Por Fê Gonçalves  •  22 abr 2015
9 Comentários

Comprando Maquiagem, por onde começar?

Beleza

Depois de uma pausa para descansar nesse feriadão lindo, é hora de retomar o trabalho e movimentar o blog com dicas e conteúdos que sei que vocês gostam de ler. Nesses dias eu não escrevi, mas continuei lendo e pesquisando temas interessantes que ainda quero escrever.

Estava pesquisando maquiagens novas {não necessariamente novas marcas ou produtos, mas que ainda não experimentei!} para fazer reviews e me fiz as seguintes perguntas: com tantas opções que existem no mercado, tanto de marcas brasileiras, quanto de gringas, por onde começar? Como escolher? Investir em uma mais cara ou comprar a baratinha? Como planejar para evitar sair comprado por impulso?

Comprando Maquiagem Sephora

Embora eu use muita coisa, até porque gosto de experimentar e conhecer mais produtos para mostrá-los no blog, mesmo assim me questionei porque, claro, também quero ter a melhor experiência possível e não me arrepender dos produtos que escolhi comprar para resenhar e usar no meu dia a dia. Aproveito para lembrar que sugestões são sempre bem-vindas, se tiver de olho em algo, mas está em dúvida, me avisa no comentário ou me manda um e-mail que farei o possível de ir atrás do produto e até mesmo de entrar em contato com a marca para obter mais informações. Faz parte do meu trabalho e ficaria muito feliz por receber sugestões de vocês, ok?

Sendo assim, listei algumas dicas básicas para direcionar a sua compra e tornar esse momento o mais prazeroso possível ∼ e não um problema!

♥ Avalie o que precisa: antes de sair comprando tudo o que ver pela frente dá uma avaliada realmente no que precisa comprar. Isso inclui revisar a data de validade das maquiagens, pois alguns itens não costumamos usar com frequência e eles ficam lá guardadinhos para uma ocasião especial. Se venceu, jogue fora e providencie algo que usará mais para não jogar dinheiro fora. Maquiagem vencida pode causar alergia, além de fazer mal para a pele.

♥ Defina o seu orçamento: tente se planejar financeiramente antes de sair comprando. Algumas maquiagens custam caro pela qualidade, pigmentação e acabamento que proporcionam. Existem outras mais acessíveis, que cumprem bem o seu papel. Sair comprando por impulso é delicioso na hora, mas depois, quando chega a fatura do cartão de crédito o arrependimento vem e você acaba se “apertando” financeiramente e, pior, se arrependendo. O mesmo vale para as viagens internacionais, momento propício para sair comprando todas as novidades que vê pela frente.

♥ Pesquise antes de sair às compras: converse com as amigas que entendem mais de makes que você, leia blogs, sites, revistas, fale com maquiadores. Conheça você, a sua pele, que tipo de cor de base, blush, batom fica melhor na sua pele. Não é porque lançou um produto hoje que você já tem que ter. Calma, conheça melhor! A não ser que já estava esperando por aquele super lançamento e tenha completa certeza que aquilo é realmente bacana para compor a sua necessaire.

Teste os produtos: praticamente todas as marcas e lojas de maquiagens deixam produtos disponíveis para teste. As bases, principalmente, são bem delicadas nesse ponto, pois a cor precisa se aproximar ao máximo ao seu tom de pele. E o local ideal para testar é na lateral do seu rosto, no cantinho logo abaixo na bochecha. Não teste no dorso da mão e nem no pescoço, pois a cor da pele dessa região é diferente do rosto. Teste e dá um tempinho para a base secar e ver como a cor vai aderir na sua pele. Avalie se ela é leve, se é pesada. Escolha umas 3 cores pelo menos, se não tiver certeza. Não tenha pressa nesse momento, afinal a base, pó e corretivo são umas das etapas mais importantes de uma maquiagem. Caso já saiba qual é a sua cor e conheça a marca e o produto, vai fundo.

Comprando maquiagens

♥ Comprando pela Internet: comprar pela internet pode ser complicado, pois não dá para testar e sentir se aquele produto é ou não bom para a sua pele. Eu diria que é mais fácil comprar sombra, lápis, primer, batom, máscara para cílios, delineador e blush. Eu mesma já comprei esses itens com sucesso e caso não seja o que esperava o prejuízo é menor e dá para aproveitar essas maquiagens, misturando com outras cores. Mas errar na base e no corretivo é fogo, por isso esses itens que precisam testar e conhecer como ficará na sua pele recomendo comprar sempre na loja física.

