Por Fê Gonçalves  •  05 set 2016
1 Comentário

Colágeno: Proteína funcional para o bem-estar do corpo

Fitness

O colágeno tem tantos benefícios para o bem-estar e a saúde do nosso corpo! Além de estar presente no mundo da beleza em diversos cosméticos para melhorar a firmeza, elasticidade da pele e reduzir a flacidez, ele também ajuda na perda de peso e na saúde óssea.

colágeno um alimento funcional para firmeza da pele, bem-estar e saúde do corpo. Essencial para quem pratica atividades físicas.

Imagem: freepik

Não é a primeira vez que o colágeno é tema de post no blog. Já contei para vocês aqui neste post que consumo esse alimento funcional diariamente.

Tive a oportunidade de conversar com uma nutricionista sobre os benefícios positivos das versões de colágeno hidrolisado em pó, que são diluídas em água ou outras bebidas, como suco e vitaminas. E,  recentemente, fiquei sabendo que a Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto da USP, realizou uma pesquisa no qual avaliou os efeitos do suplemento em mulheres na faixa de idade entre 45 e 60 anos, durante 90 dias. A proteína tem um papel importante na sustentação dos tecidos.

Eu parto do princípio que é melhor investir em hábitos saudáveis para evitar problemas futuros de saúde e ter que ficar tomando remédios, sabe? Bem aquele ditado que é “melhor prevenir do que remediar”. Então, acho que vale muito investir na nossa saúde e, consequentemente, na beleza saudável de dentro para fora.

E qual versão ando tomando? Gosto bastante dos produtos da Sanavita, o colágeno hidrolisado da marca não tem adição de açúcar e nem glúten {a proteína é naturalmente sem lactose}.

colágeno um alimento funcional para firmeza da pele, bem-estar e saúde do corpo. Essencial para quem pratica atividades físicas.

colágeno um alimento funcional para firmeza da pele, bem-estar e saúde do corpo. Essencial para quem pratica atividades físicas.

Quais são as vantagens dessa importante proteína, presente na pele, na cartilagem e nos ossos?

♥ Protege os ossos e articulações

Quem pratica esportes sabe que os exercícios também desgastam as articulações, provocando dores de acordo com a intensidade. É ai que o colágeno entra como um reforço para prevenir ou amenizar esses problemas.

Isso não vale somente para os atletas, é para qualquer pessoa. As nossas articulações sofrem com ação do tempo, é por isso que os idosos sentem essas dores que chegam nos ossos.

Atenção para um alerta importante: o sobrepeso também acelera o desgaste das articulações! O ideal é iniciar esse cuidado próximo aos 30 anos para diminuir a probabilidade de comprometer a saúde e aliar o consumo do colágeno com um estilo de vida de hábitos saudáveis.

♥ Mais desempenho na prática de atividades físicas

Por ser uma proteína, o colágeno proporciona uma melhor recuperação dos músculos depois dos exercícios. Também dá mais mobilidade para o joelho e a região do quadril, justamente por reforçar as articulações.

♥ Ajuda a emagrecer

Quem leu o outro post viu que o colágeno aumenta a saciedade e ajuda a diminuir a fome. Isso funciona aliado a uma dieta e alimentação equilibrada.

♥ Melhora a aparência da pele

Tanto para as mulheres, quanto para os homens, o colágeno diminui a flacidez, dá mais elasticidade para a pele, amenizando os sinais de envelhecimento {rugas} e estrias. Também é ótimo para o cabelo e unhas, que ficam com uma aparência mais saudável.

♥ Alimentos que estimulam a produção 

É bom também comer alimentos que tem colágeno, ou estimulam a sua produção, que tenham as  vitaminas C, E e minerais como cobre, enxofre, selênio, zinco e o silício. São eles: frutas cítricas, melão, pêssego, abóbora, cenoura, atum, salmão, linhaça, nozes, castanha, amêndoa.

*Sobre a vitamina C: é responsável pela manutenção de uma pele saudável e também ajuda na cicatrização. Está presente na acerola, abacaxi, goiaba, caju, laranja, morango, limão, tangerina, agrião, pimentão, salsão e tomate.

*Sobre a vitamina E: age na membrana celular retendo água para deixar a pele hidratada e macia. Aposte em alimentos integrais, soja, nozes e óleos vegetais.

Viram quantos benefícios o colágeno proporciona para a nossa saúde? Lembrando que os efeitos de tomar a versão hidrolisada são a longo prazo, ok?

Comente pelo Facebook
Escreva o seu comentário
Você precisa estar logado para deixar um comentário.
1 Comentário
  1. Carolina R. - 05/09/16 - 11h24

    preciso fazer do colágeno um habito, eu esqueço de tomar
    bjs

UP
YouTube   FeGonçalves