Por Fê Gonçalves  •  29 abr 2019
0 Comentários

Dicas de como montar um Home Bar cheio de estilo na sala de estar

Decoração, Lifestyle

Existem pessoas que simplesmente não conseguem imaginar uma vida sem amigos. Elas adoram receber visitas.

E é por isso que planejam toda a decoração dos ambientes sociais de sua casa, como sala de estar e jantar. Elas visam oferecer mais conforto e bem estar para seus convidados. Têm como objetivo confraternizações sempre alegres, divertidas e descontraídas!

Imagem: Andrea Petini

Para os brasileiros, é considerada uma conduta absolutamente normal recepcionar os amigos em casa com comes e bebes. Nesse caso, pode ser interessante ter um canto especial na sala, varanda ou cozinha, destinado à preparação de drinks.

E esse local é, geralmente, chamado pelos projetistas de interiores de Home Bar. Mas, afinal, o que é exatamente isso? É o que se discutirá nos tópicos a seguir!

Imagem: Andrea Petini

O que é um Home Bar?

Já se pôde ter uma ideia preliminar sobre o que é um Home Bar. Trata-se de uma pequena área de bar dentro de casa. Ou seja, um ponto da decoração planejado exatamente para a tais funções de ‘recepcionar’ e ‘beber’.

Pode ser um espaço pequeno, simples e reservado dentro de um determinado ambiente social. Ou um canto muito evidente e bastante sofisticado, em destaque na proposta, tanto faz.

O fato é que o Home Bar, independente de onde for montado ou do tamanho que tiver, precisa atender o seu propósito. Ele deve abrigar garrafas, taças e todo o mais que for preciso para se preparar drinks.

Seu visual deve estar de acordo com a decoração do ambiente em que se encontra e com o gosto do próprio dono do imóvel. No fim, se ele for montado certo, vai proporcionar uma experiência bem agradável aos convidados!

Imagem: Red Square Arquitetura

Qual o local ideal para montar um Home Bar?

Há duas razões, portanto, para uma pessoa querer ter um mini bar dentro de casa. A primeira delas é porque ela quer “algo a mais” para oferecer aos amigos quando estiver promovendo uma confraternização em casa.

Imagem: Andrea Simas

Outra hipótese é porque ela simplesmente é uma apreciadora de bebidas. Esta escolha é de cada um, assim como o local para montar o tal Home Bar.

Geralmente, o que arquitetos e designers indicam é montar um canto especial assim em um dos ambientes sociais da casa.

Imagem: Adriana Diegues

Pode ser num aparador, rack ou estante da sala de estar. Também pode ser sobre balcão buffet ou dentro de cristaleira na sala de jantar. Mas, outras opções aceitas ∼ só que menos comuns ∼ é na varanda da casa, próximo a um espaço gourmet, na cozinha, sala de jogos ou ainda num home office.

Imagem: Juliana Conforto

Como montar um Home Bar?

Já se sabe que o tamanho do Home Bar pode variar dependendo do local da casa escolhido e seu espaço disponível. Há uma tendência em expor garrafas, copos e taças em nichos e prateleiras de estantes e balcões que fazem divisão entre salas e cozinhas integradas.

Esses objetos também podem ficar escondidos atrás de portas em vidro translúcido. Ou visíveis sobre bandejas coloridas e brilhantes.

Imagem: Pietro Terlizzi

Esta última opção é, aliás, bastante simples; não ocupa muito espaço e pode ser mudada de local sempre que a pessoa quiser. Muita gente prefere manter sempre uma bandeja pronta, montada em pontos estratégicos da casa.

Se a peça tiver alças melhor, pois pode ser, eventualmente, transportada para a mesa de jantar ou balcão de refeições, por exemplo; ou até ser levada sobre um carrinho auxiliar da cozinha até o jardim.

Imagem: Bianchi & Lima Arquitetura e Andrea Simas

O que colocar num Home Bar?

Se a pessoa preferir montar o seu Home Bar todo em uma pequena bandeja, obviamente, vai ter de reduzir o número de utensílios para fazer drinks de sua lista.

Agora, se ela reservar uma parcela maior de um móvel ou mesmo projetar uma grande peça para esse fim poderá ter, no local, até mais itens do que o necessário. São exemplos equipamentos como frigobar, adega climatizada, choppeira e muito mais.

Imagem: SP Estudio e Studio Scatena Arquitetura

Como destacar um Home Bar na decoração?

Um simples agrupamento de garrafas não poder ser classificado como Home Bar. É interessante deixar nas proximidades copos e taças, abridores, dosadores, suportes e outros utensílios necessários para fazer e servir drinks.

Mesmo assim, tal canto da casa pode passar despercebido pelos olhos do observador. Isso vai de encontro com o propósito de montar algo especial assim na decoração.

O Home Bar precisa ser visto e apreciado pelos convidados. Seu suporte, que pode ser uma bandeja, precisa ter uma cor chamativa, uma textura marcante ou um brilho intenso que se destaque do todo.

Também é sempre bom acrescentar, ao redor, mais elementos que venham a valorizar a decoração local. Por exemplo, vasos de plantas, quadros, porta-retratos, itens de coleções, livros raros e mais.

Imagem: Vanessa Pedon

Agora que você já recebeu todas estas informações, é hora de fazer o seu próprio Home Bar. Estude a melhor maneira de montar este canto especial em sua casa e torne a experiência de receber seus amigos em casa mais divertida!

*As dicas para montar um Home Bar na sala de estar foram criadas em parceria com a equipe Viva Decora.

Comente pelo Facebook
Escreva o seu comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui

UP
YouTube   FeGonçalves