Por Fê Gonçalves  •  06 jun 2016
5 Comentários

Biomassa de banana verde na gastronomia saudável

Fitness

Quem gosta de consumir alimentos saudáveis já deve ter ouvido falar da biomassa de banana verde. Ou melhor, deve ter experimentado alguma receita no qual a base era preparada com a biomassa.

os beneficios da da biomassa de banana verde

A biomassa de banana verde está cada vez mais presente na gastronomia saudável. Eu adoro comer alimentos que usam ela como base! Em São Paulo existem vários restaurantes que usam a biomassa no preparo dos seus pratos, bolos e sobremesas, como o Le Manjue, que sou fã.

E a receita não precisa necessariamente ter gosto de banana. Pratos salgados também podem levar molhos preparados com a biomassa de banana verde.

Mas o que essa mistura preparada com banana verde pode oferecer para a nossa saúde?

♥ Os nutrientes da biomassa de banana verde

Ela é rica em um amido que o nosso sistema digestivo não digere, mas que alimenta as bactérias do bem do intestino. Com isso a imunidade do organismo aumenta, o que contribui para diminuir os riscos de câncer de intestino e a diabetes tipo 2. Ela ainda auxilia no funcionamento do intestino. Também tem vitamina A e do complexo B. Os benefícios do consumo de até 2 colheres de sopa por dia são tão bem-vindos, além dos que citei, ajuda também na perda de peso, pois promove a saciedade por mais tempo, e diminui os níveis de colesterol. Vale muito considerar usar a biomassa de banana verde na alimentação, não é?

♥ Como preparar a biomassa de banana verde

Comprar a biomassa pronta não custa baratinho e acho que não vale o preço que se cobra por uma quantidade pequena. O seu preparo é simples e também estou considerando comprar bananas bem verdes para fazer. Olha só:

Lave bem a casca da fruta e leve-as a uma panela de pressão. Coloque água até cobrir as bananas, acenda o fogo para começar a ferver e, depois que abrir a pressão, cozinhe por oito minutos em fogo baixo. Apague o fogo e deixe a pressão diminuir normalmente. Abra a panela, pegue as bananas e tire a casca com a ajuda de um garfo e uma faca. Corte em fatiadas e leve ao liquidificador, com as bananas ainda quente. Bata a polpa com um pouco de água, não pode ser muito, pois a biomassa precisa ficar cremosa, como na imagem do post. Depois disso guarde na geladeira por até sete dias e se congelar por até dois meses.

♥ Receitas que podem levar a biomassa de banana verde

Dá para preparar bolo, pão, pudim, sorvete, brownie, strogonoff, tortas, cremes… humm, tudo de forma saudável! A minha receita favorita é:

Brigadeiro funcional

Ingredientes:

2 colheres de sopa de chocolate 70% cacau

1 copo de leite desnatado

1/2 xícara de chá de biomassa de banana verde

1 colher de sopa de farinha de maracujá

Modo de fazer:

Reserve a biomassa de banana verde e coloque os demais ingredientes em uma panela. Leve-a no fogo médio a 180˚C e mexa a mistura até começar a soltar. Acrescente a biomassa, mexendo sempre, e apague o fogo. Aguarde esfriar e leve a mistura ao congelador por 3 horas. Retire do congelador e faça as bolinhas. Para decorar use coco ralado, chocolate amargo, amêndoas ou castanha do Pará em lascas. Prontinho!!

 ♥

O que acharam do poder da biomassa de banana verde? Já experimentaram alguma receita com ela?

Comente pelo Facebook
Escreva o seu comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui

5 Comentários
  1. Carolina R - 06/06/16 - 11h43

    Fe
    Minha preguiça ainda me permitiu fazer a biomassa, mas me aguarde, sempre comprei pronta. Vou tentar o brigadeiro
    bjs

    Responder
  2. Camila Faria - 06/06/16 - 19h00

    Não me parece ser muito difícil de fazer em casa, né Fê? Depois conta pra gente se deu certo (caso você tente fazer!).

    Responder
  3. Natalia - 06/06/16 - 22h33

    Eu já ouvi maravilhas da biomassa mas ainda não usei nem provei nenhuma receita com ela, ando super curiosa pra ver como fica! 🙂

    Responder
UP
YouTube   blogamelhorescolha
Instagram   @amelhorescolha