Dando continuidade ao post da May “Qual o melhor remédio para emagrecer”, hoje trago a minha história de mudança de hábitos e estilo de vida.
No final de 2010, assim que finalizei a faculdade, iniciei uma reeducação alimentar e intensifiquei a prática de exercícios físicos. Já fazia academia, porém a minha vida estava uma loucura e não me dedicava o quanto gostaria. E ainda tinha um motivo a mais para emagrecer: iria me casar em outubro de 2011!
Eu pesava 65 kg, com 1,62 de altura, muita gente achava que eu estava bem, mas eu não estava satisfeita. Olhava-me no espelho e não gostava do que via e o meu manequim aumentava cada vez mais (o tamanho das minhas roupas variavam entre 42 e 44). Isso não era somente uma questão de estética, estava mais voltada para a busca por qualidade de vida e preocupação em cuidar da minha saúde, pois tenho histórico de doenças na família e, de certa forma, queria me prevenir.
Foto um mês antes de iniciar a mudança dos meus hábitos…
Assim comecei a fazer escolhas, com muita disciplina e autocontrole, aliás, essas são as palavras chave. Substitui a massa branca pela integral, reduzi o consumo de carboidrato, doces (não uso açúcar) e frituras. Passei a comer mais frutas, saladas, grelhados, fibras, a tomar chá, muita água e o mais importante: comer de 3 em 3 horas. Essa prática é essencial para manter o metabolismo acelerado e diminuir a fome na próxima refeição.
Durante 10 meses o meu corpo mudou bastante e perdi todas as minhas roupas (precisei renovar o meu guarda-roupa…rs). Cheguei a pesar 51,5 kg no dia do meu casamento. Estava feliz, me sentindo bem com o meu corpo, a minha autoestima e autoconfiança melhoraram e eu estava satisfeita. Minha disposição, o meu cabelo e o aspecto da minha pele melhoraram bastante também.
Como estava magrinha de noiva e no dia mais importante da minha vida!
Desde o começo estava decidida que essa mudança não seria temporária, mas sim para a vida. Recebi críticas, tentaram me tirar da dieta, mas eu estava focada e decidida a mudar. Essa fase foi e ainda é de autoconhecimento e de aprender a ter mais controle da minha vontade de comer (parece ter sido fácil, mas não foi). Aprendi a tirar o foco da comida e apreciar os momentos. Claro que tenho minhas estratégias, antes de sair de casa, por exemplo, como algo leve e sempre tenho na bolsa um lanche, como fruta ou barra de cereal.
Em outubro de 2012 fui entrevistada pela Revista Veja na matéria de capa sobre “Força de vontade”
Durante todo o período que emagreci não passei por uma nutricionista, mas pesquisei muito para me informar sobre alimentação saudável e atividades físicas para acelerar o meu metabolismo. Logo após o processo de emagrecimento fui à nutricionista e depois de realizar o exame de bioimpedância descobri que estava ganhando massa magra, devido a prática de exercícios físicos como a musculação. Mas para quem quiser iniciar uma fase de reeducação alimentar e emagrecimento aconselho consultar um profissional para se orientar e fazer exames para checar se a sua saúde está em ordem.
Agora todos os meus esforços são para manter o meu peso e melhorar o desempenho físico. Não me arrependo da minha escolha, convivo com essa mudança de hábitos de forma natural. Vivo muito bem assim e é raro eu ficar doente, como uma gripe ou resfriado. Tomar remédios, então, é mais difícil ainda.
Espero contribuir e te inspirar a rever os seus hábitos, pois só você pode interferir nas suas ações e no seu modo de vida.
Compartilhe nos comentários se você também está passando por essa mudança de hábitos e como está sendo. Ou até mesmo se tem vontade de mudar…
Fê….já te disse outras vezes e vou continuar dizendo….vc é um exemplo pra mim…Força…foco e determinação. Eu emagreci 18 kg me inspirando em você e continuo buscando mais….Parabéns pelo blog, ficou lindo!!! Tenho certeza que vai ajudar outras pessoas que tem o mesmo objetivo!!!
Lê, fiquei feliz com a sua visita e carinho, obrigada!
Admiro a sua determinação, também, acompanhei todo o seu processo de emagrecimento e mudança de hábitos. O mais legal foi ver você inspirando muita gente, assim como eu pude ser a sua inspiração, com muita alegria (e que responsabilidade, hein…rs).
Você está ainda mais linda e isso se refletiu na sua família.
Parabéns pele resultado e com certeza: força, foco e determinação é o nosso lema! 🙂
Beijosss
Oi Fernanda!!
Eu acho fantástico a sua mudança, a coragem e a sua determinação,é realmente inspirador! Eu não sabia da matéria na Veja, que fantástico!
Eu tb quero mudar, mas não é fácil.Vc vai ser minha “musa inspiradora”
Bjs
Sonylena, pode deixar que vamos te inspirar muito por aqui, acompanhe a gente e as dicas que daremos. Nunca é tarde, não é fácil, mas é possível e precisa querer muito. Qualquer dúvida é só mandar para a gente no [email protected]. Bjus
Fê, você cortou o açúcar totalmente? De uma hora pra outra? O que você fez pra substituir?
Não dava vontade de atacar um brigadeiro? kkkk
Oi Ma, sim, cortei o açúcar, eu já evitava colocar em bebidas, por exemplo, mas agora não uso em nadinha mesmo. Adoçante também evito, uso raramente por causa da química. Consumo alimentos sem a adição de açúcar, mas que vem adoçado com sucralose. No começo deu vontade de comer brigadeiro, mas hoje virou um hábito e já não sinto esse desejo. E se eu tiver uma porção já vale, mas perdi o constume do comer doces açucarados e o efeito pra mim acaba não sendo o mesmo. O doce se tornou enjoativo! Questão de hábito mesmo! Bjus
Como proceder então, se eu sou viciada em açúcar?
Estou tentando manter hábitos saudáveis para a vida também, e não só numa dieta temporária. Consigo substituir massa branca pela integral facilmente, nunca comi muita fritura e etc, mas açúcar tem sido em grande problema pra mim :/
Inclusive acho que ele foi o principal motivo pelo qual eu engordei tanto.
Pra mim a mudança foi na cabeça, trabalhei muito o autocontrole e hoje isso é bem natural. Não foi fácil, mas posso dizer que não é impossível. Bjus
Fernanda, que história legal! Admiro muito essa determinação, está de parabéns!!!
Oi Kelly, obrigada! 😉
[…] algo açucarado. Acredite, isso é motivo de espanto e tema de conversa de qualquer evento, mas realmente mudei e hoje isso não é mais tão essencial para mim. Mas já foi um dia, nem sempre fui assim, comia […]
Que máximo Fê!!!
Te admiro muito por tudo isso! Não é fácil fazer uma reeducação alimentar, ainda mais antes do casamento. Com tanto stress. Você arrasou!
Confesso que ando bem desleixada com os exercícios físicos e sinto até mais preguiça por não estar fazendo nada. Mas pretendo mudar isso esse ano. Ainda mais que tô ficando cheia de dor. A idade ta chegando! Hehehe…
Beijo
Oi Lala, obrigada pelo carinho!! Sem dúvida não foi muito fácil, mas estava tão focada no meu objetivo que segui firme e forte. E hoje me cuido para manter. Realmente praticar atividade física faz bastante diferença no nosso organismo como um todo. Espero inspirar você a mudar esse cenário. Se cuida, lindona!! Um super beijo