Por Fê Gonçalves  •  11 fev 2016
10 Comentários

Como evitar e tratar o Melasma

Beleza

Não é novidade para vocês que eu tenho manchas na pele, mais conhecidas como Melasma, e que venho fazendo tratamentos com dermatologista para amenizá-las.

post sobre melasma e como tratar as manchas da pele

Esse problema atinge muitas mulheres e, aproveitando a oportunidade e o contato que estou tendo com as médicas dermatologistas da clínica Pele4All, fiz algumas perguntas para elas para que possamos evitar, cuidar e tratar das manchas que causam um incômodo bem chato para nós. Pelo menos para mim, não gosto nadinha de vê-las cada vez mais intensas no meu rosto, no caso quando estou sem maquiagem…

post sobre o melasma com resultado do exame visia

O resultado do meu exame facial no aparelho Visia. Reparem que, além das manchas que já aparecem na minha pele, ele consegue identificar as manchas que ainda não são visíveis e estão nas camadas mais profundas. Também mostra as regiões da pele com maior concentração de rugas, poros, entre outros problemas. Eu saí do diagnóstico em choque!

♥ O que provoca o Melasma?

As manchas conhecidas como Melasma são ocasionadas, principalmente, pela exposição excessiva ao sol, variações hormonais durante a gestação e também pelo uso frequente de pílulas anticoncepcionais.

♥ Qual faixa etária está mais sujeita ao Melasma? Os homens também podem ter?

Essa alteração acontece principalmente nas mulheres em idade fértil, porém os homens também podem desenvolver as manchas na pele por excesso de exposição ao sol.

♥ Além do rosto, o Melasma pode aparecer em outras regiões do corpo?

Geralmente as manchas aparecem na pele da face, mas podem surgir também em outras partes do corpo, como no braço, embora esses casos sejam menos comuns.

♥ É possível tratar o Melasma durante a gestação?

Sim, as gestantes devem redobrar os cuidados com a pele, visto que as alterações hormonais associadas a exposição solar sem proteção são a química perfeita para o surgimento e o agravamento das manchas. Mesmo durante a gravidez é possível prevenir e cuidar do Melasma com tratamentos específicos para essa fase.

♥ Quais tratamentos são indicados?

Os cuidados devem ser contínuos, com o uso diário do protetor solar, mesmo que o dia esteja nublado e que passe a maior parte do tempo no escritório. Para tratar as manchas você pode usar cremes clareadores com aplicação indicada para o dia e para a noite. Os antioxidantes via oral podem complementar o tratamento. É possível realizar também procedimentos que ajudam no clareamento das manchas como o peeling, microagulhamento e tratamentos a laser.

♥ Tem cura? Uma vez tratado as manchas não aparecerão mais ou precisa ter cuidados especiais sempre?

O Melasma não tem cura, é uma doença crônica que tem controle. Deve-se sempre cuidar da pele e protegê-la do sol, mesmo que esteja fazendo tratamento. Se tratar por um período e depois se descuidar, as manchas voltarão a estaca zero e tudo será perdido.

post sobre tratamento dermatologista na clinica pele4all

O antes e depois do tratamento que estou realizando na Pele4All para amenizar o Melasma

Alguém aqui sofre desse mesmo problema? Lembrando que o filtro solar precisa ser reaplicado ao longo do dia, ok? Ainda bem que existem muitos produtos de maquiagem com proteção, como base líquida, pó facial, BBcream, CCcream…Os protetores com cor de base também são ótimas opções!

Vamos todos ficar atentos aos cuidados com a pele, tanto as mulheres, como os homens. O bacana é começar logo cedo, desde criança, pois as manchas começam a surgir nesse período, mas ficam nas camadas mais profundas da pele. Conforme a criança cresce e a pele envelhece elas vem para a camada superficial e ficam visíveis.

Vocês fazem algum tratamento para amenizar o Melasma? Conte nos comentários?

Comente pelo Facebook
Escreva o seu comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui

10 Comentários
  1. Carol Sisson - 11/02/16 - 17h52

    Fê, eu tenho melasma. sofro há anos com esse problema. Passo o ano inteiro cuidando, mas quando chega o verão não tem protetor solar que resista a essas manchinhas… Infelizmente…rs Adorei o post! Beijos!

    Responder
    • Fê Gonçalves - 11/02/16 - 17h58

      Oi Carol, que bom que gostou do post, obrigada!! Continue se cuidando sempre!! Beijos

      Responder
  2. marina almeida - 11/02/16 - 17h53

    Muito interessante as informações. Tomo anticoncepcional a 10 anos e nunca tive mas me falaram que é muito comum na gravidez.
    Beijão!

    Responder
  3. Janeisa Maria - 11/02/16 - 20h56

    Ainda bem Fê que está cuidando de sua pele e tratando. Eu não tenho melasma, mas tenho algumas manchinhas de sol que faço CO2 fracionado de dois em dois anos, mas eu adoro pegar um solzinho e sei todos os males que ele ocasiona. Porém só pego sol em janeiro e fevereiro e a endorina que ele me libera compensa minhas ruguinhas e manchinhas. Além do mais não sou mais jovenzinha e na minha época de garota não havia estes cuidados e muito menos protetor solar. Bjs
    http://www.brasildobem.net

    Responder
  4. Carol R. - 15/02/16 - 13h14

    Tô tratando os meus também
    bjs

    Responder
  5. Elaine de oliveira ferreira Lima - 11/04/17 - 14h56

    Tenho Malasma as uns 4 anos mais elas eram clarinhas não me encomodava Muito !!! Já usava protetor facial aplicava e reaplicava ri elas foram aumentando e ficando escura comecei a usar protetor a base uffa estava no céu mais viagem Pra passar férias em Maceió com a minha família fiquei 10 dias naquele Paraíso lugar lindíssimo e falei que nada ia estragar minhas férias e cuidado do meu rosto respeitando o o melasma com muita atençao aplicando ate demais o protetor .Tudo bem mais quando cheguei de viagem na minha casa desabei pq elas estavam mais escura pirei Socorro estou pirando a cada dia fico olhando o rosto de todo mundo e horrível mesmo me ajudem socorro

    Responder
    • Elaine de oliveira ferreira Lima - 11/04/17 - 15h01

      Ah não tomo anticoncepcional e nunca usei bem um tipo de ácido na minha pele do tomei vitamina c minha medica receitou tenho muito medo de manchar mais tenho nas bochechas e no nariz e no buço horríveis

      Responder
  6. Elaine de oliveira ferreira Lima - 11/04/17 - 15h03

    Agora estou de férias mais volto amanhã meu DEUS como vou encarar as pessoas me olhando e comentando eu sou uma pessoa que amo amo amo mesmo tirar fotos e agora como vai ser

    Responder
    • Fê Gonçalves - 12/04/17 - 09h14

      Oi Elaine, eu compreendo como se sente em relação ao melasma, essas manchas realmente incomodam e mexem muito com a gente e a nossa autoestima. A minha sugestão para você é pesquisar um bom dermatologista e tirar todas as suas dúvidas em relação a cuidados e os tratamentos adequados para o seu caso. Se as manchas estiverem te incomodando muito, procure a ajuda de um médico o quanto antes. Espero te ajudar! Adorei a sua visita e agradeço por compartilhar comigo como se sente em relação ao melasma, espero que em breve se sinta melhor e controle o problema. Um beijo e se cuida!! <3

      Responder
UP
YouTube   blogamelhorescolha
Instagram   @amelhorescolha