Por Ana Luiza  •  06 jul 2015
5 Comentários

Como vai o seu cabelo?

Beleza

Você sabia que a função do nosso cabelo vai muito além de proteger o couro cabeludo? Ele pode ser um ótimo aliado na detecção de problemas de saúde ∼ desde problemas alimentares ou metabólicos até doenças crônicas. E a forma que ele encontra de te contar que algo não vai bem com o organismo é… caindo.

Cada pessoa neste mundo enorme tem cerca de 150 mil fios de cabelo. Como eles têm um ciclo de vida, é óbvio que chega uma hora em que eles ficam velhos e caem, numa média de 30 a 100 fios por dia. Esta é a média considerada “saudável” para a perda deles. Quando essa quantidade é ultrapassada, pode ser a hora de dar uma passadinha no dermatologista ou no seu clínico geral de confiança.

a melhor escolha_como evitar a queda de cabelo

♥ Quais as causas?

Há vários motivos para a queda acentuada acontecer. Veja algumas delas:

Mau funcionamento da tireoide – Tanto o hipotireoidismo (funcionamento baixo) quanto no hipertireoidismo (funcionamento excessivo) fazem os fios perderem a força e a vitalidade.

Micose no couro cabeludo – A presença de fungos nessa região faz o couro coçar bastante, prejudicando o crescimento dos fios.

Alopecia (ou calvície) – Não, ela não é exclusiva dos homens: é genética e acontece por conta da produção excessiva do hormônio masculino, a testosterona. E o número de pessoas com esse problema vem crescendo, especialmente por conta do estresse, da poluição, das variações hormonais e uma série de outros fatores provenientes do que chamamos de “vida moderna“. Se você tiver anemia, perda de peso acentuada ou falta de ferro no sangue, a queda fica ainda pior.

Seborreia – Também causada pela alta quantidade de testosterona no organismo, a doença estimula as glândulas sebáceas, deixando a pele mais oleosa, piorando também a situação dos cabelos.

Algumas doenças crônicasObesidade, diabetes, câncer, artrite reumatoide e lúpus, por exemplo, também podem levar à perda de cabelo.

Mas, antes que você fique assustada, achando que pode ter algum problema sério de saúde, saiba que há outras causas para a queda acentuada. E estas ∼ ufa! ∼ são apenas originadas de maus hábitos nos cuidados capilares:

Uso de produtos químicosAlisantes e tinturas em excesso podem agredir o couro cabeludo e derrubar quantidades excessivas de fios.

Calor demais – Água muito quente no banho, chapinha, secador e babyliss agridem e enfraquecem os fios.

♥ Como faço para descobrir o que eu tenho?

Fazendo uma boa visita ao médico. Ele vai examinar seu histórico de saúde e pedir alguns exames específicos ∼ que podem incluir, dependendo do caso, checagem de hormônios e até biópsia do couro cabeludo. Uma boa investigação dos motivos que estão fazendo você perder os fios poderá levar ao tratamento mais indicado para o seu caso. Portanto, nada de apelar para automedicação ou uso de “fórmulas mágicas” recomendadas pelo Facebook ou pelas amigas, hein? O que funciona para uma pessoa pode não fazer o mesmo efeito em você.

Não esqueça: uma boa alimentação também faz milagres pelo seu cabelo. Capriche no prato! Adote uma dieta rica em ferro, vitaminas do complexo B e proteínas, pois esses ingredientes farão os fios ficarem mais fortes, brilhantes e bonitos.

a melhor escolha_hidratacao cabelo

Para finalizar, seja mais amiga do seu cabelo. Faça hidratações sempre que possível e reduza a frequência das agressões a ele. Se não for possível usá-los do jeito natural, que tal diminuir a temperatura do secador e moderar o uso do babyliss, da chapinha e de produtos químicos?

Seu couro cabeludo agradece! ♥

Sobre Ana Luiza Silveira: Jornalista, louca por assuntos relacionados a saúde e qualidade de vida, é fã de livros desde criancinha, tem uma paixão inexplicável por música latina e adora viajar.
Email: [email protected]

Comente pelo Facebook
Escreva o seu comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui

5 Comentários
  1. Carol R. - 06/07/15 - 10h08

    Meu cabelo apesar de minha guerra eterna com ele está bem rs
    bjs

    Responder
  2. Camila Faria - 06/07/15 - 12h47

    Queda de cabelo é mesmo um problema sério. É sempre bom ficar ligada, prestar atenção no nosso couro cabeludo…

    Responder
  3. Lala Ismerim - 06/07/15 - 16h09

    Sempre tento cuidar do meu cabelo.
    Ele é tão pouco que se não cuidar vou ficar sem. kkkkk…
    Mas ando até pensando em ver com o dermatologista um jeito de deixar ele ainda mais forte. Nunca é demais né?!
    Beijo

    Responder
  4. Maria Bollmann - 11/07/15 - 03h41

    Isso é muito verdade. Tenho três problemas diferentes de saúde que fazem meu cabelo cair muito e um deles eu descobri exatamente porque meu cabelo começou a cair aos tufos, haha! (Ainda cai e o médico disse que não sabe quando vai parar, mas pelo menos agora eu sei o porquê, haha!)
    É muito importante ficar de olho nas unhas também 🙂

    Responder
UP
YouTube   FeGonçalves
Instagram   @fegoncalvesoficial