Por Fê Gonçalves  •  02 dez 2014
8 Comentários

Como conciliar a dieta com as festas?

Fitness

Final de ano está aí e agora começa surgir vários convites para as festas de confraternização do trabalho, amigos, faculdade, família, formaturas e até o próprio Natal e o Ano Novo. E toda vez é a mesma coisa, você se dedica o ano inteiro, está até firme na dieta ou na sua mudança de hábitos e vêm as tentações e os excessos. Difícil, sim, mas não impossível! Muita calma nessa hora, pois precisa manter o controle da situação para depois não se sentir culpada. Separei algumas dicas importantes que podem te ajudar e ainda contei com o apoio da nutricionista Bruna Pinheiro, do Dieta e Saúde. Use e abuse!

post com dica para manter a dieta com as festas de final de ano

Imagem: The Homestead Survival

♥ Procure comer antes

Não adianta ir para a festa de barriga vazia, de jejum, essa é a pior coisa que pode fazer. Em todo compromisso que vou procuro fazer um lanche antes e chegar no local satisfeita e não esfomeada. Ai fica mais fácil, você consegue provar algumas coisas sem atacar os salgadinhos e doces. Faça um lanche saudável, coma fibras e proteínas porque são alimentos que dão saciedade. Você pode comer também um lanche natural, frutas, sucos de frutas ou biscoitos integrais. Normalmente preparo um lanche com pão integral (ou torradinha integral), com queijo branco, peito de peru light e suco sem açúcar. Uma fruta, com iogurte e fibras também cai bem.

♥ Não pule refeições

Essa dica complementa a anterior, não fique sem comer porque quer poupar calorias para a festa que terá a noite. Isso não funciona e só fará a sua fome triplicar. Ainda mais se já segue uma rotina de alimentação de 3 em 3 horas, por exemplo, e de repente quebra o hábito.

♥  Comece com um prato de salada 

Cerca de 30 minutos antes do jantar ou ceia, comer um bom prato de saladas, com uma grande variedade de vegetais crus e cozidos, ajuda a se manter saciado e a ter mais controle na hora de montar o prato principal. Outra dica é evitar saladas muito elaboradas com molhos ou queijos, pois apresentam quantidade calórica muito alta e não favorecem em nada no controle de excessos.

♥ Use o bom senso

Antes de montar o prato, observar todas as opções disponíveis para fazer as escolhas mais corretas, decidindo por alimentos mais saudáveis e evitando pegar “um pouquinho de tudo”.

♥ Beba água

Um grande aliado nessas datas é a água. Ter sempre em mãos um copo de água garante evitar tentações e o consumo exagerado de bebidas alcoólicas.

♥ Controle o álcool

Para quem não abre mão de uma bebida alcoólica durante as festas, é importante intercalar a bebida com água e limitar o consumo a, no máximo, 1 taça de champanhe ou 1 “long neck” de cerveja, lembrando que as bebidas alcoólicas possuem uma grande quantidade de calorias, além de não fazerem nenhum bem à saúde.

♥ Depois das festas, retome a rotina!

Se ainda assim, ao final das festas exagerar, não vale se desesperar ou tentar compensar os excessos com dietas altamente restritivas. É recomendado voltar para a rotina normalmente, seguindo a dieta de antes das festas e fazer atividade física sempre se hidratando, pois nada como a água para limpar o organismo e ajudar a retomar a evolução.

A ideia desse post é dá dicas para quem não quer perder tudo o que conquistou e deseja manter uma alimentação equilibrada mesmo nas festas. Não fique neurótica com isso, tem que ser natural. Uma boa estratégia que aprendi e que pratico é tirar o foco da comida e aproveitar o ambiente para conversar com os outros convidados e se distrair.

Espero ajudar, se tiver alguma outra dica para compartilhar conte nos comentários. ♥

Comente pelo Facebook
Escreva o seu comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui

8 Comentários
  1. Carol R. - 02/12/14 - 09h39

    Eu nunca saio da linha, nem no Natal, quantas estrelinha eu mereço?rs..
    Sigo essas e outras dicas, amei o post.
    bjs

    Responder
    • Fê Gonçalves - 02/12/14 - 09h53

      A gente merece muitas estrelas, Carol, eu também não saio da linha, quem me conhece sabe! Beijos

      Responder
  2. Camila Faria - 02/12/14 - 11h08

    Difícil não ficar com o foco na comida nessa época, né? Só comidas deliciosas!!! Mas bom senso é tudo MESMO. Equilíbrio sempre!

    Responder
  3. priscilla barreto - 02/12/14 - 16h34

    Excelentes dicas Fê!
    Vale sempre andar na linha contrabalançar para depois não sair no prejuizo rs!

    Bjão!!

    Responder
  4. Dri Adorno - 03/12/14 - 10h23

    Ai vai ser dificil, mas esse ano vou tentar seguir as dicas a risca!!! hehe

    Responder
    • Fê Gonçalves - 03/12/14 - 10h27

      Aliás temos um belo motivo, não é? Projeto vestido de noiva!!!! Beijos

      Responder
UP
YouTube   FeGonçalves
Instagram   @fegoncalvesoficial