Por Ma Alonso  •  04 fev 2015
7 Comentários

Decore a sua parede com quadros

Decoração

Quando pensamos em decorar um ambiente, para que ele ganhe mais personalidade, uma das primeiras ideias que vem na cabeça é: vou pendurar alguns quadros bacanas que tem tudo a ver comigo! Algumas pessoas preferem fotos/gravuras que compraram em alguma viagem, outras preferem quadros tradicionais. Não importa o tipo de arte escolhida, é sempre um desafio decidir o local em que ela será colocada, isso sem falar na moldura, que também geram dúvidas.

O meu primeiro apartamento tinha, logo na entrada, um corredor estreito de 5m²! Quando me deparei com aquela parede enorme pensei: o que farei aqui? Pesquisei uma série de alternativas e encontrei a que considerava a mais próxima do meu perfil ∼ as gravuras ∼, que reuni ao longo de várias viagens. Porém, o maior desafio foi pendurá-las naquele mesma parede que ainda tinha o pé direito alto! Foi, então, que comecei a pesquisar algumas técnicas essenciais para imprimir a  personalidade do apartamento ∼ retrô e contemporâneo. Deu super certo e agora compartilho o que aprendi!

Se os quadros forem de tamanhos diferentes o ideal é alinhar por cima ou por baixo para criar uma harmonia entre as molduras e não deixar o quadro “solto” na parede, que causa uma impressão de desordem e é antiquado! Os quadros devem respeitar o comprimento do móvel para criar um alinhamento padrão.

Decoracao com quadros

Imagem: Decorativa

sala-com-quadro-1

Imagem: Lider Dicas Design

Outro ponto é que existem vários tipos de quadros e obras interessantes de todos os estilos, do mais clássico ao moderno. Portanto, é necessário ter cuidado na hora de compor a tela com o ambiente e a moldura.

quadros-na-parede-e-sofa-cfcd2-1024x768

Imagem: Lala Home

No meu caso, criei um equilíbrio entre as obras pelas cores, tamanho, estilo e escolhi uma moldura que estivesse de acordo com o ambiente, respeitando a estética da obra e deixando a moldura em 2° plano para que o quadro se destacasse.

Quando estava pesquisando notei que existem umas regrinhas básicas: use obras de cores quentes com molduras de cores quentes e a mesma coisa com as cores frias. A moldura também deve seguir o estilo do quadro. Os mais clássicos pedem molduras mais trabalhadas, enquanto os modernos podem seguir com molduras retas e simples. Já o vidro anti-reflexo deve ser utilizado em figuras e imagens impressas em papel, para não comprometer a obra e nem transformar o quadro em um espelho.

Escolhida a obra e a moldura o próximo passo é pendurá-la, mas onde? No meu caso foi diferente, eu tinha a parede, mas não sabia o que fazer com ela. A questão é que a maioria das pessoas não sabem onde colocar os quadros. Uma dica é escolher o local de acordo com o quadro, que pode acompanhar o estilo da decoração. Por exemplo, se a sua sala de jantar é clássica uma boa pedida é um quadro abstrato ou de natureza. Na sala de estar do mesmo estilo, telas de paisagem caem super bem. Já se você aprecia fotografia é um excelente lugar para você pendurar algumas fotos bacanas.

Vá colocando os quadros seguindo o bom senso. Segundo os arquitetos, a quantidade de quadros a serem colocados juntos vai depender do tamanho da parede. Por isso, não se deve exagerar na quantidade e no tamanho dos quadros em cômodos pequenos ou você pode pecar por excesso de informação.

quadros

Imagem: Home Decor

Ah, uma dica essencial: antes de pendurar os quadros na parede monte a composição no chão e tire uma foto para ver se gostou. Assim, poderá ter uma ideia de como vai ficar sem correr o risco de furar a parede desnecessariamente. Se preferir, pode pegar um papelão recortar no tampão dos quadros e colocar na parede também antes de pendurá-los. Uma outra ideia seria criar uma iluminação especial para privilegiar o quadro, com spots ou feixes luminosos.

quadros_grafico

2014-2014-02-24-blog-sr-19-ok

Imagens: Google

Pesquisando para esse post, notei que hoje as pessoas estão procurando mais por quadros só na tela, sem molduras. Assim também como o uso de aparadores e canaletas para dar mais liberdade de movimento na decoração, sem furar a parede. Acredito que isso varia de gosto para gosto.

Veja mais imagens para inspiração!

10-como-pendurar-quadros-na-parede-jeito-bonito

decoracao-parede-quadros-fotos-referans-blog-03

Imagem: Quatro Arte em Parede

054217774-EXH00-revista-casa-e-jardim

Imagem: Revista Casa e Jardim

E você, gosta de usar quadros na decoração? 

Um beijo e até o próximo post!

Sobre Ma Alonso: Publicitária, Marketeira, adora fotografia, filosofia e é apaixonada por Design de Interiores!
Blog: Aubedouce
Instagram: @aubedouce

Comente pelo Facebook
Escreva o seu comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui

7 Comentários
  1. Carol R. - 04/02/15 - 11h26

    Fiz uma parede de quadros esses dias em casa, alinhei por baixo. Ficou ótimo
    bjs

    Responder
  2. Ma Alonso - 04/02/15 - 12h30

    Carol, mostra mesmo pra gente! Você pode publicar(se quiser) com a hastag #aubedouce #blogamelhorescolha! Vou adorar ver como ficou! Bjs

    Responder
  3. Camila Faria - 04/02/15 - 14h59

    Que coisa linda uma casa com muitos quadros, acho demais Ma! Essa última imagem, com um super quadro apoiado no chão também tá maravilhosa!

    Responder
  4. Vanessa Pereira - 04/02/15 - 19h53

    Adoro ver quadros a decorar tudo 😉 que encanto
    Beijocas*

    Responder
  5. Renata - 05/02/15 - 05h18

    ai que decorações mais lindas *.*
    to amando esse mix de quadros!
    beijinhos, Rê
    http://blogsonhosdeverao.com.br

    Responder
  6. Ma Alonso - 05/02/15 - 10h27

    Obrigada Camila, fico feliz que tenha gostado do post. Sempre preparo com muito carinho. Também adoro casa com quadros, acho que eles imprimem a personalidade dos donos da casa, sem contar que fica lindo! Bjs

    Responder
UP
YouTube   blogamelhorescolha
Instagram   @amelhorescolha