Por Fê Gonçalves  •  13 ago 2015
5 Comentários

6 erros que cometemos nos cuidados com a pele do rosto

Beleza

Você já parou para pensar que pode estar cuidando da sua pele de forma exagerada? Ou você nem pode estar dando toda a atenção que ela merece para se manter saudável e sempre bonita? A pele facial, especialmente, é a região do nosso corpo que fica mais exposta ao sol, poluição, além de ser mais fina e refletir os maus hábitos na alimentação e transparecer que não andamos dormindo o quanto desejaríamos.

a melhor escolha_6 erros que cometemos com os cuidados com a pele do rosto

O nosso rosto precisa de uma atenção especial e de sob medida para cada tipo de pele. É super importante cuidar dela da forma correta e, se possível, seguir as orientações de um dermatologista. Para que você tenha uma rotina saudável de cuidados diários mostrarei os erros mais comuns e fáceis da gente cometer.

♥ Erro 1: Você precisa de vários produtos para ter uma pele saudável

O cuidado básico para ter uma pele saudável consiste em três etapas: limpeza, hidratação e proteção solar. Com esses três passos você já está no caminho certo para uma pele bem cuidada. Dependendo da necessidade de cada uma, o dermatologista pode indicar um tratamento mais adequado, pode ser um antiaging, antissinais, tratamento para acne… Olha só um exemplo de rotina básica de cuidado com a pele:

Limpeza: Normaderm Gel de Limpeza Profunda, da Vichy. Ele age na remoção profunda das impurezas da pele oleosa, sem agredí-la.

a melhor escolha_ Vichy Gel_Limpeza_Profunda Normaderm

Hidratação: O Effaclar Mat, da La Roche-Posay, é um hidratante ideal para pele oleosa, pois ele controla a produção do sebo e ajuda na redução dos poros.

a melhor escolha_EFFACLAR-MAT_Tube-Hydratant

Protetor solar: Sheer Physical UV Defense FPS 50, da SkinCeuticals, é um filtro solar, que minimiza as chances de irritar a pele. O seu uso é diário.

skinceuticals-sheer-physical-uv-defense-spf-50

Erro 2: Só beber água trata o ressecamento da pele

O uso de creme hidratante deve estar associado a ingestão de água para evitar a pele ressecada. É muito importante manter a hidratação do corpo, mas só beber água não vai resolver. É preciso usar um hidratante adequado para o seu tipo de pele. Produtos que levam ácido hialurônico e uréia, além da água termal, ajudam a manter a hidratação.

Um produto interessante para manter a pele hidratada é o Hydrating B5, da SkinCeuticals, que contém 0,5% de ácido hialurônico. Ele restaura a hidratação da pele deixando-a macia e suave.

a melhor escolha_skinCeuticals Hydrating

Outra opção é a Iso-Urea Loção, da La Roche-Posay, pois possui 5% de uréia e tem efeito suavizante de longa duração na pele. Sua textura ultra-fluida permite uma rápida absorção na pele.

a melhor escolha_ Iso Urea Locao La Roche Posay

A Água Termal Vichy é rica em sais minerais e oligoelementos que atua na defesa da pele. Ela ajuda a acalmar a pele e prevenir o envelhecimento.

a melhor escolha_agua_termal_vichy

♥ Erro 3: Não usar produtos com ácido retinóico, pois a substância pode “queimar a pele”

Muitos produtos antiaging e para acne, que contém ácido retinóico, podem ser usados durante o ano inteiro. Estes produtos foram elaborados para uso noturno e é essencial o uso do filtro solar ao longo do dia.

O Liftactiv HA Advanced, da Vichy, possui retinol puro em alta concentração. Ele é capaz de reduzir todos os tipos de rugas, até as mais profundas.

a melhor escolha_Vichy Liftactiv Retinol

O Redermic [R], da La Roche-Posay, é formulado com um exclusivo complexo retinóide e é indicado para rugas acentuadas e fotoenvelhecimento.

a melhor escolha_Redermic la roche posay

O Retinol 0.3, da SkinCeuticals, tem 0,3% de retinol puro, que estimula a produção de colágeno e corrige as linhas finas e rugas.

a melhor escolha_Retinol SkinCeuticals

♥ Erro 4: Só adolescentes têm acne
A acne deve ser tratada em qualquer idade, já que algumas pessoas podem ter acne na fase adulta. Por isso, há produtos para tratar especificamente o problema nesse período, como é o caso do Age+Blemish Defense, da SkinCeuticals.

