Por Ana Luiza  •  26 out 2015
8 Comentários

Boas razões para você começar a patinar

Fitness

Quando eu tinha cinco anos, ganhei um par de patins em um sorteio no programa do Bozo. Verdade! Pode rir, pode rir. Mas vou te contar que fiquei perdidamente apaixonada por aquela botinha de couro branca com quatro rodinhas vermelhas. Usei até cair aos pedaços. Patinava em tudo que é lugar: em parques, na garagem do prédio, na rua, na casa da minha avó. A sensação de liberdade na hora de patinar era incrível, e me lembro de ter certa dificuldade de saber a hora de parar e ir pra casa, de tanto que gostava.

fe goncalves de patins no parque ibirapuera

 

Essas lembranças voltaram quando li que a  Alguns especialistas, inclusive, afirmam que patinar é melhor para a saúde do que correr: queima calorias, manda embora as gordurinhas, melhora a resistência cardiovascular, afasta o estresse e fortalece o corpo ∼ mas sem o impacto sobre o solo, e com até 50% menos choque nas articulações.

Dependendo da intensidade das suas passadas, você consegue perder de 500 a 800 calorias por hora. Se escolher praticar por pelo menos uma hora, três vezes por semana, por exemplo, é possível deixar o corpo forte, resistente e definido em menos tempo que muitas atividades na academia. E com muito menos custos financeiros, já que o único grande gasto será a compra dos patins e dos equipamentos de proteção, e você só precisará de um local ao ar livre, em boas condições e com muito espaço, para treinar. Na hora que quiser, por quanto tempo quiser, quando quiser.

motivos para andar de patins para manter a forma

♥ Corpo modelado

Além de conferir mais resistência muscular, a patinação tem outros benefícios incríveis. Desenvolve a agilidade, os reflexos e a coordenação motora, melhora a flexibilidade das articulações, fortalece os ossos e os músculos, deixa você mais concentrada, melhora seu fôlego e manda o estresse embora. Mas não é só isso. Por conta da dificuldade que temos de manter o equilíbrio sobre as rodinhas, é preciso contrair várias partes do corpo. E isso, minha gente, trabalha seus músculos de uma maneira espetacular.

– Para evitar quedas, você vai precisar manter a postura ereta, o que deixa suas costas retinhas. Uma das regiões que mais saem fortalecidas com os movimentos é a lombar, já que seus músculos são ativados toda vez em que você precisar dar um passo.

– A mesma coisa é válida para o seu abdômen: ele precisa ficar o tempo todo contraído para que você se mantenha equilibrada. Com a ajuda dos movimentos necessários para você sair do lugar, como os giros de tronco, lá se vão as gordurinhas!

– Na maior parte do tempo, você precisará ficar com os joelhos flexionados. Quando você faz isso, os músculos das coxas se contraem. Isso significa que elas vão ser trabalhadas constantemente e ficar fortes e definidas.

– Para fornecer o apoio necessário para manter o equilíbrio sobre os patins e aguentar o peso do corpo, as panturrilhas também vão trabalhar dobrado. Como resultado, essa região vai ficar ainda mais forte.

– Outro feliz beneficiado pela patinação é o bumbum! Os glúteos também precisam estar sempre contraídos para a realização dos movimentos, especialmente em agachamentos e giros. Nem preciso dizer que eles ficarão durinhos, né?

♥ Como eu começo?

A não ser que você já tenha experiência, dificilmente irá calçar os patins e já sair por aí sobre rodas com extrema segurança, realizando os movimentos certos. É preciso muito treino! Por isso, o recomendado para iniciantes é fazer aulas com um profissional especializado. Não é difícil encontrar: há diversas empresas que oferecem treinamento e até mesmo instrutores particulares em muitos parques brasileiros, que podem dar as primeiras noções e até mesmo ensinar as algumas manobras.

O mais importante, no entanto, é que você se previna de acidentes desde o começo, com o uso de equipamentos de segurança: capacete, joelheiras, caneleiras, munhequeiras e cotoveleiras são essenciais. O capacete é fundamental, pois evita que você tenha problemas muito sérios se cair e bater a cabeça. Não arrisque! Outra dica que você não pode ignorar: alongue-se sempre. Antes e depois da atividade, para aquecer e depois relaxar os músculos e evitar lesões.

dicas para andar de patins com seguranca

Vale a pena lembrar que a avaliação física também é importante, especialmente se você está há muito tempo parada, ou se possui problemas na coluna e nas articulações. Ter o aval do médico deixa você mais livre e segura para se divertir sobre as rodinhas sozinha ou com os amigos e, de presente, ganhar um corpo saudável e bonito.

E você? O que acha de aproveitar que o verão está chegando para experimentar?

Sobre Ana Luiza Silveira: Jornalista, louca por assuntos relacionados a saúde e qualidade de vida, é fã de livros desde criancinha, tem uma paixão inexplicável por música latina e adora viajar.
Email: [email protected]

Comente pelo Facebook
Escreva o seu comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui

8 Comentários
  1. Carol R. - 26/10/15 - 10h51

    Fe
    Já tentei, mas morro de medo de cair kkkkk
    bjs

    Responder
    • Fê Gonçalves - 26/10/15 - 10h54

      Tem que praticar muuuuiiiitoooooo!!! E por causa da dança acho que você pode ter mais facilidade de se equilibrar sobre as rodinhas…rs…Beijos

      Responder
  2. Camila Faria - 26/10/15 - 11h27

    Eu já tive patins também, mas só quando era criança. Divertido demais, né???

    Responder
    • Fê Gonçalves - 26/10/15 - 11h33

      Demais, Ca, tive quando era pequena e tenho até hoje como pode ver pelas fotos…rs…Beijos

      Responder
  3. Gracielle Alves - 26/10/15 - 17h35

    Comprei um patins a pouco tempo e estou pegando o habito de patinar novamente, confesso que tem sido um desafio, pois vivo em quedas e alem de dolorida por elas ainda fico dolorida por causa da atividade física… hehehe

    Um beijo linda!
    http://www.casarsemdesleixar.com.br/

    Responder
    • Fê Gonçalves - 26/10/15 - 17h57

      Que bacana, Gracielle, patinar é muito gostoso e é sempre uma aventura! Vai devagar, treine com calma para não se machucar com as quedas. Espero que essas dicas te ajudem a melhorar no exercício. Um beijo

      Responder
  4. Lala Ismerim - 27/10/15 - 14h28

    Jura que patinar é melhor que correr?! Tô besta com tanto benefício!
    Por isso que era magra quando criança. Pois não saia de cima do patins! kkkkkk…
    Sério! Vivia com aquilo no meu pé e só tirava quando minha mãe brigava.
    Ando com muita vontade de comprar um já que os meus antigos não tenho mais. Mas também ando com medinho de levar umas quedas. Já não tenho mais o mesmo equilíbrio de antigamente. hehehe…
    Beijo

    Responder
    • Fê Gonçalves - 27/10/15 - 14h34

      Nossa, todo mundo que converso sobre patins e que teve na infância era super apegado a eles, que delícia recordar essa fase. Naquela época a gente brincava e hoje mantemos a forma com eles, não é? É muito gostoso, mas realmente tem que tomar muito cuidado com as quedas, cair hoje é bem diferente do que quando éramos crianças…hahahaha…Beijinhos

      Responder
UP
YouTube   FeGonçalves