Por Ma Alonso  •  09 set 2015
2 Comentários

Como escolher as cores na decoração

Decoração, Lifestyle

Na hora de construir ou reformar uma das tarefas mais difíceis é escolher as cores que darão harmonia na decor da sua casa. Pode ter certeza, essa é a dificuldade da maioria das pessoas e, por isso, prepararei este post com dicas importantes de serem levadas em consideração na hora de escolher as cores da sua decoração.

a melhor escolha_como escolher as cores na decoracao

Qualquer espaço pode ser renovado com cores, porém é preciso ter bom senso para não deixar o ambiente cansativo e cheio de informação.

♥ Esquema de cores

O grande segredo para alcançar um resultado harmonioso na hora de decorar é pensar no esquema de cores. Desde as paredes, piso, passando pelos móveis, objetos, quadros e tecidos. Um dos erros mais comuns na hora de escolher as cores dos objetos é não pensar no resultado final. A princípio pode parecer apenas uma questão de gosto, mas por trás desse estudo tem muito conhecimento e experiência. As regras para uso de cores são amplas. A primeira coisa é saber classificar os tons em grupos: frias, quentes, neutras e especiais {como o dourado e o prata}. No site Toda Materia você pode saber mais sobre a característica das cores.

Outra dica legal é conhecer o que cada cor transmite porque cada ambiente tem a sua função definida e, portanto, ela tem o poder de dar um toque de personalidade no ambiente e a passar a “energia certa”.

De acordo com o Feng Shui o efeito das cores é simbólico, terapêutico e repleto de energias e sensações. Por isso, vale a pena pesquisar antes de incluir uma cor no ambiente e também contatar um profissional para avaliar o que ficará bom ou não no projeto.

Além disso, a Pantone disponibiliza algumas paletas de cores que poderão ajudar na hora de escolher o seu esquema de cores.

a melhor escolha_paletas e cores da pantone

♥ Por onde começar?

Depois de um pouco de conhecimento teórico de cores é hora de botar a mão na massa. E por onde começar? Simples, das paredes aos objetos. As paredes e pisos são a base de tudo, os materiais são muito importantes porque, como as cores, também podem transmitir diferentes sensações. Dependendo do tipo de piso, madeira ou mármore, a escolha das cores é essencial para dar equilíbrio e, assim, alcançar o resultado desejado para determinado ambiente.

a melhor escolha_como escolher a cor da tinta da parede

Se você tem medo de errar basta usar as cores neutras que são as mais indicadas para a base da decoração. Mas como para toda regra tem uma exceção, dependendo do ambiente, escolher uma ou duas paredes para ousar com uma cor forte pode trazer aquele toque a mais de personalidade que você espera. Porém, pode-se deixar para colocar cor nos objetos, ou seja, se nas paredes usamos os tons mais neutros nos objetos a regra é o contrário: usar cores! E claro, sempre levando em conta a harmonia do todo, de forma que o resultado não fique cansativo e exagerado.

a melhor escolha_use cores nos objetos de decoracao

a melhor escolha_dicas para usar as cores na decoracao

Uma dica bacana é pedir algumas amostras para o encarregado da obra, assim você consegue visualizar com mais exatidão a cor que vai ficar e se você realmente irá gostar dela.

O uso de cores em um ambiente tende a deixar o espaço moderno e mais agradável. Alguns tons passam uma sensação de bem-estar e paz, como é o caso do azul.

Na hora de decorar procure não escolher materiais e cores nos mesmo tons, trabalhar com contrastes ajuda na hora de destacar alguns objetos e não deixar o resultado sem graça. Mas tudo com equilíbrio, sem exagerar, sempre!

a melhor escolha_cores na decoracao

E se você ainda tiver dúvidas, acesse o site das marcas de tintas para checar o resultado por meio dos simuladores que eles disponibilizam. E a dica final é sempre fazer um teste de cor em uma das paredes antes de começar a pintura, algumas tintas podem mudar de cor depois de secas.

Gostaram das dicas? Conte para a gente nos comentários!

Um beijo e até o próximo post!

Sobre Ma Alonso: Publicitária, Marketeira, adora fotografia, filosofia e é apaixonada por Design de Interiores!
Blog: Aubedouce
Instagram: @aubedouce

Comente pelo Facebook
Escreva o seu comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui

2 Comentários
  1. Carol R. - 09/09/15 - 12h24

    Fe
    Eu não saberia fazer isso sozinha pedi ajuda pra uma arquiteta
    bjs

    Responder
  2. Janeisa Maria - 09/09/15 - 19h02

    Amei o gato no braço do sofá. As cores dão vida aos ambientes e revelam traços de nossa personalidade que pode ser aprendida com os eus significados. Eu adoro azul e branco na decoração e minha sala é assim com os vasos em chinoiserie. A seleção de imagens que você escolheu está linda.
    Bjs
    http://www.brasildobem.net

    Responder
UP
YouTube   FeGonçalves