O Age+Blemish Defense tem duas ações na pele adulta: ao mesmo tempo em que ele reduz a oleosidade e corrige as imperfeições relacionadas à acne, o produto minimiza os sinais de envelhecimento. Tudo isso graças à combinação de cinco ácidos: Ácido Salicílico, LHA, Ácido Dioico, Ácido Glocólico e Ácido Cítrico.

a melhor escolha_BLEMISH AGE DEFENSE SkinCeuticals

♥ Erro 5: Usar protetor solar só quando está exposto ao sol

Muita gente deixa de usar o protetor solar quando o dia está nublado e chuvoso. Não é bem assim, as nuvens bloqueiam apenas 20% dos raios UV, então os outros 80% continuam a atingir a pele podendo causar envelhecimento precoce, manchas e até câncer da pele. Além disso, o uso do protetor é indicado inclusive quando se está em ambientes fechados, já que a luz visível também pode trazer danos à pele.

O Anthelios AirLicium FPS 30, da La Roche-Posay, é indicado para pele oleosa pois controla a oleosidade e umidade da pele, além de possuir efeito blur, que disfarça imediatamente as imperfeições da pele.

a melhor escolha_ la roche posay anthelios_airlicium

O Capital Soleil FPS 50 com cor, da Vichy, é uma ótima opção para quem tem pele oleosa e quer simplificar a rotina diária da pele.

a melhor escolha_vichy capital soleil velvet face spf50

♥ Erro 6: Só com o uso do filtro solar estou protegida

Poucas pessoas sabem, mas 90% do envelhecimento precoce da pele é causado pela combinação da poluição e raios solares, segundo a fundação The Skin Cancer Foundation. Junto com o sol, a poluição acelera o ciclo natural de envelhecimento da pele de duas formas: esgotamento das defesas antioxidantes e danos causados por radicais livres. Por isso, a proteção usando um antioxidante é tão importante quanto à proteção solar, pois ela neutraliza a radiação ultravioleta infravermelha e os radicais livres causados pela poluição e o sol. Também diminui a aparência de rugas, além de estimular a elasticidade e firmeza da pele.

O Serum 10, da SkinCeuticals, protege a pele contra a radiação solar, radiação infravermelha e poluição. Além disso, possui ação antienvelhecimento e diminui a aparência das rugas. Indicado para peles normais a oleosas.a melhor escolha_SkinCeuticals serum10

Já o C E Ferulic, da SkinCeuticals, protege a pele contra a radiação solar, radiação infravermelha e poluição. Ele também atua nas rugas mais profundas e na perda de firmeza da pele. Indicado para peles com sinais de envelhecimento normais a secas.a melhor escolha_ SkinCeuticals ceferulic

Procurei mostrar alguns dos deslizes que cometemos quando o assunto é cuidar da pele do rosto, além de sugerir produtos que se pode usar em cada caso. Essas marcas são mais do que conhecidas por nós e reconhecidas no mercado para tratamento e cuidados com a pele facial. A grande maioria dos dermatologistas recomendam o uso desses produtinhos e, caso esteja em dúvida, pode conversar com o seu médico para entender quais deles são ideais para você.

Espero que esse guia seja útil para vocês tanto quanto foi para a minha pessoa. Agora me conta, alguém já usa algum deles e gostou do resultado? 

Comente pelo Facebook
Escreva o seu comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui

5 Comentários
  1. Lívia - 13/08/15 - 11h31

    Confesso que nunca fui muito cuidadosa com a pele do rosto e estou sentindo o reflexo disso agora. Agora estou correndo atrás do prejuízo rs. Adorei as dicas Fe. Fiquei com vontade de provar alguns produtinhos 🙂

    Responder
    • Fê Gonçalves - 13/08/15 - 11h34

      Pois é, Li, esse é o meu caso também. Acho que para a maioria das mulheres, normalmente quando somos mais novas não temos essas preocupações. Quando nos aproximamos e chegamos na casa dos 30 é que os sinais começam a ficar evidentes. Ai ficamos preocupadas e queremos cuidar melhor para compensar o que não prevenimos. Eu ando super cuidadosa e tento repassar tudo que aprendo e sei para vocês! Um beijo

      Responder
  2. Carol R. - 13/08/15 - 12h19

    Sou mega cuidadosa com a pele, mas claro cometo vários erros
    bjs

    Responder
  3. Anne Bollmann - 14/08/15 - 03h00

    Amo demais o gel de limpeza da Vichy! Uso todo dia por indicação do dermato, duas vezes. Funciona melhor na água fria, haha!

    Responder
  4. Lala Ismerim - 14/08/15 - 11h27

    Adorei as dicas!
    Eu tenho certeza que cuido pouco da minha pele. Mas, pelo menos, estou conseguindo usar o hidratante todo dia. Ah! E o filtro solar também.
    Beijo

    Responder
UP
YouTube   FeGonçalves
Instagram   @fegoncalvesoficial