Por Fê Gonçalves  •  23 jul 2015
9 Comentários

O que é Cosmético Orgânico, Vegano e Cruelty Free

Beleza

Provavelmente você já deve ter lido ou escutado em algum lugar que existem várias marcas que tem lançado cosméticos “verdes” ou “do bem”. Eu mesma pesquiso, uso e falo no blog de produtos que são feitos de forma mais natural e que não são testados em animais. Acho que a grande maioria de vocês também já devem experimentado algum cosmético de marcas que levantam essa bandeira.

a melhor escolha_cosmetico cruelty free

Andei lendo que essa onda é a moda do momento, ou seja, é legal as marcas entrarem nessa pegada de serem saudáveis e sustentáveis. Acho que isso vai além da moda, nós consumidoras somos conscientes sobre os danos que o excesso de química causam em nosso organismo e que também não são sustentáveis para o meio ambiente. E não se trata daquele papo ecochato de criticar tudo e sair protestando por ai. Trata-se de uma mudança de comportamento, muitas pessoas desenvolveram reações alérgicas por causa de algum componente químico dos cosméticos. E não dá mais para tolerar que a indústria maltrate os animais e usem os bichinhos como cobaias. A gente cobra que as marcas sejam mais responsáveis e sustentáveis, pois estamos revendo o nosso jeito de consumir e tenho esperança que um dia isso se popularize {inclusive os preços} e esteja ao alcance de mais e mais pessoas.

O fato é: os cosméticos verdes tem em sua composição matérias-primas naturais, evitando corantes, perfumes, derivados de petróleo, além de que existem marcas que não testam em animais. Algumas pessoas podem desconhecer ou achar que é tudo a mesma coisa, mas existem diferença entre os cosméticos orgânicos, veganos e cruelty free. Olha só:

♥ Cosmético Orgânico

Os produtos orgânicos são feitos com matérias-primas que não foram cultivadas com agrotóxicos. Eles também podem ser livres de parabenos, sulfatos e outros componentes químicos. Marcas que fazem cosméticos orgânicos: Weleda, Caudalie, Lush, L’Occitane, Bioart, entre outras.

a melhor escolha_bioart

♥ Cosmético Vegano

Não levam componentes derivados de animais, como leite, lanolina {um extrato da lã do carneiro}, ou seja, não exploram os bichinhos em nenhuma etapa da produção do produto. Marcas que fazem cosméticos veganos: Est, Beauty Blender, Lush, entre outras.

♥ Cosmético Cruelty Free

Os produtos que levam esse selo podem não serem classificados como naturebas. Eles podem usar componentes artificiais em sua composição, porém suas fórmulas não são testados em animais. Muitas marcas brasileiras fazem parte da lista cruelty free, como Adcos, Bioart, Embelleze, Granado, Ikove, Natura, entre outras {veja a lista completa no site do PEA}. Para saber quais marcas internacionais também fazem parte da lista acesse o site PETA.org. Uma delas é a Lush que tem post aqui sobre os seus produtos naturais e não testados em animais.

a melhor escolha_cosmeticos verdes

Vocês usam cosméticos verdes também? Se conhecerem alguma outra marca que não citei pode deixar nos comentários. E sempre que tiver dúvida se as marcas tem produtos orgânicos, veganos e cruelty free entre em contato com o SAC. Vamos fazer a nossa parte!

Comente pelo Facebook
Escreva o seu comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui

9 Comentários
  1. Livia - 23/07/15 - 16h53

    Muito legal o post Fe. Muitas das marcas que você citou eu não sabia que eram sustentáveis. E realmente é importante termos essa consciência também. Coincidência ou não, eu acabei de comprar, nesse exato momento, um produto da Lush. Nunca havia comprado nada lá e estava louca pra experimentar, principalmente pela bandeira que eles levantam. Parabéns por mais esse post super informativo. Beijos

    Responder
    • Fê Gonçalves - 23/07/15 - 17h16

      Oi Li, fico feliz que gostou do post, fiz com carinho! Nos sites PEA e PETA você descobrirá muito mais marcas, pois só citei algumas. Você vai amar o produto da Lush, eles são muito bons! Beijinhos

      Responder
  2. Camila Faria - 23/07/15 - 18h54

    Fico sempre ligada nessas informações Fê. Acho importante cultivar relacionamentos bacanas com marcas que pensam no meio ambiente!

    Responder
  3. priscilla barreto - 24/07/15 - 11h23

    Muito bacana seu post Fê!
    Sempre bom saber as marcas que ajudam o meio ambiente e a natureza. Adoro os produtos da L Occitane, da Lush e da Welleda.
    Outra marca que é vegana é a The Body Shop, adoro tb!

    Bjs
    Pri
    http://www.styledchicas.blogspot.com.br

    Responder
  4. Mari - 02/08/15 - 00h43

    Eu tenho pensado muito antes de comprar cosméticos ultimamente. Tipo, valorizando bem o meu dinheiro e as empresas que merecem.

    Os últimos que escolhi são todos orgânicos, cruelty-free e com ingredientes naturais.

    Tô ficando bem chata! Hahaha! Leio os ingredientes de tudo e se encontro coisas que não faço ideia do que seja, acabo não comprando.

    Responder
    • Fê Gonçalves - 02/08/15 - 08h35

      Oi Mari, eu ando assim também com comida. Olho o rótulo e sempre avalio a tabela nutricional e ingredientes. Temos que fazer a nossa parte, né? Adorei te ver aqui! ❤️?

      Responder
  5. Ana Sophya Barros - 17/08/16 - 14h37

    Olá. Conheço uma maquiagem natural e orgânica bem legal. 🙂

    Responder
UP
YouTube   FeGonçalves