Por Ana Luiza  •  07 dez 2015
0 Comentários

Guia para você voltar a dormir bem

Fitness

Todo mundo, pelo menos uma vez na vida, experimenta aquela sensação desconfortável de não conseguir pegar no sono. Rola na cama pra lá, rola pra cá, e nada. Ou, então, acordar várias vezes durante a noite, dormindo de pouquinho em pouquinho. O resultado, claro, é aquele cansaço enorme durante o dia. Se isso acontece em episódios isolados, tudo bem. Temos nossos períodos de estresse ou preocupações. O problema é quando isso se torna crônico, e você passa a sofrer com o que chamamos de insônia.

post com dicar para ter qualidade no sono e dormir bem

Imagem: Receita toda Hora

Mas saiba que você não está só. A Organização Mundial de Saúde aponta que 40% da população mundial tem problemas de sono. Aqui no Brasil, de acordo com o Instituto do Sono, 36,5% da população sofre com a insônia. E, se você já passou por ela, sabe que com o cansaço vêm também a irritabilidade, a sonolência e uma grande dificuldade de manter a concentração.

No entanto, esses não são os únicos efeitos sobre o seu corpo e sua qualidade de vida. Enquanto dormimos, o corpo precisa desempenhar uma série de funções para a manutenção do bom funcionamento do organismo. Ele se recupera dos desgastes ao longo do dia, trabalha para armazenar as suas memórias e produz alguns hormônios essenciais. Então, se você dorme mal, coloca em risco todo esse sistema e, a longo prazo, pode desenvolver doenças como obesidade, diabetes e hipertensão. E mais: se a privação de sono for intensa, você poderá ter até alucinações auditivas e visuais.

post com dicar para ter qualidade no sono e dormir bem

Imagem: Blog Pura Vida

♥ Mas o que é que provoca a insônia?

Especialistas afirmam que as causas principais são ansiedade, estresse, depressão, abuso de álcool e de medicamentos. Ou seja: nosso estilo de vida influencia, sim, a qualidade do sono. E agora, com o hábito de levarmos o celular ou o tablet para a cama para assistir a filmes e acessar as redes sociais, temos novos fatores: a luminosidade desses aparelhos e os estímulos provocados pelo conteúdo, que atrapalham o processo de relaxamento.

♥ É verdade que mudar a rotina ajuda a melhorar o sono?

Sim. Se você cria novos hábitos, pode colaborar para a volta de suas noites de paz com o travesseiro. Veja algumas estratégias para começar bem a noite:

– Estabeleça um horário para dormir e outro para acordar. E respeite-os todos os dias. O organismo irá se acostumar aos poucos, até que isso vire um hábito.
– Evite alimentos com cafeína, como chá preto, chá mate e café. Refrigerantes com substâncias estimulantes, como o guaraná, também precisam ficar fora do cardápio.
– Não coma demais, nem vá para a cama sentindo fome.
– Não beba álcool. Ou, pelo menos, consuma em doses moderadas.
– Crie uma rotina de sono, que pode incluir exercícios de alongamento, meditação e yoga, massagens relaxantes e uma trilha sonora bem calma.
– Se malhar à noite, prefira atividades que não sejam competitivas, para não deixar o cérebro “ligado”, e volte para casa pelo menos duas horas antes de ir para a cama.
– Apague o celular, a TV e outros gadgets estimulantes para não cair na tentação de checar mensagens ou ficar até tarde acordada assistindo a filmes e séries.
– Evite situações de estresse antes de deitar.
– Se você não pratica exercícios, saiba que eles ajudam na regulação do sono. Então, procure uma atividade prazerosa.
O velho hábito de tomar um copo de leite quente funciona: o leite tem substâncias que acalmam e induzem ao relaxamento necessário para o sono.
– Dê atenção ao ambiente onde você dorme: ele precisa estar escuro, arejado e longe de barulho.

post com dicar para ter qualidade no sono e dormir bem

Imagem: Free People

♥ Existem alimentos que ajudam a relaxar?

Sim! Os mais indicados são aqueles que fornecem triptofano, substância que ajuda a gerar a serotonina, responsável pela sensação de bem-estar, e melatonina, hormônio que ajuda a regular o sono e o relógio biológico. Então, inclua no seu menu diário ingredientes como banana, leite, grão de bico, salmão, folhas verdes escuras {couve, rúcula, brócolis, espinafre, alface e agrião}, arroz integral, sementes {chia, linhaça e gergelim}, feijão preto, cereais integrais, ovos, cerejas e uvas roxas.

♥ Preciso tomar remédios?

Quando a insônia é crônica, é recomendável visitar o médico para investigar as causas do problema. Ele é quem irá dizer a você a melhor maneira de enfrentar o problema. Mas vale ressaltar: nunca tome medicamentos por conta própria, mesmo que sejam naturais ou quem tenham funcionado para a sua melhor amiga. Suplementos de melatonina, que atualmente estão na moda e são muito usados, também precisam ser indicados por um profissional de saúde.

post com dicar para ter qualidade no sono e dormir bem

E você? Tem alguma estratégia contra a insônia para compartilhar com a gente? Escreva nos comentários!

Sobre Ana Luiza Silveira: Jornalista, louca por assuntos relacionados a saúde e qualidade de vida, é fã de livros desde criancinha, tem uma paixão inexplicável por música latina e adora viajar.
Email: [email protected]

Comente pelo Facebook
Escreva o seu comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui

UP
YouTube   FeGonçalves
Instagram   @fegoncalvesoficial