Por Dri Adorno  •  13 out 2016
3 Comentários

Lista para organizar o casamento

Casamento

Muitas pessoas sempre me perguntam o tempo que demorei para planejar cada coisa do meu casamento. Comecei a reparar que essa, inclusive, é uma pergunta bem recorrente das noivinhas que não sabem muito bem por onde começar. Sei que sou repetitiva na questão de que não existem regras quando estamos planejando um casamento, mas, no intuito de ajudar tentei separar aqui uma “lista” com o tempo X atividade baseada nada mais nada menos que na minha experiência. Por isso, gente, não se apeguem muito tá?

uma lista para noivas e noivos organizarem e planejarem o seu casamento

Imagem: iCasei

É apenas um guia que pode ser adaptado de casal para casal, considerando budget e data. A grande verdade é que se um casal quiser em um mês consegue planejar um casamento {vai depender do formato, mas mesmo assim dá para fazer!}. Espero que ajude, vamos lá!

♥ 12 meses antes da data

Escolhi 12 meses antes, pois normalmente as igrejas abrem com pelo menos um ano de antecedência a agenda para reservas, por isso, se quiser uma cerimônia religiosa na igreja o planejamento deve começar mais menos com esse timing.

O que deve ser pensado/feito:

Marque a data do casamento: mesmo se não for na igreja vale ter em mente o dia. Uma vez decidida/estabelecida essa data já começa de fato a ansiedade e o planejamento em si.

Comece a lista de convidados: mesmo que não seja a definitiva e mesmo que os noivos não saibam ainda o formato da festa. A lista embasa uma série de decisões de fornecedores importantes {local, buffet…}. Por isso, ter um draft é fundamental.

Escolha e reserve a igreja, espaço, buffet: toda essa parte de visita, degustação, negociação toma tempo. E o local e buffet são as bases do casamento, por isso, com um ano já dá para começar a orçar!

uma lista para noivas e noivos organizarem e planejarem o seu casamento

Imagem: sayido.com.br

♥ 10 a 8 meses antes

Aqui separei os itens que dependem muito das decisões acima:

Vestido de noiva e sapato: um dos itens mais ansiados pelas noivas! Confesso que até admiro as noivas que deixam para escolher o vestido mais em cima da hora? Eu não via a hora de decidir o meu vestido {pensava que não ia achar algo que gostasse}, e se ficassem feios? Muito fora do orçamento? Enfim uma série de ansiedades. Fiquei realmente FELIZ quando o vestido em escolheu!

Escolha as empresas de… foto e filmagem, decoração, músicos para a cerimônia e para a recepção. Por que fazer essas escolhas dá trabalho! E querendo ou não se você deixar para última hora pode ser que a sua banda ou fotógrafo já não tenham agenda.

uma lista para noivas e noivos organizarem e planejarem o seu casamento

Imagem: BHLDN Weddings

♥ 6 a 4 meses antes

Defina o destino da lua de mel: principalmente se assim como eu ∼ você pretende pagar em prestações {para não ficar muito pesado $$ e na última hora!}

Escolha as empresas de… convites, lembrancinhas, doces, bolo, bem-casados, traje do noivo, alianças. Muito detalhe, né, gente? Se dividirmos por períodos fica mais fácil não esquecer de nada!

Defina e convide os padrinhos, damas e pajens: ah, e já escolha as roupas que eles devem usar {terno, vestido daminha}. É importante ter essa antecedência até para eles se programarem quanto às roupas e ajudarem vocês a organizarem outras coisas.

Defina lembrancinha: se for dar chinelo, amêndoas, qualquer mimo para seus convidados.

uma lista para noivas e noivos organizarem e planejarem o seu casamento

Imagem: iCasei

♥ 3 a 2 meses antes

Mais e mais detalhes…

Providencie os documentos necessários para o casamento: já marca a data do civil, contrata a cerimonialista caso o casamento não seja na igreja.

Já vale montar a lista de presentes: bem como o site do casamento com informações para dar para as pessoas.

Pode começar a distribuir os convites: para as pessoas se programarem.

A noiva já pode começar a definir: penteado, acessórios para a cabeça e maquiagem.

Chá Bar ou Chá de cozinha: fazer nessa época é sempre uma boa ideia, funciona como um “esquenta” para o casamento. O clima de festa já vai contagiando {veja dicas para organizar o chá bar aqui}!

uma lista para noivas e noivos organizarem e planejarem o seu casamento

Imagem: weddinggawker

♥ 1 mês até o grande dia

Reuniões finais com os fornecedores: para alinhar todos os pontos, detalhes, horários, check lists, entre outros.

Entregue todos os convites: eu queria entregar pessoalmente todos os convites e adivinhem? Desisti rapidinho da ideia. Trabalhando, planejando tudo, é impossível! Comecei a “despachar” com mãe, sogra, tia, amigas. Se soubesse que “alguém iria se encontrar com alguma pessoa que eu ainda não tinha dado o convite já dava a missão.

Prova final da noiva: tanto de vestido quanto de maquiagem.

Arrumar a mala… para a lua de mel! ♥

Cheque todos os documentos: que vocês vão precisar para viajar, casar, mudar nome {caso a noiva opte por isso}.

Compra de supérfluos: plaquinhas para pista, luzinha, pluma, óculos, caneca que pisca, porta-guardanapo… Vale uma ida em uma Rua 25 de Março ∼ ou qualquer variante dela que exista onde você mora ∼ para comprar esses detalhes.

Estejam prontos para imprevistos: eles acontecem. Mesmo tendo tudo planejado e sendo super organizada, sempre tem algo de última hora que acontece. 😉

uma lista para noivas e noivos organizarem e planejarem o seu casamento

Imagem: iCasei

♥ No dia do casamento

Apenas aproveite: será um dos melhores dias de sua vida! Tente descansar e comer bem.

Gostaram? Quando a gente lista realmente dá para ver que é muita coisa para se fazer não é mesmo? Não entrei muito nos detalhes, pois a ideia é servir mais de guia! Mas tem vários itens aí que se desdobram e exigem mais trabalho. E vocês, com quanto tempo planejaram os seus casamentos?

Deixem suas opiniões nos comentários 😉 . Também lembro, como sempre, que quem casou recentemente e quer aparecer aqui, só escrever um e-mail no [email protected]

Beijos

Sobre Dri Adorno: Relações Públicas, Assessora de Imprensa, apaixonada por música, seriados, animais e vôleibol… não necessariamente nessa ordem!
Instagram: casandobydriadorno
E-mail: [email protected]

Comente pelo Facebook
Escreva o seu comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui

3 Comentários
  1. Gabi - 13/10/16 - 08h12

    Nossa, quanta coisa..srsrs…estou nessa também, me caso dia 03 de dezembro e é muito pepino pra resolver viu…srsr…adorei seu post, li tudinho e deu pra pegar algumas dicas, bjo.
    http://www.blogdagabiprado.com.br

    Responder
    • Dri Adorno - 13/10/16 - 22h13

      Que bom que gostou Gabi!!
      Se precisar de mais dicas, estou por aqui. 🙂
      depois posso escrever sobre seu casamento, que tal?
      bjs

      Responder
  2. Simone Emi - 13/10/16 - 14h16

    Amei 👍🏻👏👏👏👏☺️
    Ótimas dicas

    Responder
UP
YouTube   FeGonçalves
Instagram   @fegoncalvesoficial