Por Fê Gonçalves  •  19 out 2018
0 Comentários

Como melhorar a autoestima? 5 Lições que aprendi…

Beleza, Lifestyle, Moda & Estilo

Na correria louca do dia a dia, muitas vezes deixamos de olhar para a gente com amor e carinho, colocando a autoestima de lado. Porém, o amor próprio é muito importante e hoje vamos bater um papo pessoal onde compartilho 5 lições que aprendi sobre gostar da gente mesma…

5 Dicas para melhorar a autoestima da mulher moderna

Foto: Adriana Oliveira – @adrioliv_fotografias

O vídeo ficou bem legal, fiz com muito carinho e espero que a conversa sobre autoestima seja positiva. Vou amar se você conferir e me contar o que achou. Dá o play:

Nós, mulheres, somos bastante críticas com a gente. Estamos insatisfeitas com o nosso corpo, cabelo, humor, personalidade… nem sempre nos amamos e gostamos do que vemos no espelho.

Entendo que a baixa autoestima também é uma fase que prepara para transformar a mulher que somos e nos tornar mais fortes.

A questão é que esse comportamento não pode se tornar algo frequente. Em alguns casos, eles tomam conta e se tornam um hábito. Vira uma reação meio que natural e nem percebemos que as nossas atitudes nos inferiorizam e nos tornam pessoas negativas.

Como identificar se você está com baixa autoestima?

Alguns sinais e comportamentos ∼ que até mesmo já vivenciei e sempre me esforço para ter reações positivas em meio as dificuldades ∼ alertam quando se está passando pela fase de baixa autoestima:

– encontrar defeitos em você, nada está bom;

– não aceitar elogios, ou melhor, ter dificuldades de receber elogios;

– ser muito insegura ao ponto de imaginar que quase tudo dará errado;

– focar nos 10% que deram errado e não nos 90% que deram certo.

As 5 lições que aprendi sobre autoestima

 

Aceitação

A autoaceitação faz parte do processo. É preciso gostar da gente e nos amar como somos, cada mulher é única. Ao invés de passar a vida brigando com o seu corpo, que tal se olhar no espelho com mais amor e carinho, com menos autocrítica e buscar não se cobrar tanto pela perfeição?

Claro que não quero dizer que é para se tornar uma pessoa despreocupada com a aparência, mas sim buscar o equilíbrio. Eu mesma já me cobrei muito e também passei pela fase da não aceitação…

Comparação

Já me peguei me comparando com outras mulheres. Em tempos de redes sociais, Instagram, a gente tende a pensar que a vida de outras pessoas é mais perfeita que a nossa. Só que não é, cada um tem os seus problemas e batalhas, aquela imagem é muitas vezes produzida. A comparação leva a gente a se inferiorizar o tempo todo e isso não é saudável.

Aos poucos fui aprendendo a filtrar melhor essas coisas e treinar o meu olhar, julgar menos e me valorizar mais.

Autoconhecimento

Um dos caminhos mais importantes que nos levam a desenvolver autoestima é o autoconhecimento. Conhecer mais sobre si mesmo é importante e na minha opinião esse processo está ligado ao amadurecimento. Quando era mais nova não sabia muito bem lidar com esses sentimentos. Conforme o tempo foi passando fui aprendendo a lidar melhor comigo.

Relação com a moda e a beleza

Provavelmente você já ouviu falar que moda, beleza, maquiagens são futilidades e superficiais. Mas você já parou para pensar que se vestir e se maquiar é algo que também afeta outras áreas da sua vida? E que elas estão relacionadas a autoestima? Um look, a maquiagem, um corte de cabelo, fazer as unhas… tudo isso vem para valorizar você e ressaltar os seus pontos fortes.

A autoestima depende de você

Exercitar a autoestima depende de você, ela não está do lado de fora. Se conhecer é o caminho para o amor próprio. Toda mulher tem a sua beleza e o autoconhecimento te levará a descobrir o seu estilo, o que te levante, te motiva, te faz sentir linda, empoderada… te proporciona conforto e bem-estar.

5 Dicas para melhorar a autoestima da mulher moderna

E para concluir essa mensagem recomendo fortemente que assista o documentário “Embrace” no NETFLIX. Alguém já assistiu?

Espero que essa nossa conversa tenha sido positiva. Estamos em constante transformação, a minha autoestima não é perfeita, mas no geral precisamos nos orgulhar de quem somos.

⇒ Veja também:

Comente pelo Facebook
Escreva o seu comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui

UP
YouTube   FeGonçalves