Por Fê Gonçalves  •  01 dez 2020
0 Comentários

Cantinhos de estudo e diversão para as crianças ficarem em casa

Decoração, Lifestyle

Nestes novos tempos, a prática de estudar em casa tornou-se mais do que uma opção, mas uma necessidade. Só que esta também pode ser uma oportunidade de revermos as decorações de nossas casas. 

Repensando, por exemplo, a função que damos a certos pontos do imóvel. Ou sobre os ornamentos que escolhemos para personalizar alguns cômodos – como varanda, sala, quarto entre outros.

Será que há uma forma de manipular a decoração de interiores para que se tenha mais estímulo, vontade de estudar e brincar em casa? Os exemplos deste post provam que sim.

BG Arquitetura

Reserve um local tranquilo dentro de casa

Trabalhar e estudar em casa é desafiador. Isso porque, neste tipo de imóvel, há sempre muitas distrações ~ e é com elas que precisamos lidar todos os dias, sem perder o foco. 

Sendo assim, precisamos escolher o local certo para que possamos ter a tranquilidade necessária para realizarmos as nossas tarefas. Certamente, longe da televisão, da cama e onde haja silêncio, o mínimo de movimentação e imagens inspiradoras.

Cada um deve tentar encontrar o seu próprio local de trabalho e estudo em casa. Algumas pessoas vão sentir a necessidade de ter uma vista deslumbrante à sua frente – por isso um home office na varanda, por exemplo. 

Outros vão precisar de mais privacidade para ler em voz alta – daí a ideia de fazer um escritório na garagem. E tem quem não sente problema de trabalhar numa escrivaninha no quarto. Qual das opções parece mais adequada para você?

Imagem: Revista Viva Decora e Shiroma E Montemór Colab Decor

Retire do ambiente o desnecessário

Quando falamos que distrações atrapalham o rendimento de trabalho e estudo, queremos dizer todo o tipo de distração. Isso inclui não só ruídos, como o da televisão, mas também imagens caóticas ~ pode ser de quadros, papéis de parede e mais. 

Então, quando você reservar um espaço dentro do seu imóvel para realizar tais tarefas, tente tornar o cenário mais clean, descartando tudo que é desnecessário de sua decoração.

Melhor seria transformar o local numa tela em branco. Com a área liberada, será muito mais fácil deixar adequado o layout para a realização das tarefas. 

Isto inclui bons móveis e ornamentos certos. E não esqueça de reservar um cantinho para colocar vasos de plantas e móbiles – isto deve renovar o ar, além de dar mais vida e movimento ao ambiente.

Imagem: Revista Viva Decora

Invista nos móveis certos

Já pensou o que não pode faltar na decoração de um home office? Obviamente uma mesa e também uma cadeira ~ isto é o básico nos dias de hoje. Já outras pessoas vão sentir a necessidade de ter um cavalete para desenhos. 

Outros, um suporte para instrumentos musicais. Tudo vai depender do tipo de trabalho ou de estudo desempenhado neste pequeno escritório particular.

Os mais adultos vão desejar ter estantes e prateleiras para livros. Já os pequenos vão precisar de uma escrivaninha. E os mais pequenos ainda devem começar a sua educação dentro de um espaço descontraído e lúdico, como uma brinquedoteca. 

Aliás, um espaço infantil, como este, deve ser decorado com peças de design especial ~ com dimensões e ajustes adequados às diferentes fases das crianças.

Imagem: Fernanda Peçanha

Imagem: Revista Viva Decora

Encha as paredes de inspiração

Você já reservou o seu cantinho de estudos dentro de casa e, também, já o completou com móveis adequados para as suas atividades. Agora é a vez de personalizar o ambiente. Sabe qual a importância disto? 

Deixar o local mais alegre para instigar a sua imaginação; para levá-lo a ter boas ideias e ser criativo; e ser mais dinâmico e produtivo no dia-a-dia. Tudo isso simplesmente através da decoração.

Uma forma bem simples de realizar a personalização é utilizando papel de parede. A instalação deste material é simples e rápida. Para ambientes de estudo e recreação existem opções muito bonitas de papéis ~ por exemplo ~ que imitam prateleiras de livros com personalidades animadas. E ainda tem aqueles adesivos de parede que imitam paisagens de locais que você tanto gosta ~ o que pode te levar a ter bons pensamentos.

Imagem: Revista Viva Decora e Liliana Zenaro

Bônus | Brinquedoteca

Voltando a falar das brinquedotecas, suas decorações precisam ser um pouco diferente das áreas tradicionais de estudo em casa. Afinal, o foco aqui não é apenas aprender, mas se divertir também. 

Então, além da escrivaninha e pequenas mesinhas de desenho, vale ter no local um cantinho para brinquedos, videogame e muito mais. Também o recanto de descanso. E outro para a confraternização da criança com seus amigos.

Uma brinquedoteca pode ser um pequeno mundo encantado para o seu filho ou filha. Encha de cores de ambiente. Explore as texturas também ~ talvez com tapetes, por exemplo. E brinque com as opções de móveis em formato de casinhas, carrinhos, nuvens, árvores e mais.

Imagem: Revista Viva Decora

Imagem: Revista Viva Decora

Ideias não faltam, coloque a sua criatividade, o bom gosto e crie um cantinho especial para as crianças em sua casa!

*As dicas de como criar um espaço para as crianças na decoração foram criadas em parceria com a equipe Viva Decora.

Comente pelo Facebook
Escreva o seu comentário
Você precisa estar logado para deixar um comentário.
UP
YouTube   FeGonçalves
This error message is only visible to WordPress admins

Error: API requests are being delayed for this account. New posts will not be retrieved.

Log in as an administrator and view the Instagram Feed settings page for more details.