Por Fê Gonçalves  •  27 jun 2016
5 Comentários

Os benefícios do pinhão

Fitness

Gente, como eu gosto de pinhão!! Sempre gostei muito, quando chega essa época de frio fico com desejo de comer a semente de araucária, que além de saborosa, é bastante nutritiva e ótima opção anti-envelhecimento e para o controle da fome

conheca os beneficios do pinhao e inclua a semente de araucaria na sua dieta durante o inverno

Dias desses comprei um punhado de pinhão e fiz em casa. O preparo é simples: cozinho o pinhão com água e sal em uma panela de pressão por uns 40 minutos. Depois, é só retirar a casca e comer puro ou usar em receitas de sopas, por exemplo, e até mesmo moer para usar a farinha do pinhão no preparo de massas. A semente, que não tem glúten, é uma ótima alternativa para celíacos.

♥ O pinhão auxilia no controle da fome

Por liberar o ácido linoleico o pinhão auxilia na redução da fome, sendo um ótimo aliado das dietas. Porém, como também é calórico não é bom exagerar na quantidade. Dê preferência para consumí-lo no almoço ou nos lanches entre as refeições.

♥ Retarda o envelhecimento

Quanta coisa boa tem no pinhão, isso me faz gostar ainda mais dele, kkkkkk. Por ter propriedades antioxidantes, a semente atua no combate ao envelhecimento, eliminando os radicais livres presentes no organismo.

♥ Fonte de fibras e vitaminas

Temos mais pontos a favor do pinhão para não dispensar a poderosa semente de araucária: ele é fonte de proteínas e minerais como o zinco, potássio, ferro, cálcio e cobre. As fibras presentes nele também ajudam a regular o intestino. Além disso, colabora no controle do colesterol, ajuda a reduzir a pressão arterial e a evitar doenças cardiovasculares. Quer mais motivos ainda? O pinhão também recupera a flora bacteriana e melhora o nosso sistema imunológico.

♥ Dá energia!

Já que é uma ótima fonte de carboidratos, proteína e magnésio, a semente dá uma força e tanto naqueles momentos de fadiga, quando a gente se sente cansado ou desgastado. Mas como comentei acima, por ser calórico não dá para comer grandes quantidades. E qual é a quantidade ideal para comê-lo no dia a dia? Segundo orientação de nutricionistas {vale checar com a sua!}, a recomendação é de ingerir 100g por dia ou 10 unidades, que tem em torno de 174 calorias.

Bom demais saber dessas informações super positivas de um alimento tão gostoso!!

Vocês também tem o hábito de comer pinhão no inverno? Aproveitem que agora é a época de consumí-lo, se tiverem alguma dica ou receita gostosa pode compartilhar nos comentários. 😉

Comente pelo Facebook
Escreva o seu comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui

5 Comentários
  1. Camila Faria - 27/06/16 - 13h23

    Hummm… pinhão é uma delícia mesmo! Fiquei até com vontade de comer agora!!!

    Responder
  2. Natalia - 27/06/16 - 21h27

    Nossa, esse post lembrou minha infância…eu comia demais quando era menor, minha mãe adora então sempre tinha em casa. Mas bota aí uns bons anos que não como pinhão, não sabia que tinha tantos benefícios! 🙂

    Responder
  3. Livia - 28/06/16 - 16h57

    Que ótima notícia Fe. Também AMO pinhão e não sabia de todos esses benefícios que ele tem. Pena que aqui não tem, fique morrendo de vontade agora 🙁 rs
    Beijos

    Responder
  4. Maria José de Souza Rodrigues - 04/05/17 - 07h37

    Eu amo essa semente desde pequena , nos saiamos cedo para pra mata catar o pinhão. Chegava em casa cozinhava ele era no fogao de lenha . Eramos 10 crianças. E todos se alimetavam, sem saber o beneficio da tal semente.

    Responder
    • Fê Gonçalves - 04/05/17 - 08h01

      Que delícia, Maria, adorei conhecer a sua história!! Pinhão é muito gostoso, eu adoroooo!!! Um beijo

      Responder
UP
YouTube   blogamelhorescolha
Instagram   @amelhorescolha