que é preciso para montar um cantinho de leitura?

Antes de tudo, você sabe o que é um cantinho de leitura? Por favor, não confunda isso com home office? É claro que iremos ter livros em nosso canto de trabalho e estudo em casa. 

Imagem: Revista Viva Decora

O que é preciso para montar um cantinho de leitura?

Antes de tudo, você sabe o que é um cantinho de leitura? Por favor, não confunda isso com home office?

É claro que teremos livros em nosso canto de trabalho e de estudo em casa. Contudo, a leitura por hobby é mais divertida feita em outro espaço decorado de forma mais específica. Pode ser na sala de estar, no quarto ou até mesmo na varanda. O importante é ter no local boa iluminação, silêncio e conforto.

Imagem: Revista Viva Decora

Mas, então, se um cantinho de leitura é diferente de um home office, o que é necessário para a sua ambientação? Primeiro, um assento muito confortável, ergonômico, que se ajuste muito bem ao corpo. Poltronas e chaises são perfeitas para isto. E para acompanhá-las, mesinhas auxiliares e luminárias ~ abajures ou luminárias de piso. E, ainda, pode ser interessante ter por perto uma estante para acomodar todas as obras literárias.

Imagem: Revista Viva Decora

De fato, o conforto deve ser uma das características mais importantes de um cantinho de leitura em casa. A iluminação natural também é uma questão que precisa ser muito bem observada no local. 

A textura e a temperatura dos elementos ao redor também deve ajudar o leitor a se sentir mais confortável. Mas é importante limitar a decoração a poucos elementos, deixando os toques finais apenas para os objetos de personalização.

Imagem: Revista Viva Decora

Imagem: Revista Viva Decora e Studio Deux

Como adaptar o que já tem em casa para o cantinho de leitura?

Talvez, ao ler esse texto, você tenha ficado com vontade de montar, agora mesmo, um cantinho de leitura em sua casa.  Não se preocupe, pois é possível adaptar algumas peças retiradas de outros ambientes do seu imóvel para compor um espaço assim. 

Por exemplo, por necessidade, um aparador pode ser utilizado como prateleira de livros. Aliás, expor os livros mais importantes e mais caros aos visitantes é uma estratégia de decoração.

Quer mais ideias? Você pode utilizar uma cristaleira antiga como estante de livros. No lugar da mesinha de apoio, um velho criado mudo ~ deixe canetas em suas gavetas, para fazer anotações nas páginas dos livros. Uma luminária articulada descartada do seu home office pode ser a peça perfeita para iluminar a área de leitura. E certos tipos de poltronas utilizadas em decoração de sala se adequam bem à esta situação.

Imagem: Revista Viva Decora

Imagem: Roberto Migotto e Revista Viva Decora

Como deixar o cantinho de leitura mais charmoso?

Personalizar a decoração de um cantinho de leitura em casa pode ser uma tarefa simples e complexa, ao mesmo tempo. É que, neste caso, pecar pelo excesso pode ser um erro grave. 

O segredo é saber escolher poucos objetos, mas que expressam bem um estilo de decoração que você goste ~ por exemplo, clássico inglês, exótico brasileiro ou moderno americano. Você pode tirar inspiração dos cenários dos livros de ficção que mais gosta.

Imagem: Revista Viva Decora

Imagem: Revista Viva Decora

Vasos de folhagens e arranjos de flores também combinam com decorações de cantinhos de leitura. Porém, evite aquelas plantas que emitem cheiros fortes. 

Se quiser ainda manter um aspecto natural no cenário, aposte nas estampas de almofadas, papel de parede e mais. E não esqueça de colocar, em pontos estratégicos, quadrinhos com dizeres inspiradores de obras ou autores que você admira.

Você pode estar pensando sobre as cores desses objetos também. Claro que a cor ideal é aquela que vai lhe agradar. Mas saiba que tons de azul e o roxo, por exemplo, remetem ao conhecimento, ao lado espiritual, ao mundo místico. 

Portanto, tudo a ver com cantinho de leitura. 

Imagem: Revista Viva Decora

Pronto, junte as peças que precisa e crie seu cantinho de leitura, vai ficar lindo!

*As dicas de decoração para criar um cantinho de leitura foram criadas em parceria com a equipe Viva Decora.

Comente pelo Facebook
Escreva o seu comentário
Você precisa estar logado para deixar um comentário.
UP
YouTube   FeGonçalves
This error message is only visible to WordPress admins

Error: API requests are being delayed for this account. New posts will not be retrieved.

Log in as an administrator and view the Instagram Feed settings page for more details.