Por Fê Gonçalves  •  15 set 2020
0 Comentários

Dicas para decorar o quarto de casal com criado-mudo

Decoração, Lifestyle

Quando nos preparamos para dormir, logo procuramos deixar por perto alguns objetos para o nosso conforto e segurança. Por exemplo, um copo de água ou o telefone celular. Também podemos querer fazer uma leitura antes de dormir…

Depois da leitura, é possível apoiar o livro e os óculos ao lado da cama. E qual móvel poderia nos dar esse apoio? O criado-mudo!

Imagem: Érica Salguero

É preciso mesmo ter criado-mudo no quarto?

Não é preciso, porém, o móvel pode contribuir bastante não só na sua rotina, como também na decoração do quarto. 

A presença de um criado, ou de um conjunto de criados, pode impactar o visual do cômodo de muitas formas diferentes. Inclusive, é por isto que precisamos estudar bem o design destas peças e planejar a combinação delas com outros móveis.

Imagem: Aquiles Nicolas Kílaris

Para começar, criado-mudo muito alto ou muito baixo pode acabar provocando algum problema estético e funcional. Para que estas peças realmente fiquem certas, em harmonia com a decoração ao redor, elas devem ter altura compatível com a cama ao seu lado. 

O ideal, para você ter uma referência do que fazer, é escolher criados que tenham, ao todo, o seu tampo no mesmo nível da parte de cima do colchão.

Mas, para finalizar este tópico, precisamos dizer outra vez que não é necessário ter criado-mudo no quarto. 

No caso, se a sua casa é mais compacta, pode ser que a mesa de cabeceira comprometa o espaço e a circulação de setores do imóvel. Mas havendo qualquer pequeno espaço vago, pode-se tentar acrescentar a peça na decoração dos quartos. Existe nas lojas, por exemplo, criados bem estreitos, só com 30 cm de largura. Fica a dica!

Imagem: SharonFliter Arquitetura e Interiores

Imagem: Tetriz Arquitetura e Interiores e e Estúdio DC55

Qual o modelo ideal de criado-mudo?

Quarto de casal, como diz o nome, é um quarto que serve as duas pessoas. E cada um desses indivíduos deve ter, provavelmente, as suas próprias preferências, mesmo que compartilhem interesses em comum. 

Sendo assim, os criados-mudos utilizados nesse tipo de ambiente não precisam fazer, necessariamente, um conjunto, ou seja, não precisam combinar cem por cento entre si.

Mas, todavia, o criado de um lado e de outro da cama do casal pode ser idêntico. Outra opção é usar peças “diferentes, porém semelhantes”. 

Por exemplo, mesinhas de cabeceira que têm as mesmas proporções, mas cores diferentes; ou cores iguais, mas formatos diferentes. Enfim, algo tem que se comunicar entre as duas peças. E as mesmas também podem combinar ou contrastar com a dupla “cama mais cabeceira”.

Imagem: AH.SIM e Studio Scatena Arquitetura

Escolher o criado-mudo será, então, uma questão de preferência e também de estratégia de decoração. 

Enfim, dependendo da necessidade, pode-se ter criados com gavetas, nichos abertos ou ainda só com um tampo suspenso, preso na parede. Pense bem: se você e o seu parceiro necessitam guardar muitas coisas, ou se essas peças serão só de apoio mesmo. Isso definirá o design deles…

Imagem: INÁ Arquitetura

Imagem: Idealizzare Arquitetos -Consultoria em projetos

Como explorar o criado-mudo no layout do quarto

Criados-mudos podem ser móveis apenas complementares. Porém, eles devem impactar na decoração. Lembrando que as cabeceiras precisam marcar as posições das camas nos layouts de quartos. 

Contudo, são os criados que vão delimitar o espaço de piso onde as camas ficarão. Inclusive, a marcação impede que nada avance para a área de circulação ~ tão necessária no ambiente.

Imagem: Gislene Lopes e Revista Viva Decora

Os criados são importantes nessas composições que muitos modelos de cabeceiras até “abraçam” as peças, indo além da largura das camas. Todos os três móveis podem combinar ou contrastar, desde que de forma harmônica. 

A mesa de cabeceira pode até combinar com as roupas de cama. Mas é legal fazer o inverso, usar criados claros e cobertas escuras e vice-e-versa, para realçar melhor os elementos da decoração.

Imagem: Espaço do Traço Arquitetura

Imagem: Iara Kilaris

Se você deseja dar mais importância funcional e estética aos criados-mudos do seu quarto, pode usá-los como apoio para lindas luminárias de mesa. 

Um abajur ao lado da cama será importante no momento de levantar à noite, por exemplo. E, complementando, crie uma composição simétrica ou simétrica-assimétrica com os elementos de sua preferência e de seu parceiro ~ como arranjos e porta-retratos.

Essas foram as nossas dicas. Agora, escolha o criado-mudo perfeito e deixe quarto mais bonito e funcional!

*As dicas de decoração com criado-mudo foram criadas em parceria com a equipe Viva Decora.

Comente pelo Facebook
Escreva o seu comentário
Você precisa estar logado para deixar um comentário.
UP
YouTube   FeGonçalves
This error message is only visible to WordPress admins

Error: API requests are being delayed for this account. New posts will not be retrieved.

Log in as an administrator and view the Instagram Feed settings page for more details.