Por Fê Gonçalves  •  17 fev 2020
0 Comentários

Criado-mudo espelhado: peça especial para valorizar a decoração de quartos

Decoração, Lifestyle

O quarto é um ambiente íntimo. Mas não é porque os visitantes não verão este cômodo privativo que o mesmo precisa ser sem graça, com uma decoração singela. É justamente o contrário. 

Pense assim: se a casa é sua, é lógico que a pessoa que deve ser mais agraciada com um layout de interiores perfeito deve ser você. Seu quarto precisa ser confortável, agradável e bonito ~ você merece!

Inclusive, as decorações de quarto podem ser extremamente sofisticadas e com detalhes cheios de estilo. Um móvel que sempre pode estar na lista das composições mais requintadas é o criado-mudo espelhado. 

De fato, essa peça é bem interessante e pode contribuir de forma muito positiva para o design de um espaço assim. Mas é preciso ter cuidado em como utilizá-la para não comprometer a harmonia do local.

Imagem: Piloni Arquitetura

O efeito especial dos móveis espelhados

Espelhos agem de forma muito poderosa em decorações de interiores. Eles, em tese, ajudariam a criar a sensação de amplitude; a rebater imagens e luzes; e a ocultar, da visão do observador, detalhes indesejados de arquitetura dos ambientes. 

Assim, vão aparecer nas decorações como placas de revestimento de parede, em revestimento de móveis, envoltos por molduras, em detalhes de objetos ornamentais; e mais.

Portanto, os espelhos podem ser explorados de muitas formas diferentes em ambientações de interiores. E não existe regra que limite as possibilidades. Contudo, devem-se evitar certas situações. 

Por exemplo, colocar uma peça espelhada de frente para a outra, dando a sensação incômoda de infinito. Usar peças espelhadas muito fragmentadas que cortem a imagem das pessoas. Ou refletir paisagens feias e desagradáveis de fora da residência.

Imagem: Manoela Lustosa da Silva

Quando a utilização de espelhos é feita da maneira correta ~ na dose certa ~ o resultado é mesmo incrível. 

Falando especificamente das decorações de quarto, tal material pode surgir em portas de roupeiros, à frente de gaveteiros, em cúpulas de luminárias e em outros detalhes. E, dessa forma, o ambiente como um todo ficaria com uma aparência bem mais sofisticada e moderna.

Imagem: Sesso & Dalanezi Arquitetura+Design

Imagem: Revista Viva Decora

Modelos de criado-mudo espelhado

Um modelo de peça espelhada bastante utilizada em decorações contemporâneas de quartos é o criado-mudo. 

Lembrando que nem todo criado vendido nas lojas é espelhado, mas muitos modelos o são. E estes, inclusive, são bastante requisitados pelos consumidores, pois seriam capazes de dar um toque a mais de beleza, como nenhum outro, às composições.

Analisando as inspirações desse post, pode-se perceber que já foram fabricados muitos modelos diferentes de criados-mudos para quartos. Alguns são mais largos e outros mais finos ~ opções diferentes para espaços com áreas livres de todos os tamanhos. Tem os que possuem uma altura que segue o mesmo nível do colchão da cama, assim como os mais altos; os de design simples e linha reta; e os mais adornados.

Imagem: Brunete Fraccaroli e Aquiles Nicolas Kílaris

Imagem: César Valenccia e Ticiane Lima

O criado-mudo espelhado no seu quarto

O que todos os modelos de criados espelhados têm em comum, certamente, é a beleza. Mas tirando o seu visual, muitas outras características suas continuam sendo as mesmas de qualquer outro tipo de criado, como a funcionalidade. 

Afinal, criados servem mesmo para destacar e marcar o espaço da cama. Também para dar apoio a objetos de utilidade ~ como óculos ~ e elementos de decoração ~ como luminárias.

Agora, a ornamentação desta área do quarto também deve ser muito bem planejada ~ precisando receber atenção redobrada. Isto porque criados-mudos espelhados costumam chamar bastante à atenção nos cenários. 

Então, é melhor que todo o objeto colocado sobre o seu tampo e dentro de seus nichos abertos ~ se houver ~ precisam ser discretos.

Imagem: Piloni Arquitetura

Imagem: Cristina Rocha Andrade

O visual dos criados-mudos espelhados combina tanto com propostas com ar mais futurista quanto com propostas com um ar mais clássico. 

Independente disso, o interessante é tentar combinar este tipo de móvel com objetos com partes em inox e vidro. E, no meio disto, acrescentar pequenos elementos em tons mais quentes ~ a ideia é equilibrar o cenário. Entram nesta lista arranjo de flores, cestas de palha, caixinhas em madeira, e mais.

Imagem: Gislene Lopes e MeyerCortez Arquitetura & Design

Então, o que achou de ter criado-mudo espelhado no seu quarto? Uma vantagem disso é que você irá rapidamente perceber que esse tipo de peça, embora se destaque nas decorações não se sobressai aos demais elementos existentes no local. 

Ou seja, ele torna o cenário mais delicado, suave, algo que tem muito a ver com o que quase sempre se busca como conceito para o design de quartos. Aposte nesta ideia você também!

Imagem: Roberta Devisate

As dicas de como utilizar um criado-mudo espelhado na decoração do quarto foram criadas em parceria com a equipe Viva Decora.

Comente pelo Facebook
Escreva o seu comentário
Você precisa estar logado para deixar um comentário.
UP
YouTube   FeGonçalves