Por Fê Gonçalves  •  22 nov 2019
0 Comentários

Dicas para criar o closet dos seus sonhos!

Decoração, Lifestyle

Um closet completo no quarto é o sonho de muitas mulheres. E como ele deveria ser? Funcional, com espaço suficiente para todas as suas roupas e acessórios?

Um closet completo no quarto é o sonho de muitas mulheres. E como este deveria ser? Funcional, com espaço suficiente para todas as suas roupas e acessórios?

Imagem: Ornare

Simples ~ contudo, não simplório ~, com requinte na dose certa e soluções estratégicas que possam deixar o local sempre arrumado? Se tentar responder a tudo isto é complicado demais para você, então simplifique a sua vida. Acompanhe nossas dicas de planejamento.

Por que ter um closet dentro do quarto

Falamos que um closet precisa ser prático e esteticamente agradável. Agora, vamos retroceder as informações e tentar compreender as vantagens de se ter um closet no quarto. 

Bem, o que os designers de interiores perceberam, ao longo dos anos, é que as pessoas desejam ter um canto como esse, diferenciado, para montarem os seus looks. Dentro dos armários era ruim, as roupas ficavam escondidas e era difícil manter a ordem.

Um ambiente reservado como ‘walk-in closet’ é uma solução mais atraente. Neste caso, podem-se deixar todos os conjuntos de roupas separados por estilo, cor ou estação. 

No local, pode haver nichos especiais para todo o tipo de peça ~ íntimas, sociais, de inverno e mais ~ e também acessórios ~ como sapatos e bolsas. Além disso, outros detalhes que possam facilitar e estimular positivamente a rotina da pessoa.

Imagem: Piloni Arquitetura

Imagem: Iara Kilaris

Como montar o closet perfeito dentro de casa

O closet dos sonhos é mais fácil de ser montado do que muita gente imagina. Basta um pouco de espaço para se criar um canto perfeito para as roupas.

Especificando mais, algo em torno de 6 m² para o mínimo de conforto e praticidade. Mas não se pode esquecer-se dos 70 a 80 cm livres obrigatórios para a circulação, mais os 60 cm de profundidade para o armário. Eis um closet.

Isto quer dizer que, teoricamente, pode-se montar um closet em uma despensa pequena, num corredor ou até em outra área livre e sem utilidade da casa. 

Mas para saber se o espaço reservado será mesmo suficiente é preciso, antes, responder a algumas questões. Por exemplo: qual a quantidade de roupas que serão guardados no local? Bem, são coisas que o designer deve saber de seu cliente.

Imagem: João Armentano e Iara Kilaris

Closet aberto ou fechado

Outra questão importante a ser discutida é quanto a criar um closet aberto ou fechado. Bom, é até indicado que seja previsto uma janela para o closet ~ evitando, assim, que a umidade ambiente deixe as peças mofadas. Mas quanto à poeira e a luz interferindo nas condições das peças? Daí a incerteza de se ter ou não nichos fechados por portas.

Outro problema de poder visualizar as prateleiras e os cabideiros dentro do closet é que, se a pessoa não for muito organizada, verá constantemente sua bagunça exposta. 

O que o designer pode sugerir, então, é mesclar partes abertas e fechadas ~ sobretudo privilegiando áreas especiais da proposta. Assim, as roupas mais delicadas sempre ficariam a salvo.

Imagem: João Armentano

Imagem: Iara Kilaris

Colocando em prática o projeto do ‘closet dos sonhos’

O closet perfeito deve ter um espaço certo destinado a cada tipo de roupa para deixar tudo o mais bem organizado possível ~ como se deve. A começar por cabideiros para vestidos longos, camisas, calças e casacos. 

Nichos para colocar caixas e cestos com acessórios. Prateleiras para peças dobradas ~ como blusas de linhas e malha, além dos blusões de lã. E gavetas para roupas íntimas, pijamas, roupas de ginástica e mais.

Imagem: Ornare

Dicas especiais

Para que o closet fique a altura dos sonhos de uma mulher ele tem que ser construído em um material de qualidade. 

Sua marcenaria pode ser feita em MDF revestida com lâminas de madeira ou laca; ter montantes de alumínios; e partes em vidro temperado. Os puxadores também são um detalhe muito importante neste caso ~ algo que pode dar mais personalidade aos armários.

Pensando em valorizar ainda mais a proposta, o designer pode propor que no closet haja grandes espelhos ~ onde a pessoa poderá sempre conferir o seu look de “corpo inteiro”. Também áreas destacadas por spots ou iluminação de LED. 

Talvez um puff no centro do ambiente servindo de assento para calçar os sapatos. Além disso, uma penteadeira, uma sapateira, uma prateleira para bijuterias ou suporte para casacos e chapéus.

Imagem: Iara Kilaris

Imagem: Espaço do Traço Arquitetura

Agora que você conferiu todas as dicas, pense no seu closet dos sonhos. Qual modelo de projeto seria perfeito para você? Use os exemplos incríveis apresentados nesse post como fonte de inspiração.

*As dicas de planejamento deum closet foram criadas em parceria com a equipe Viva Decora.

Comente pelo Facebook
Escreva o seu comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui

UP
YouTube   FeGonçalves