Por Ana Luiza  •  03 ago 2015
8 Comentários

Não sabe o que comer antes e depois de malhar? Aposte nas frutas!

Fitness

Difícil a gente se decidir sobre o que comer antes de ir para academia, né? Às vezes dá aquela vontade de atacar um bolo ou uma coxinha, pensando: “Ah, eu vou queimar todas as calorias depois, então não tem problema” ∼ atire o primeiro guardanapo da confeitaria quem é que nunca fez isso na vida! Porém, apesar do prazer momentâneo que essas delícias proporcionam, elas não são exatamente o combustível ideal para as horas pré e pós-malhação. O ideal é consumir coisas leves, que proporcionem energia e nutrição suficientes para você e seus músculos, e ainda colaborem com uma “recarga” de vitaminas e minerais. E as frutas, é claro, cumprem esse papel perfeitamente.

a melhor escolha_o que comer antes e depois de malhar

As vantagens do consumo são inúmeras. Por conter bastante água, elas ajudam a prevenir a desidratação; também ajudam a dar mais resistência ao sistema imunológico, reduzem os riscos de lesões musculares e até o aparecimento das cãibras. Também são ricas em um ingrediente fundamental para dar energia ao organismo: os carboidratos, que vêm da frutose {o açúcar presente nas frutas}. Calma, tem mais: elas ainda têm vitaminas e minerais ∼ muitos deles antioxidantes, que ajudam a eliminar os radicais livres produzidos durante a prática dos exercícios. Então, vamos ao placar: Frutas 10 x 0 Coxinha.

Antes de pegar a sacola rumo ao hortifruti, porém, você precisa de uma informação extra: nem toda fruta é ideal para o consumo antes das atividades físicas. Isso porque muitas delas contêm fibras, que podem causar desconforto gástrico e até “reclamações” do intestino, o que pode atrapalhar o desempenho. Laranja com bagaço, figo e mamão fazem parte dessa lista.

Animada com essa ideia? Veja a seguir algumas dicas preciosas:

♥ Antes de malhar
Independentemente do horário em que você se exercita, coma sempre de 30 a 40 minutos antes de chegar à academia. O melhor é optar por frutas de baixo índice glicêmico, como maçã, pêra, morango, ameixa e cereja {frutas vermelhas, em geral dão bastante energia para exercícios de longa duração}. Se você não gosta de comê-las puras, pode misturar com cereais integrais ou iogurte desnatado durante seu café da manhã ou lanche da tarde. Ou, ainda, preparar um suco de frutas batido, que ajudará a fornecer a energia e as vitaminas necessárias ao corpo, sem pesar no estômago.

Ah, e dois lembretes importantes: nunca pratique exercícios em jejum, nem coma demais antes do treino. As duas situações são prejudiciais ao corpo e podem fazer você se sentir mal durante a prática.

♥ Depois de malhar
Especialistas indicam que, para recuperar a energia perdida mais rapidamente, o melhor é consumir frutas com alto teor glicêmico. Laranja, melancia, manga, kiwi e mamão estão liberados nessa hora. Se você sofre com cãibras, sua melhor amiga é a banana, que possui bastante potássio e evita esses episódios tão desagradáveis. Nesta hora, você pode caprichar no cardápio e fazer um lanche mais reforçado, com pães ou massas, para saciar a fome e repor os carboidratos.

♥ Escolha certa
Veja o que algumas frutas podem fazer pelo seu organismo e acerte na hora de montar sua refeição:

Açaí – Ótima pedida para o pós-treino, tem alto valor energético e vitaminas B e E, além de variados compostos antioxidantes. Cuidado, porém, para não abusar da quantidade, pois costuma também ser bastante calórico. Leia mais sobre o açaí aqui!

Banana – Tem potássio, manganês e magnésio. Ótima aliada contra cãibras e boa fonte de energia para depois do treino.

Frutas cítricas – Ricas em vitamina C, combatem a ação dos radicais livres que são produzidos durante os exercícios. Além disso, aumentam a imunidade e ajudam o corpo a se recuperar mais rapidamente das atividades físicas.

Frutas vermelhas – Possuem vitaminas do complexo B, que cuidam do sistema nervoso, e são fonte de energia para exercícios de longa duração.

Laranja – Fruta com alto valor nutricional, traz vitaminas C e B6, ácido fólico, cálcio, potássio, fósforo, cobre e magnésio. Também é rica em fibras.

Maçã – Possui vitaminas A, B1, B2, B5, C, potássio, fósforo, magnésio, cálcio e ferro. Também vem sendo apontada, em alguns estudos, como uma boa aliada na prevenção do câncer e na diminuição do colesterol ruim.

Melancia – Rica em potássio, vitaminas A e B2. Também é rica em licopeno, que previne o câncer.

Pera – De alto valor energético, a fruta também contém grande quantidade de compostos antioxidantes e fibras. Traz em sua composição vitaminas B2, C e E, além de cobre e potássio. Também é ótima aliada para ajudar a baixar o colesterol.

a amelhor escolha_qual a melhor fruta para comer antes e depois de malhar

Agora conta para a gente, você gosta de comer frutas antes da prática de exercícios físicos?

Sobre Ana Luiza Silveira: Jornalista, louca por assuntos relacionados a saúde e qualidade de vida, é fã de livros desde criancinha, tem uma paixão inexplicável por música latina e adora viajar.
Email: [email protected]

Comente pelo Facebook
Escreva o seu comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui

8 Comentários
  1. Carol R. - 03/08/15 - 12h37

    Minha nutri me indicou comer proteinas, não curto, mas fazendo isso algum tempo já vejo resultados.
    bjs

    Responder
  2. Camila Faria - 03/08/15 - 13h01

    Eu sempre volto da academia morreeeendo de fome. Uma banana é sempre uma solução prática e deliciosa. Amo!

    Responder
    • Fê Gonçalves - 03/08/15 - 13h04

      Comi uma bananinha hoje logo depois que sai da academia também. 🙂 Beijokas

      Responder
  3. Bel - 03/08/15 - 14h50

    Sim, com certeza! Eu amo frutas mas comia mais como sobremesa. Hoje tento comer nos meus lanches e o efeito é que você se sente mais leve, consome menos calorias e de forma saudável. Como frutas até no cinema, o que geralmente era um chocolatinho ou até um hambúrguer.

    https://esoumhobby.wordpress.com/

    Responder
    • Fê Gonçalves - 03/08/15 - 14h56

      Muito bom, Bel, fruta no cinema é só para os fortes, parabéns!! Normalmente eu tenho uma Bananinha Paraibuna na bolsa e é ela que me salva quando estou na rua, inclusive no cinema. Beijos

      Responder
  4. Evelyn - 04/08/15 - 08h01

    Que dicas ótimas Fê! Vou favoritar esse post 🙂

    Acho que o mais importante de tudo, como vc frisou, é não malhar em jejum. Infelizmente ainda vejo muita gente fazendo isso :/

    Adorei o blog!

    Responder
    • Fê Gonçalves - 04/08/15 - 09h07

      Oi Evelyn, ficamos felizes que gostou das dicas, eu e a Ana Luiza agradecemos o elogio. Isso é verdade, muita gente vai malhar em jejum. Um beijo e obrigada pela visita! <3

      Responder
  5. priscilla barreto - 05/08/15 - 19h03

    Boa pedida eu geralmente tomo um suco com uma bolacha integral antes de treinar, e na volta vou no iogurte e proteinas (tipo queijo minas ou ricota).
    Mas frutas tb são uma ótima pedida.

    Bjs

    Responder
UP
YouTube   blogamelhorescolha
Instagram   @amelhorescolha