Por Fê Gonçalves  •  02 jul 2014
6 Comentários

5 dicas para ter mais saúde e disposição

Fitness

Todos nós estamos “carecas” de saber que para termos uma vida com mais qualidade, saúde e disposição precisamos nos mexer e mudar alguns hábitos do dia a dia. Afinal, pequenos gestos, à longo prazo, são capazes de proporcionar alguns benefícios como melhorar o nosso rendimento nas tarefas diárias, prevenir doenças ou amenizar o impacto delas, entre outras.

26

Listei 5 dicas simples, que fazem muita diferença (afirmo por experiência própria), vem ver:

1) Detox para dar mais disposição

Mesmo que você já tenha adotado uma alimentação mais saudável, é natural que acumule toxinas no organismo que estão presentes em algum alimento um pouco mais gorduroso, nos doces ou nos refrigerantes que se consome de vez ou outra (ninguém é de ferro!). O suco verde (tem receita no blog do suco que tomo, é só clicar no link) é aquele velho conhecido e que dá uma força e tanto para promover uma faxina no organismo.  Existem outras práticas para ajudar a te dar mais disposição, como: eliminar ou diminuir o consumo de açúcar, carne vermelha, refrigerantes, frituras, embutidos, maionese, sucos industrializados, bebidas alcóolicas. Troque os carboidratos simples como arroz branco, massas e bolachas feitas com farinha branca pelos carboidratos complexos, como alimentos que levam a farinha integral e os grãos. Isso porque os carboidratos simples viram estoques de gordura corporal rapidamente e os complexos são metabolizados lentamente pelo organismo, dão mais energia e saciedade. Consumir mais fibras é excelente para melhorar o funcionamento do intestino e você pode investir nos cereais integrais (aveia, centeio, arroz), nas sementes (chia, gergelim, linhaça, girassol), legumes e verduras. Hidrate-se bem, tomando água natural, água de coco e chás (sem açúcar, claro!).

2) Durma mais

Dormir é luxo para muitos, mas não tem para onde correr, uma noite bem dormida (leia mais sobre a insônia no link) é essencial para recompor as energias e enfrentar a correria do dia seguinte. Passar noites sem dormir ou dormir menos do que deveria atrapalha demais também quem está querendo emagrecer ou ganhar massa muscular. Com passar do tempo, aumentam as chances de se desenvolver problemas sérios de saúde como hipertensão, doenças cardíacas e diabetes. Para quem quer emagrecer, a falta de um sono saudável desregula os hormônios do apetite e saciedade (isso explica os ataques à geladeira madrugadas afora). E por fim, para quem quer ganhar mais massa é durante o descanso que os músculos se recuperam das lesões dos treinos e crescem.

3) Atenção a respiração

As nossas emoções impactam diretamente na respiração: note que toda vez que você fica ansioso, estressado, nervoso e impaciente a respiração fica mais curta e superficial. Isso diminui a oxigenação no cérebro atrapalhando o funcionamento natural do organismo como um todo. Portanto, respire fundo e preste mais atenção a esse ato natural que deixamos de observar, mas que é essencial para nos manter vivo e o corpo funcionando em harmonia.

4) Aposte na playlist para dar mais gás no seu exercício

Quer se motivar ainda mais na hora daquela corrida, caminhada ou qualquer outra atividade? Aposte em músicas animadas, com muita batida, ou seja, com rítmos acelerados. Faça uma seleção de músicas, conforme o seu estilo, com rock, pop, clássica, eletrônica. Está mais que comprovado que uma boa música dá mais entusiasmo, melhorando a eficácia do exercício.

5) Invista nos superalimentos

Alimentos funcionais como o Gogi Berry (de baixa caloria, com alto teor de nutrientes e fibras), Óleo de Coco (rico em ômega 6 e 9 e tem efeito termogênico), Chia (com fibras, proteína, carboidratos e antioxidantes), entre outros, são ricos em nutrientes, combatem o envelhecimento e diversas doenças. Cada um tem a sua particularidade, mas pode apostar neles nas suas refeições ou nos lanches.

Lembre-se de sempre consultar um profissional nutricionista, o meu papel é transmitir algumas das minhas práticas que adoto desde quando emagreci e eliminei 13kg. Acredito que esses incentivos dão uma força e tanto para despertar mais curiosidade de aprender como podemos melhorar os hábitos e cuidar da nossa saúde. Você sentirá na pele!!

Se tiver alguma dica que faz a diferença no seu dia a dia compartilhe nos comentários.

Я предоставляю следующие услуги: topodin, Почему же происходит именно таким образом? Клиент создал хороший качественный сайт и вполне закономерно хочет, чтобы его ресурс находился в ТОПе и получал трафик уже сейчас, а не спустя 6 месяцев

Comente pelo Facebook
Escreva o seu comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui

6 Comentários
  1. Camila Faria - 02/07/14 - 09h37

    Nossa Fê, você emagreceu 13kg? Impressionante! Essa coisa de dormir bem faz mesmo toda a diferença do mundo. Eu passei um tempo tendo insônia quase todos os dias e eu ficava arrasada no dia seguinte. Acabada mesmo! Dormir bem deve ser sempre uma prioridade em nossas vidas!

    Responder
    • Fê Gonçalves - 02/07/14 - 09h42

      Sim, Ca, emagreci e desde lá mudei completamente a minha alimentação e os meus hábitos. E dormir faz toda a diferença, a gente não presta quando acumula várias noites de sono mal dormidas. Fazer atividades físicas melhora muito o sono, depois do banho relaxa o corpo e quando vejo os meus olhos estão fechando…rs…Beijos

      Responder
  2. Georgia Visacri - 02/07/14 - 13h02

    que dicas boas, uma vida com mais energia é tudo de bom! bjs

    Responder
    • Fê Gonçalves - 02/07/14 - 15h22

      Oi Georgia, que bom que gostou!! Beijos 😉

      Responder
  3. Sergio vieira - 03/07/17 - 11h16

    ótimo conteúdo, com certeza vai ajudar muito.

    Responder
UP
YouTube   FeGonçalves