Por Fê Gonçalves  •  11 jun 2020
0 Comentários

Armário de cozinha: como escolher o seu!

Decoração, Lifestyle

A cozinha é o centro da casa brasileira. É o local onde as famílias mais gostam de se reunir. Também trata-se do cômodo onde estão guardados os alimentos e onde serão preparadas as refeições mais gostosas. 

Somos imediatamente atraídos a este setor do imóvel. Afinal, encontros felizes envolvem boa comida. E, então, as pessoas se deparam com uma decoração repleta de lindos modelos de armário de cozinha.

Sim, se a cozinha é um ambiente tão importante assim ~ sendo altamente funcional ~, é normal que receba bastante atenção por parte dos designers de interiores. 

De fato, ela merece uma decoração bem especial, a altura de todas as atividades que serão desenvolvidas no local ~ que são, afinal, essenciais para o funcionamento da casa. Confira neste post lindas sugestões de armários de cozinha. Você ficará admirada!

Imagem: Isabela Lara Nogueira Masini

Estilos dos novos armários de cozinha

Há certo tempo, pensava-se que decorações modernas precisavam parecer futuristas. Mas esta ideia ficou para trás. 

Logo se percebeu que os novos tempos combinavam com todo o tipo de estilo, desde que adaptados aos gostos e às necessidades despertadas pela vida contemporânea. Então, agora, são mais do que bem – vindos também os projetos em estilos clássicos, vintages, retrôs, candy color e muito mais.

Imagem: Espaço do Traço Arquitetura

Imagem: Revista Viva Decora

Quem define o estilo de decoração da sua cozinha é, portanto, você mesmo. Este ambiente, assim como todos os outros da sua casa, precisa combinar com a sua personalidade e da sua família. 

Também é importante que todos os detalhes da decoração deste cômodo estejam de acordo com o propósito de sua criação, que é atrair as pessoas para uma boa e saudável alimentação.

De algum modo, o visual da sua cozinha precisa dialogar com todo o restante da casa. Não quer dizer que esses setores precisam ser projetados da mesma forma. Mas é coerente que eles sigam a mesma linguagem estética. Assim, cria-se uma unidade harmoniosa para todo o imóvel ~ algo bem mais favorável.

Imagem: Cristina Lembi

Cores e acabamentos para armários de cozinhas

Se nós dissemos que os novos armários de cozinha em decorações modernas podem ser de estilos variados, é de se pensar que suas cores e acabamentos também o são. E é isto mesmo. 

Os diferentes modelos de armário de cozinha utilizados atualmente nos projetos de decoração de interiores podem ser em preto e branco, e em acabamento brilhoso. Mas também podem ser em outras cores ou texturizados e em acabamento opaco.

Móveis em MDF, com tamponamento na cor cinza, têm sido bastante requisitados para cozinhas recentemente. Para “quebrar” um pouco da “frieza” dessa decoração, são inseridos elementos na marcenaria em textura amadeirada na cor mel. 

Outra ideia bastante válida é pontuar o cenário com alguns módulos em cores intensas, como vermelho e amarelo ~ o acabamento em laca tem sido apontado como tendência na atualidade.

Imagem: INÁ Arquitetura

Imagem: Revista Viva Decora e Antônio Ferreira Junior e Mário Celso Bernardes

Detalhes especiais nos projetos de cozinhas modernas

As decorações modernas vêm acompanhadas da mais alta tecnologia e também das soluções mais simples e surpreendentes. Por exemplo, hoje em dia é possível se utilizar puxadores embutidos nos armários da cozinha ou mesmo puxador algum. 

É possível fazer um recorte especial na marcenaria para encaixar os dedos ou ainda instalar um sistema magnético que permite a aberturas das portas com apenas um leve toque.

Os armários de cozinha modernos podem ser compostos de módulos com medidas padrões ou serem fabricados sob medida, de acordo com o desejo do usuário. 

Hoje em dia, já existem à venda módulos especiais para embutir na cozinha diferentes tipos de eletrodomésticos. E têm armários em forma de torre, que vão do chão ao teto.

Imagem: Revista Viva Decora e INÁ Arquitetura

Alguns módulos, mais altos, abrem as portas com ajuda de pistões. Os armários inferiores podem ficar sobre pés metálicos ou fixados às paredes ~ ficando a cerca de 15cm do chão. 

Já os superiores podem apresentar detalhes interessantes, como nichos garrafeiros e outros nichos abertos para exposição de livros culinários e mais. Já os nichos fechados podem vir com transparências ou mesmo serem espelhados.

Revista Viva Decora

Algumas ideias bacanas tiradas dos exemplos deste texto são:

  • os gavetões paneleiros instalados em balcões;
  • portas largas que correm em trilhos metálicos; 
  • portas finas que escondem lixeiras;
  • módulos de armários que formam penínsulas ou que ocultam exaustores;
  • bancadas feitas de cimento e alumínio ao invés de pedra;
  • gavetas de suporte para cooktop.

Como você viu, ideias não faltam, é só escolher a sua!

Imagem: Revista Viva Decora

 Imagem: Triplex Arquitetura

Imagem: Revista Viva Decora

*As dicas de decoração com modelos de armário de cozinha foi feita em parceria com a equipe Viva Decora.

Comente pelo Facebook
Escreva o seu comentário
Você precisa estar logado para deixar um comentário.
UP
YouTube   FeGonçalves