Por Fê Gonçalves  •  17 out 2020
0 Comentários

Conheça todos os tipos de cooktop e veja como usar em sua cozinha planejada

Decoração, Lifestyle

Cozinhar é uma arte. E o resultado disso pode ser ainda melhor quando a atividade é realizada sobre um fogão de alta eficiência. Hoje em dia, existem muitos modelos deste equipamento disponíveis no mercado. 

Os cooktops vêm sem o forno, mas são perfeitos para colocar sobre bancadas de cozinha planejada, deixando mais área para instalação de armários. Descubra outras vantagens desta peça:

Imagem: Luciana Tomas

Quais os modelos de cooktop, afinal?

Se você visitar mais de uma loja de eletrodomésticos verá que existem muitos modelos diferentes ~ e marcas ~ de fogão cooktop. E cada um possui as suas qualidades. 

Por isso, é preciso pesquisar para entender qual o tipo ideal para a sua cozinha. Vale lembrar que há os de uma, duas, quatro, cinco e seis bocas ~ ou acendedores. Veja as dimensões de cada um e compare com o espaço disponível em sua casa.

A maior diferença entre os modelos de cooktop à venda é quanto a forma de acender ou à potência da chama. Independente disso, todos eles são capazes de atingir altas temperaturas mais rápido do que os fogões convencionais. 

Tem aqueles “alimentados” por gás e eletricidade. Os coloridos e os metálicos. E os próprios para embutir sobre as bancadas ou de semi-embutir.

Imagem: Maria Fernanda Gama Ribeiro

Imagem: Renata Basques

Quais as peças mais vendidas no mercado?

Muitas plantas de cozinhas são dimensionadas de acordo com um padrão de uso. E, justamente por isto, é que os projetos de armários das cozinhas também seguem sempre uma lógica. 

Relacionado à isto, o mais comum é ver as pessoas comprando cooktops de quatro e cinco bocas. Também, os modelos mais procurados são, certamente, aqueles em inox ~ embora tenha ainda os em vidro e vitrocerâmico, bem modernos e com possibilidade de cor.

Imagem: Elen Saravalli e Revista Viva Decora

Por uma questão de simpatia pelos fogões tradicionais, tem pessoas que preferem comprar os cooktops com tampo semelhante, mas em uma versão mais moderna. Os modelos a gás são os comuns, com a vantagem de não restringirem o tipo de panela que será usado. 

Contudo, os elétricos também podem vir com grades e ainda apresentarem um funcionamento mais resistente.

Imagem: Liz Arquitetura

Imagem: Belissa Corral

Muita gente tem receio ~ e você pode ser uma dessas pessoas ~ e não aceita tão bem os modelos de cooktop por indução. Porém, saiba que eles, além de super modernos, são bastante seguros. 

Seu funcionamento se dá a partir de um campo eletromagnético que direciona o calor para os alimentos apenas quando o fundo da panela ~ que deve ser magnética ~ entra em contato com a chapa. 

O legal é que esses fogões vêm sempre na cor preta e sem grandes detalhes, quase sumindo da vista do observador, seguindo a exata linha da pedra da bancada da cozinha planejada.

Imagem: Marco Dias Reis

Como adequar o cooktop ao layout da cozinha planejada?

A instalação de qualquer aparelho dentro de casa requer muita atenção. A segurança da sua família depende disso. 

Então, se você tem dúvidas, é melhor chamar um especialista ~ que lhe dirá, com muito mais segurança, o que fazer de acordo com o que já disse o fabricante do produto no próprio manual. De todo modo, seu fogão precisará de um ponto de saída de “alimentação” ~ energia e gás ou só energia elétrica.

Só isto já dará toda a informação necessária de onde você deverá instalar o cooktop em sua cozinha planejada de casa. 

Já o modelo de fogão será escolhido de acordo ~ como dito antes ~ com as dimensões da área disponível e com a decoração local. Então, questões como cor e acabamento devem ficar relacionadas com a proposta estética definida.

Imagem: LAM Arquitetura & Interiores

No mais, é importante planejar o recorte da pedra da bancada e a marcenaria do módulo de balcão que ficarão sob o fogão cooktop. 

Lembrando que todo o sistema de funcionamento do aparelho ficará oculto, embutido nesta marcenaria ~ nicho de 15 cm de altura. Se houver a utilização de gás, pensar em algum modo de circulação de ar no interior do armário e também um modo de fácil acesso à tomada.

Imagem: Atrio Engenharia e Arquitetura

Imagem: Sesso & Dalanezi Arquitetura+Design

Pronto, agora é só você fazer a sua melhor escolha para a sua cozinha ficar linda!

*As dicas para projetar uma cozinha com cooktop foram criadas em parceria com a equipe Viva Decora.

Comente pelo Facebook
Escreva o seu comentário
Você precisa estar logado para deixar um comentário.
UP
YouTube   FeGonçalves