Por Dri Adorno  •  28 jan 2015
7 Comentários

Assessoria de Casamento: vale ou não a pena?

Casamento

É muito comum eu fazer o post da vez com um assunto que está relacionado ao meu casamento e hoje não será diferente. Agora faltando dois meses, com tudo quase fechado e a grande data chegando, começam a aparecer os detalhes.  Com tanta ‘mini coisinha’ para decidir, planejar e definir confesso que comecei a me perguntar: será que preciso de uma assessora? Ainda não sei dizer qual será a minha escolha, mas comecei a pesquisar e achei bacana dividir com você a importância da assessora e os tipos de serviços que as noivinhas podem contratar.

Assessoria Casamento

Imagem: Stylle Me Pretty

Antes de tudo vale explicar: Qual o papel da assessora? O trabalho da assessoria é a gestão do evento como um todo! Normalmente a assessora vai ajudar a elaborar e organizar o evento e vai fazer de tudo para que este o dia seja perfeito para todos. A ideia é que a assessora permita ao casal e aos envolvidos mais próximos (pais, padrinhos, amigos que ajudaram na organização) aproveitar o casamento ao máximo, sem se preocupar com imprevistos, horários, cronograma, protocolos. No post listei os principais “pacotes” de assessoria e como funcionam, bora conferir!

Assessoria Casamento1

Imagem: Huff Post Weddings

♥ Assessoria Completa
A contratada é a responsável por cuidar de tudo, sempre seguindo o que os noivos querem e normalmente ela que busca fornecedores, orçamentos, negociações e apresenta para os noivos tudo o mais “mastigado possível” para eles escolherem. Depois de feitas as visitas e degustações, os noivos decidem os fornecedores que preferem e a assessora acompanha o fechamento dos contratos, elabora o cronograma e planejamento e vai marcando os acompanhamentos do cronograma e dos detalhes de tudo. Essa é a opção mais cara de assessoria e é ideal para os noivos que não têm tempo, que têm preguiça ou que não gostam de procurar fornecedores e planejar essas coisas, afinal, não é para qualquer um, né? Eu confesso que adorei planejar e buscar meus fornecedores, mas conheço gente que morre de preguiça, e nesse caso, acho que tudo é válido desde que ajude os noivos e não comprometa o budget!

Assessoria Casamento2

Imagem: Style Me Pretty

♥ Assessoria Parcial
Essa assessoria é feita de acordo com a necessidade do casal. Ou seja, os noivos poderão escolher para quais itens querem a coordenação e o acompanhamento de uma consultora. É como se fosse um “pacote” que se adequa às necessidades dos noivos. Normalmente é ideal para os noivos que já fecharam uma boa parte dos fornecedores, mas que ainda têm algumas pendências com contratações. Pode ser uma ótima pedida para aqueles que ainda estão em dúvidas sobre alguns fornecedores (o assessor normalmente tem referências de fornecedores legais e de confiança) ou então, para noivos que estão mais corridos com a chegada do evento e querem auxílio.

Assessoria Casamento3

Imagem: Wedding Chicks

♥ Assessoria no Dia
Nesse tipo de serviço, a assessora não tem participação nas escolhas de fornecedores, apenas terá conhecimento dos contratos assinados e realizará reunião com a maioria dos contratados para verificar detalhes finais. Cabe à assessoria a supervisão, coordenação e organização dos produtos e serviços do dia. Ou seja, é ela que vai acompanhar a montagem da festa, certificar de que tudo chegou da forma como foi contratado e no prazo estipulado. Além disso, ela fica responsável por verificar se todos os fornecedores estão atentos ao cronograma (horários, momentos específicos da festa como: corte do bolo, dança dos noivos, fotos com padrinhos, entrega de lembrancinhas). Também é papel dela resolver eventuais problemas que podem acontecer, ter planos B na manga caso surja algum imprevisto e mais importante de tudo: deixar que todos (principalmente noivos e familiares) aproveitem ao máximo a festa, sem preocupações.

Assessoria Casamento4

Imagem: Welcome To My Silly Life

♥ Pós Casamento
Passado o evento, independentemente do tipo de pacote fechado, também é papel da assessora já deixar combinado quem sai, quem leva o que, conferir as quebras de louça, gente que leva talheres, porta-guardanapos (acontece né, vai entender) e checar todas as pendências, ver o que sobrou (acerto final de bebidas, buffet…) e checar realmente qual foi o número de convidados (para o ninguém fazer cobranças desnecessárias).

Esses pacotes são os mais comuns e padrões, vale a noiva checar, cotar e buscar referência das empresas de assessoria antes de contratá-los. Outro serviço bacana que as assessorias oferecem e que pode ser negociado é o RSVP (sigla para expressão francesa Répondez S’il Vous Plait), que nada mais é do que cuidar das confirmações dos convidados, checar quantidade, ligar para os que não confirmaram… ∼ o que vamos combinar, já é de grande ajuda! Já comentei da importância do RSVP no post sobre convites, para quem quiser entender é só conferir!

E você, o que acha do serviço de assessoria? Leitora que já casou ou quer casar contratou ou contrataria? Sua opinião é muito válida para a noiva blogueira aqui! E quem quiser compartilhar histórias, dicas, dúvidas é só comentar, mandar um e-mail, marcar no Instagram… 🙂

Beijos

Sobre Dri Adorno: Relações Públicas, Assessora de Imprensa, noiva, apaixonada por música, seriados, animais e vôleibol… não necessariamente nessa ordem!
Instagram: casandobydriadorno
E-mail: [email protected]

Comente pelo Facebook
Escreva o seu comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui

7 Comentários
  1. Camila Faria - 28/01/15 - 11h10

    Acho uma boa opção para quem não tem tempo (ou vontade) de organizar tudo sozinha. Ajuda nunca é demais, certo?

    Responder
    • Fê Gonçalves - 28/01/15 - 11h53

      É verdade, Ca! Já comentei com a Dri, eu não tive assessoria em momento algum, fiquei responsável por tudo junto com o meu marido. Mas tivemos sorte, os fornecedores meio que se conheciam e tudo se “casou”, tive até apoio do buffet na recepção dos meus convidados na festa, pois era de uma amiga. Tive muita sorte, com certeza, deu tudo certo e não me arrependo!! Beijos

      Responder
    • Dri Adorno - 28/01/15 - 11h55

      hahaha também acho Cá, se for para ajudar, tudo é válido. 🙂

      Responder
  2. Carol R. - 28/01/15 - 12h28

    Quando casei nem era comum esse negócio de assessoria, fiz tudo sozinha(com ajuda da Mama) e foi ótimo
    bjs

    Responder
  3. Edilania soares - 23/02/15 - 10h38

    Vou me casar em setembro de 2016 eu optei por fazer tudo,decoração da igreja e do salão, lembrancinhas e só vou contratar o buffet, espero q de tudo certo

    Responder
    • Fê Gonçalves - 23/02/15 - 10h47

      Oi Edilania, estou torcendo para dar tudo certo com o seu casamento!! Depois conta para a gente como está sendo a organização e fica o convite para participar dessa coluna, caso queira compartilhar a sua experiência. É só enviar um email para a Dri, ok?? Um beijo

      Responder
  4. […] Fê tem um post bem legal e explicativo sobre os diferentes tipos de serviços de assessoria, clica aqui para […]

    Responder
UP
YouTube   blogamelhorescolha
Instagram   @amelhorescolha