♥ E se estiver começando do zero: se você está se aventurando mais nesse universo de maquiagens agora e quer saber o que é essencial ter com kit básico, eu listaria as makes baseadas no meu passo a passo: um bom hidratante facial, primer, base ou BBcream, pó facial {uso bem de vez em quando, mas tem gente que ama!}, blush, sombra, lápis delineador para os olhos, rímel, iluminador e batom. Esses seriam os itens básicos, pelo menos no meu caso. Claro que, cada uma vai usar o que mais gosta, tem gente que não vê sentido no primer, mas eu vejo e já falei dele aqui. Estou sugerindo e você adapta. Não mostrei marca e nem preços, mas quero montar um post sugerindo o que acho bacana, que tal?

Você não precisa sair comprando tudo que vê nos blogs: não fique frustada de não conseguir ter tudo o que a sua blogger favorita mostra ou diz que é bom. Calma, não é por ai, as pessoas confundem um pouco as coisas. O nosso trabalho realmente é contar e mostrar as novidades, a gente pesquisa muito, lê e experimenta diversos produtos, que compramos ou recebemos das marcas pelo press kit. E isso não é para obrigá-la a ter nada ou dizer que tem que ter algo, que é essencial para a sua vida. É você quem sabe e faz o filtro do que é importante. Esses reviews servem para um momento como esse, que está em dúvida do que comprar, de saber se realmente é bom, conhecer mais detalhes sobre aquele produto e se é o ideal dentro do que procura. Quem decide é sempre a leitora, não tomamos a decisão por você! Eu mesma pesquiso referências antes de comprar certos produtos e acho isso ótimo. Caso determinado produto seja caro existem outros similares, que você descobrirá assim, pesquisando…

Para complementar essas dicas, deixarei os links de posts que fiz e vale super a pena dar uma olhada, pois têm dicas de experts e maquiadores:

» Dicas de Maquiagem com Rafaella Crepaldi da Nars

» Cuidados com a pele e dicas de maquiagem {com a participação do Will Santos, maquiador da Clinique}

Dicas para comprar maquiagem

Espero ajudar quem está iniciando ou querendo renovar a necessaire com novas maquiagens. Outra dica bacana: tente não comprar itens de uma única marca, tenha uma variedade para que possa conhecer outras possibilidades e entender qual delas funcionam melhor para você. Só assim vai chegar naqueles itens prediletos que vão acabar e vai querer comprar novamente. ♥

Sugestões de reviews e temas de posts são bem-vindas, é só comentar! 😉

⇒ Veja também:

Comente pelo Facebook
Escreva o seu comentário
Você precisa estar logado para deixar um comentário.
9 Comentários
  1. Carol R. - 22/04/15 - 12h40

    Fe
    Ultimamente estou só comprando o necessário, tenho muitaaaaaaaa coisa e preciso usar.
    bjs

    • Fê Gonçalves - 22/04/15 - 12h42

      Perfeito, Carol, tem que maneirar nas compras se já tem muita coisa. Difícil resistir a tanta novidade, mas é possível!! Beijos

  2. Marina Coelho - 22/04/15 - 14h33

    Testar os produtos é a melhor coisa 😀 beijos ótimas dicas!

  3. Camila Faria - 23/04/15 - 11h35

    Acho que experimentar antes de comprar é tão importante, né? Pena que poucas marcas entendem esse conceito e disponibilizam amostrinhas… Perdi a conta de quantas vezes nem ia comprar nada de determinada marca, mas experimentei uma amostra, me encantei e comprei em seguida.

  4. Natalia - 23/04/15 - 13h00

    Adorei as dicas! Eu ainda não me joguei no mundo do Primer, tô pesquisando as marcas e preços.

  5. Lívia - 24/04/15 - 17h56

    Adorei as dicas Fe. Pra mim comprar maquiagem é um problema. Sempre fico preocupada de gastar dinheiro com algo que não é bom ou não dá certo com a minha pele. Por isso gosto de ver bastante reviews (inclusive os seus 🙂 ), pois nos auxiliam nessa escolha. Ultimamente tenho até topado gastar mais em alguns produtos quando sei que são de boa qualidade. Mas meu maior problema é o corretivo. Tenho muita olheira e ainda não encontrei um que eu realmente amasse. Adoraria um post sobre isso. 🙂
    Bjs

UP
YouTube   FeGonçalves