Por Fê Gonçalves  •  20 maio 2019
2 Comentários

Os benefícios da atividade física na gravidez

Fitness, Lifestyle

A atividade física na gravidez faz muito bem! Ela proporciona diversas vantagens tanto para a mamãe como para o bebê…

Melhor ainda se a prática de exercícios físicos já fizerem parte do estilo de vida da mulher, ai as chances de dar continuidade na gestação serão bem maiores. Converse sempre com o seu médico para realizar o check-up e avaliar as melhores atividades, pois cada mulher e gestação tem as suas particularidades.

Tenho treinado todos os dias, de ritmo moderado. Sou muito grata, pois está correndo tudo bem e tenho a liberação do meu médico para fazer uma das coisas que não consigo viver sem.

Além de caminhar diariamente, tanto na esteira quanto no parque, a @stellakriegersk da @body_expression está me acompanhando mais de perto nas aulas de superioga para preparar e fortalecer o meu corpo.

Camiseta: New Balance

Lembrando que é muito importante conversar com o seu médico sobre quais são as melhores atividades para realizar no período da gravidez. Cada caso, perfil e gestação são diferentes, algumas atividades são liberadas e outras o médico pode orientar a ser mais cautelosa por segurança ou não liberar os exercícios mesmo.

Eu sempre treinei, então isso foi um processo bem natural, embora reduzi a intensidade dos exercícios nesse momento. O treino não é proibido durante a gravidez, mas é preciso ter cuidado com os excessos que podem sobrecarregar o bebê, o seu coração ou trazer algum outro tipo de risco para a mãe também.

 

Óculos: Lacoste by Marchon Brasil | Look: New Balance

Os benefícios da atividade física na gravidez

 

– Ajuda a diminuir o tempo de trabalho de parto;

– Diminui as dores das contrações e facilita o nascimento do bebê;

– Melhora a circulação e a respiração, o humor, o sono e alivia os incômodos na coluna;

– Auxilia no controle de peso, na prevenção da obesidade e do diabetes gestacional.

Quais atividades físicas realizar na gravidez

 

Caminhada, hidroginástica e dança: as atividade aeróbicas de médio impacto são indicadas.

Ioga, pilates e alongamento: essas modalidades fortalecem e preparam regiões específicas do corpo do pré-natal ao pós-parto. Elas também relaxam e melhoram o sono.

Treino funcional: prepara o corpo trabalhando com as necessidades específicas de cada fase da gestação.

Os cuidados essenciais para praticar atividades físicas na gestação

 

Na gravidez procure evitar:

– Posições deitadas de costas ou de barriga para baixo;

– Esportes de contato como futebol, basquete e lutas marciais;

– Atividades que tem alto risco de queda e alto impacto, como a corrida;

– Mergulho e surfe;

– Praticar exercícios em altitudes elevadas.

Por experiência: é incrível como os hábitos de vida saudável, incluindo os cuidados com a alimentação e a práticas de atividades físicas, fazem toda a diferença na nossa vida. Especialmente na fase da gravidez…

Além da saúde em si, faz um bem danado para a pele que passa por tantas transformações na gestação. Para prevenir estrias e melhorar a elasticidade da pele tenho uma rotina de cuidados diários, o que inclui muita hidratação. O aparecimento de estrias tem relação direta com a dedicação ao corpo nessa fase.

Para prevenir marcas indesejadas é essencial controlar o peso, por meio da prática de exercícios físicos e dieta balanceada, além de hidratar {muito!} a pele.

Desde o início da gestação crie o hábito de utilizar cremes e loções feitas especialmente para gestantes. Isso porque eles têm ativos específicos que tratam a pele e proporcionam alto poder de hidratação. Evite cremes com alta concentração de uréia ∼ acima de 3% ∼, além de canfora e chumbo.

E o mais importante: sempre converse sobre a sua rotina e cuidados com o seu médico. Cada mulher tem as suas necessidades e uma gestação diferente, então é importante e essencial monitorar a sua saúde durante todo o pré-natal.

Procure se cuidar e aproveitar bastante essa fase única e intensa que são as 40 semanas de gestação. Esse é o melhor momento para dar o primeiro passo e se cuidar ainda mais!

* As dicas e orientações sobre os benefícios da atividade física na gravidez tiveram como referência um material informativo da Libbs.

Comente pelo Facebook
Escreva o seu comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui

2 Comentários
  1. Camila Faria - 20/05/19 - 17h19

    Eu pratiquei ioga até a semana 38 e me fez SUPER bem. O meu treino também é intenso e precisei diminuir um pouco o ritmo à medida que a barriga ia crescendo. Não sei se teve relação, mas o meu parto normal foi ultra rápido, em 1h30 o Bernardo nasceu. Até a equipe médica ficou impressionada. Viva a ioga!

    Responder
    • Fê Gonçalves - 21/05/19 - 10h19

      Que coisa maravilhosa, Ca, amei saber disso e acredito muito que pode ter tido influência no momento do parto. Esse é o meu desejo, tenho trabalhado para fortalecer a musculatura. Obrigada por compartilhar!! Um beijo

      Responder
UP
YouTube   FeGonçalves