Por Dri Adorno  •  27 jan 2016
4 Comentários

Dicas para economizar no Casamento

Casamento

Toda vez que alguma amiga ou conhecida me conta que vai casar, uma das primeiras perguntas é relacionada ao planejamento financeiro para a realização do casamento. Como sempre digo, acho que se é um sonho nós devemos investir para realizá-lo, mas, para isso é necessária muita consciência e, principalmente, foco. Não recomendo que as pessoas se endividem ou queiram casar a qualquer custo, afinal, quem deseja começar uma nova fase de vida endividada, não é?

post com dicas para noivas economizar na organizacao do seu casamento

Imagem: Style Caster

Por isso, aproveitando que estamos no começo do ano, época de planejamento financeiro, decidi juntar algumas dicas de economia para as noivinhas que começaram a se programar! Como sempre gosto de frisar, nada que escrevo aqui é regra, cada um sabe o quanto pode e deve gastar e o que é prioridade ou não, a ideia é apenas compartilhar aquilo que aprendi quando estava realizando meu sonho {ou ajudando amigas a realizarem os delas}.

♥ Local e horário

O local e o horário da cerimônia interferem muito no valor do casamento. Para quem busca opções econômicas, casar em horários alternativos durante o dia, ou então, aos domingos são algumas das alternativas que barateiam bem o valor do casamento. Outra dica é optar por salões menores e menos “hypados”, como os salões de igreja que costumam ter o preço mais em conta {essa foi uma das escolhas que fiz para meu grande dia}. O mesmo vale para salões de prédio ou restaurantes com espaços reservados para festas {óbvio que depende do restaurantes, lugares que são super caros às vezes custam a mesma coisa que salões tradicionais}.

post com dicas para noivas economizar na organizacao do seu casamento

♥ Decoração

Na hora da decoração é muito fácil a noiva se perder, pois são muitas opções e a gente sempre quer o casamento “capa de revista”! Aqui fica minha primeira e “dolorosa” dica: depois de 1 mês só você {noiva} vai se lembrar da decoração {digo isso pois fiz uma pequena enquete pós casamento}! Por isso, minha recomendação é fazer algo bonito, que te agrade, mas que não comprometa tanto o seu orçamento. No meu caso, optei por suspender os sousplats {mesmo querendo muito}, pois achei o aluguel caro {sem contar que com o acessório cabem menos pessoas na mesa, logo eu teria que colocar mais mesas e gastar mais com decorações: ta aí uma coisa que ninguém conta!}.

post com dicas para noivas economizar na organizacao do seu casamento

Imagem: MODWedding

Outra dica válida é sempre optar pelas flores da estação já que as chamadas “flores nobres” como tulipas, orquídeas, copos de leite são bem mais caras. Quando bem feitos os arranjos com as flores da estação ficam lindos e não deixam nada a desejar. Caso a noiva queira muito alguma dessas flores pode pedir para o bouquet ser feito por elas, ou então por ter apenas algumas misturadas no meio de alguns arranjos, para baratear. Se você quiser entender mais sobre os tipos de decoração, é só conferir no link.

♥ Nº de mesas/convidados

Como até mencionei, quanto maior o número de mesas, maiores são os gastos. Isso por que, cada mesa a mais significa mais toalha, mais arranjos, mais garçons, etc. Por isso, dependendo do lugar e do número de convidados, fazer um casamento com menos mesas no estilo coquetel ou finger foods pode sair mais em conta e ficar bem elegante!

post com dicas para noivas economizar na organizacao do seu casamento

Finger Foods

♥ Buffet

Uma boa comida é um dos itens essenciais de um casamento pois TODOS sempre lembram da comida {se for boa ou ruim} por muito tempo depois da festa. Sem contar que a satisfação de ouvir dos convidados “Nossa que casamento, a comida então tava ótima!”, “Comi muito! Estava tão bom” não tem preço. Logo, esse é um item que requer cuidado na hora de economizar! É importante fazer degustações, pesquisar bem o fornecedor, tentar falar com alguém que tenha fechado o casamento antes com esse fornecedor. Uma opção que barateia é optar por um cardápio sofisticado, mas com menos opções, e tentar fugir do “cardápio empratado” que é quando o prato já vem montado e o garçom leva ao convidado. O “cardápio americano”, quando o convidado se serve é tão bom quanto e não é necessário contratar mais mão de obra para a festa para ficar servindo as pessoas uma por uma {eu fiz assim e foi ótimo!}.

post com dicas para noivas economizar na organizacao do seu casamento

Imagem: Wedding Party

♥ Bebidas

Comprar bebidas com consignação acaba tento um ótimo custo X benefício. Essa opção permite que os noivos só paguem aquilo que for consumido e se sobrar uma grande quantidade de bebida, elas são devolvidas para o fornecedor.

♥ “Do It Yourself”

A tendência do “Do It Yourself” tem ganhado cada vez mais adeptos. Se a noiva tem tempo e gosta de fazer coisas manuais ela pode optar por fazer lembrancinhas, convites ou até os arranjos de flores {dependendo do estilo da festa} ela mesma! Ou então, pedir ajuda para uma amiga, mão, sogra… Eu pedi para minha sogra fazer meus caminhos de mesa combinando com as cores dos arranjos das flores e ficaram lindos!

post com dicas para noivas economizar na organizacao do seu casamento

Imagem: BuzzFeed

♥ “Poupancinha”

Vale deixar um $$ separado para urgências na reta final do casamento. Digo isso porque sempre aparece de última hora um item que os noivos esqueceram, ou então, algum imprevisto. Então é válido deixar uma verbinha separada! Caso não aconteça nada, esse dinheiro pode ser usado na lua de mel. 😉

Bom essas são dicas do dia! Espero que vocês tenham gostado. Caso vocês tenham alguma outra dica vale compartilhar nos comentários, afinal, sempre tem uma noivinha que pode fazer bom uso com nossos aprendizados, não é mesmo?

Qualquer ideia, opinião, sugestão, só comentar ou me escrever um e-mail! ♥

Beijos

Sobre Dri Adorno: Relações Públicas, Assessora de Imprensa, noiva, apaixonada por música, seriados, animais e vôleibol… não necessariamente nessa ordem!

Instagram: casandobydriadorno
E-mail: [email protected]

Comente pelo Facebook
Escreva o seu comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui

4 Comentários
  1. Bianca - 27/01/16 - 14h11

    Eu fiz um casamento super econômico!
    Fiz em um restaurante maneiro para já economizar no salão, decoração, etc e os convidados, só quis nossas famílias!
    Adorei as dicas!!
    beijo beijo beijo
    bibicasou.blogspot.com.br

    Responder
  2. Camila Faria - 27/01/16 - 15h28

    Bacanas as dicas Dri ~ nada pior do que se endividar com uma festa fora da sua realidade!

    Responder
  3. Gracielle Alves - 27/01/16 - 16h11

    Oieee!

    Quantas dicas valiosas, toda economia no casamento é bem vinda nas vésperas do casamento quando tudo se torna 1 mil reais hehehe

    Beijo linda!
    http://www.casarsemdesleixar.com.br/

    Responder
  4. Sara - 27/01/16 - 19h21

    Gostei das dicas, não tenho vontade de fazer casamento, cerimônia, não tenho nem paciência para assistir os dos outros
    Mas de fato é um evento lindo e suas sugestões são super válidas para festas desse porte.
    Gostei do seu blog, visita o meu?
    blogueirasara.blogspot.com.br

    Responder
UP
YouTube   FeGonçalves
Instagram   @fegoncalvesoficial